Grandes Escritoras [Especial Dia da Mulher]

Sabiam que dos 113 Prémios Nobel da Literatura distribuídos ao longo dos séc.’s  XX e XXI apenas 12 foram para mulheres? Menos de 10% ! Será que isso quer dizer que há poucas escritoras realmente boas? Não, claro que não, de maneira nenhuma. Então, e porque hoje é o Dia da Mulher, em vez de vir falar de prémios nobel eu vim falar de algumas mulheres que fizeram história na área da literatura. É claro que vou falar apenas de algumas, poucas. Mas se me esquecer de alguma que acham que devia estar no post, deixem em comentário 😉

 

Jane Austen

Resultado de imagem para jane austen

Quem nunca ouviu falar do célebre Orgulho e Preconceito?
Jane Austen nasceu em Inglaterra a 16 de Dezembro de 1775, numa época em que apenas se começava a falar dos direitos das mulheres. Era filha de um reverendo anglicano, numa família abastada e religiosa. Tinha 5 irmãos e uma irmã, Cassandra, sua confidente.
Escreveu Orgulho e Preconceito, Persuasão, Razão e Sensibilidade, Lady Susan, entre várias outras obras. Recebeu inúmeras criticas às suas obras. Muitos diziam que vivia isolada do mundo literário da sua altura, que as suas personagens e histórias eram muito “mais do mesmo”. Mas no fundo, Austen era apenas fruto do seu tempo. As suas obras são na verdade grandes clássicos da literatura dentro do seu próprio género, sempre com um carácter bem instrutivo e romântico.

Captura de Ecrã (167)

Clarice Linspector

01_Clarice.jpg

Clarice Linspector nasceu na Ucrânia em 1920 mas naturalizou-se brasileira. Foi escritora e jornalista e consagrou-se como uma das escritoras brasileiras mais importantes do séc. XX.
Nas palavras de Clarice podemos ler, mais do que as palavras, os próprios sentimentos.

“E umas das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi criadora de minha própria vida.”

Clarice Lispector

Captura de Ecrã (167)

Agatha Christie

agatha_christie_portrait-787835A mais famosa mulher dos policias!
Haverá algum amante deste género literário que nunca tenha lido nada desta senhora? Eu podia apostar que não!
Agatha Mary Clarissa Christie nasceu no Reino Unido em 1890. Escreveu mais de 60 livros de vários géneros literários, mas a maioria das suas obras e também aquelas pelas quais é mais conhecida são sem duvida policiais e de suspense.

 

 

Captura de Ecrã (167)

J. K. Rowling

Quem me conhece sabe que não poderia vir falar de grandes escritoras sem falar de Rowling.
Rowling é conhecida sobretudo por ter escrito a famosa saga Harry Potter, apesar de já ter também escrito outros livros.
Para além da grande qualidade de escrita e história que podemos ver nas suas obras, algo que me impressiona nesta autora é a sua persistência. Rowling viu Harry Potter ser rejeitado por várias editoras antes de ser aceite. Foi uma mulher que, antes de se tornar bilionária, foi extremamente pobre e passou por muitas dificuldades e que, apesar disso, nunca baixou os braços. Um exemplo mesmo para aqueles que não gostam de Harry Potter.

Captura de Ecrã (167)

Alice Munro

Alice Munro

Alice Munro é considerada uma das principais escritoras de língua inglesa da actualidade. É canadiana e venceu o prémio nobel da literatura em 2013. Escreveu diversos livros como Demasiada Felicidade, Vidas de Raparigas e Mulheres, O progresso do Amor, entre outros e destacou-se como contista.

 

 

Captura de Ecrã (167)

Svetlana Alexievicth

Swetlana_Alexijewitsch_2013.jpg
A mais recente mulher a ganhar o prémio nobel da literatura, em 2015, é conhecida principalmente pelos livros Vozes de Chernobyl e  A Guerra Não Tem Rosto de Mulher.
Jornalista de profissão, Svetlana usa o jornalismo e a literatura como formas de dar voz a quem, habitualmente, não tem voz.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s