O Terror – Arthur Machen

Resultado de imagem para arthur machen

 

Este livro de três contos, O Terror, A Mão Vermelha e O Grande Retorno tem uma voz lenta, sussurrada, quase como um múrmurio. É um livro de terror sim, mas um terror-ambiente, que surge aos poucos.

As histórias passam-se na altura da 1ª Grande Guerra Mundial. Em O Terror, o primeiro conto desta obra, a natureza parece começar a ganhar vontade própria e a revoltar-se contra a humanidade. Em A Mão Vermelha as personagens Dyson e Phillips tornam-se testemunhas de um assassinado e é nas escuras ruas de Londres que começam a tentar resolver o enigma, quando a policia não o consegue.  O Grande Retorno, no entanto, é o conto que mais nos faz pensar e nos põe a interrogar-nos sobre a vida

A escrita é um pouco fastidiosa no inicio, a leitura não é logo instintiva, temos de nos esforçar um pouco. O suspense vem de seguida, mas sempre aos poucos, sempre sem movimentos rápidos. É um terror calmo, que não nos faz saltar da cadeira mas nos dá, de quando em vez, um arrepio. A forma como este autor mistura terror, realidade e fantástico é excepcional e os seus contos tem sempre um sabor de lenda.

Não é um livro de leitura fluida, mas é um livro que vale a pena. O final é bom e este relembrar um pouco o “terror clássico” também.

Livro recomendado.

 

Livro na Wook

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s