O Meu Pé de Laranja Lima – José Mauro de Vasconcelos

Resultado de imagem para o meu pé de laranja lima"

“A casa foi-se vestindo de silêncio como se a morte tivesse passos de seda. […] Agora sabia mesmo o que era a dor. Dor não era apanhar de desmaiar. Não era cortar o pé com cacos de vidro e levar ponto na farmácia. Dor era aquilo, que doía o coração todinho, que a gente tinha que morrer com ela, sem poder contar para ninguém o segredo. Dor que dava desânimo nos braços, na cabeça, até na vontade de virar a cabeça no travesseiro.”

 

Pois é, cada vez que digo a alguém que o meu livro preferido de sempre é este a pessoa olha para mim com uma cara muito desapontada e pergunta “aaah, aquele da telenovela?”

Siiim, aquele da telenovela. Conhecem a máxima que diz “o livro é sempre melhor do que o filme”? Neste caso a telenovela nem dá para comparar com o livro!

A telenovela é só meio tosca. O livro é completamente arrasador, de fazer chorar as pedras da calçada.

Da primeira vez que li este livro chorei apenas na parte triste. Da segunda, passei por acaso os olhos na dedicatória do livro que me tinha escapado na primeira vez e apercebi-me – espantada! – que este livro é uma história real!! Verídica!! Desatei a chorar logo aí e já nem li mais nada. Nas vezes seguintes (sim, porque eu sou uma pessoa que quando gosta mesmo relê muito!) chorei baba e ranho como uma Maria Madalena arrependida do inicio ao fim. Simplesmente não dá para evitar. E não, eu não costumo chorar com livros.

Esta é a história de Zezé, ou José Mauro, o autor do livro. É a história da sua infância no seio da sua família brasileira extremamente pobre, de como cresceu rodeado de pancada e miséria e da forma como ele tenta fugir a isso, usando a sua imaginação de criança. É a história do Portuga, um velho português que encontra aquela criança maltrapilha e travessa no meio da rua e, em vez de o enxotar para longe, o chama para perto. E, depois, é a história da morte.

Um livro capaz de nos fazer afogar em lágrimas, escrito em brasileiro puro, a arrebatar de sentimentos em cada página.

Livro muito recomendado!

 

Livro na Wook

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s