Hoje voltamos a mais um Leituras à Volta do Mundo para falar da Índia. Quem por aí já leu algum escritor indiano?
Esperamos que gostem! 😉
Arundhaty Roy
Suzanna Arundhati Roy é uma escritora, novelista e activista anti-globalização indiana, nascida a 24 de Novembro de 1961 em Shillong, na Índia. Foi a primeira pessoa indiana a vencer o Booker Prize, um dos mais importantes do Reino Unido. De literatura escreveu O Deus das Pequenas Coisas em 1997 que se foca em temas tabus da Índia como o sistema de castas de que falámos aqui e 20 anos depois, em 2017 voltou à ficção com O Ministério da Felicidade Suprema, uma obra sensacional de que falámos aqui.
Salman Rushdie
Ahmed Salman Rushdie nasceu em Bombaim e estudou em Inglaterra, onde se formou no King’s College, Universidade de Cambridge. O seu estilo de escrita, que mistura o mito e a fantasia com a vida real, tem sido descrito como fazendo parte do realismo mágico. Dele temos, em português, obras como Os Versículos Satânicos, Dois Anos, Oito Meses e Vinte e Oito Noites, A Casa Golden, Os Filhos da Meia-Noite, O Último Suspiro do Mouro, O Chão que Ela Pisa, Shalimar, O Palhaço, entre outros.
Deepak Chopra
Deepak Chopra nasceu a 22 de Outubro de 1946 em Nova Delhi. É médico, especialista em especialista em endocrinologia e encontra-se radicado nos EUA. É autor de mais de 25 livros de auto-ajuda, traduzidos em 35 línguas, tais como Energia sem Limites, Cura Quântica, As Sete Leis Espirituais do Sucesso, O Poder da Cura, entre outros.
Aravind Adiga
Aravind Adiga nasceu em Madras (actual Chennai) em 1974. Cresceu em Mangalore, no Sul da Índia. Viveu parte da sua vida na Austrália e nos Estados Unidos. Trabalhou para o New Yorker, o Sunday Times, o Financial Times, o Times of India, entre outros jornais. O seu primeiro romance, O Tigre Branco, foi distinguido com o Booker Prize (2008), Entre os Assassinatos, um título constituído por um conjunto de histórias, saiu ainda nesse mesmo ano. Atualmente é jornalista freelancer e vive em Mumbai, na Índia. A sua ficção foi já traduzida em cerca de 15 países.
Anita Desai
Anita Desai, nascida Anita Mazumdar nasceu a 24 de Junho de 1937em Tehri Garhwal e é professora de ciências humanas. Dela temos, em português, A Luz Brilhante do Dia e O Jejum e a Festa.