Resumo de Leituras [Janeiro de 2019]

Princípio de Karenina – Afonso Cruz

350xEm  Princípio de Karenina conhecemos um pai que conta à filha a sua história e a da sua família. Uma história cheia de distâncias, saudades e segredos. Um livro cheio de sabores exóticos e terras distantes, tão longe como a Conchichina. Um livro em que cada palavra tem poesia e que só peca por não ser maior. Excelente!

5/5*

 

*

O Visconde Cortado ao Meio – Italo Calvino

Neste livro conhecemos a história de um visconde, habitante da Sardenha, que parte para a guerra contra os turcos. Nessa guerra ele é, literalmente, cortado ao meio: a metade da direita e a metade da esquerda. A metade da direita volta para a sua terra. Mas esta metade está diferente de quando o visconde partiu: é apenas o seu lado malvado. Cruel, esta metade única do visconde, começa a castigar e a sentenciar os seus súbditos à morte, subjugando tudo e todos à sua vontade. Até que regressa a metade da esquerda…
Um livro com uma história bastante diferente mas que eu acabei por não ler até ao  fim. Não esperava tanto sangue e entranhas. Talvez tente novamente um dia destes…

3/5*

*

250xO Poder – Naomi Alderman

De repente as mulheres começam a desenvolver um estranho poder: o de dar descargas eléctricas. Mas o que parecia a principio uma doença, afinal, transforma-se numa arma: elas rapidamente aprendem a controlar esse novo poder. Com isso tornam-se mais perigosas e poderosas que os homens e põem em causa toda a estrutura da sociedade e o próprio patriarcado. Com sabor a distopia e a YA, este é um livro interessante e fácil de ler, bom para quem gosta deste género de ficções. Um tempo bem passado, mas não um livro extremamente marcante.

3/5

*

transferir

Histórias de Ver e Andar – Teolinda Gersão

Neste livro de contos Teolinda traz-nos personagensque são como qualquer um de nós, repletos de dor e amor, buscas e perdas, sonhos e desejos. São histórias simples e lindas, na sua simplicidade. E Teolinda escreve, como muitos escritores portugueses, com poesia e tristeza na voz. As suas frases têm sabor de saudades. Um livro excelente, que me apaixonou do inicio ao fim. Sem dúvida que vou voltar a esta autora!

5/5*

 

*

1540-1Os Contos Mais Arrepiantes de Howard Phillips Lovecraft

Como se diz vulgarmente, este livro é um calhamaço! Mas é um calhamaço que vale a pena: uma edição de luxo dos melhores contos de um dos melhores autores de terror que a humanidade já conheceu!
Nunca tinha lido Lovecraft  mas foi, sem dúvida, mais um escritor que me apaixonou este mês! Para os fãs de terror como eu, a sensação é a de ler as histórias de terror que são as mães de todas as outras histórias de terror. Excelente!!

5/5*

 

*

O Coração Vive de Sorrisos – Carolina Cruz

E para terminar o mês, a leitura de um livro desconhecido de uma autora desconhecida. Nada mau, por sinal. Aqui conhecemos as histórias de várias personagens, com uma coisa em comum: a doença. Paralisia cerebral, Sindrome de Asperger, Trissomia 21…
Um livro que nos lembra que todos somos iguais, apesar das diferenças, que todos temos as mesmas dores, os mesmos sonhos e desejos. Um livro para lutar contra a exclusão, de uma autora que ainda tem muito para evoluir e, com certeza, muito para dar!

3/5*

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s