Sugestões de Livros para Ler em Voz Alta [Dia Mundial da Leitura em Voz Alta]

Celebra-se hoje, a 1 de Fevereiro, o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta. Ler em voz alta desenvolve a atenção e a concentração de quem ouve, exercita a sua criatividade e imaginação e melhora muito a capacidade de expressão oral de quem lê.

Hoje, trazemos por isso algumas sugestões para ler em voz alta, quer para os ouvintes mais miúdos quer para os mais graúdos. Esperamos que gostem!

O Cuquedo ou O Cuquedo e um Amor que Mete Medo – Clara Cunha

Resultado de imagem para o cuquedo


Falamos destes dois livros ainda há dias aqui no blog e, realmente, se há livros engraçados para ler em voz alta aos mais pequenos, são sem dúvida estas duas oras de Clara Cunha. Em jeito de lengalenga, são duas obras extremamente engraçadas sobre uma personagem tão carismática quanto original: o Cuquedo, que prega sustos de meter medo. A não perder! Recomendado para crianças de 4/5 anos.

 

O Livro Inclinado – Peter Newell

Imagem relacionada

Literalmente inclinado este livro conta-nos uma história inclinada em verso! Recomendado pelo plano nacional de leitura para o 3º ano de escolaridade esta obra conta-nos a descida rocambolesca de Bobby no seu carrinho de bebé pela encosta mais empinada do bairro. Mais um livro que, lido em voz alta, se pode transformar em momentos bastante divertidos para os mais novos.

 

Resultado de imagem para a casa sincronizada

A Casa Sincronizada – Inês Pupo e Gonçalo Pratas

Este é um livro musical, que vem com CD mas que também pode servir para ser lido em voz alta. Conta uma história de amor, confiança e mistério. Ao contrário das obras anteriores, que são sobretudo para divertir, este é um livro amoror, recomendado pelo plano nacional de leitura para o 3º ano de escolaridade, que promete enternecer corações.

 

Resultado de imagem para wook o livro sem bonecos

O Livro Sem bonecos – B. J. Novak

Vais um livro que promete pôr os mais novos a rir às gargalhadas se for devidamente lido. Um livro extremamente simples, sem qualquer tipo de figura, que promete mostrar aos miúdos que a palavra pode ser tão divertida como qualquer ilustração.

 

Wook.pt - O Principezinho

O Principezinho – Antoine de Saint Exupéry

Recomendado pelo plano nacional de leitura para o 6º ano de escolaridade, talvez este grande clássico da literatura não fosse uma das escolhas mais óbvias para ler em voz alta, mas se formos em a ver, porque não? É simples, fácil de ler, com grandes ensinamentos e as mais diversas personagens, que podem ser “interpretadas” das mais diversas maneiras. Que queremos mais?

 

Resultado de imagem para livro ary dos santos 20 anos

 

20 Anos de Poesia – Ary dos Santos

Admito que este não é um dos livros mais fáceis de encontrar, mas quem diz este diz qualquer um dos outros livros de poesia deste autor. A vantagem de ler poesia em voz alta? Melhora (e muito) a capacidade de concentração e de expressão oral. É um óptimo exercício para adultos. O desafio é ler a pontuação, em vez de ler por versos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s