Como bibliotecária a trabalhar muito em sala infantil, começamos a ter uma noção bem maior daquilo que os pais – e os filhos – mais gostam de ler. Então, depois de ver estas duas obras serem tão frequentemente requisitadas resolvi dar uma espreitadela. E aqui fica a opinião.
O Cuquedo é um livro da autora Clara Cunha, que aconselhamos para crianças de 4/5 anos. É uma lengalenga divertida e original, que dá mesmo vontade de ler aos mais novos. De facto, o livro é divertido, mas pode tornar-se ainda mais se for lido por um adulto a uma criança.
Nesta história, os animais da selva correm de cá para lá e de lá para cá, cada vez mais, para fugirem do Cuquedo que mete meto. Até que surge, claro, o próprio Cuquedo.
No livro seguinte, O Cuquedo e um Amor que Mete Medo, temos de novo a nossa personagem principal – o Cuquedo – que desta vez procura alguém com quem casar e, claro, com quem assustar. Uma história que recomendamos para a mesma faixa etária (4-5 anos) e que também têm um enorme potencial de diversão, principalmente se for um adulto a lê-la aos mais novos.
Duas obras bem divertidas, que prometem encantar os mais novos. Para quem quer um extra a seguir à leitura da história, podem sempre dar materiais às crianças e ajudá-las a criarem o seu próprio Cuquedo, como elas o imaginam. Lãs, cola, restos de papel colorido, folhas, pauzinhos…tudo e mais alguma coisa. Vão ver que a imaginação delas é imensa!