Sobre o Amor Próprio

O amor próprio é uma daquelas coisas de que toda a gente fala mas que muito poucos compreendem. Alguns, escandalosamente, ainda confundem amor próprio com egoísmo.

Amor próprio nada têm a ver com egoísmo, muito pelo contrário. Mas claro que temos de ter cuidado: não podemos usar o amor próprio como desculpa pelos nossos actos de egoísmo. Embora a linha que os separe seja por vezes ténue, amor próprio é algo que nunca devemos perder; egoísmo algo que nunca devemos ter.

 

          Mas afinal, o que é o amor próprio?

Amor próprio é o amor que temos por nós próprios, o amor que cada pessoa tem por si mesma. Embora não sejam exactamente o mesmo, é um conceito que está extremamente relacionado com a auto-estima pois um não existe sem o outro.

Eu sei que há quem defenda que é mais importante amar-mos os outros, que devemos pôr os outros acima de tudo. Mas pensem comigo: como pode alguém que não se sabe amar-se a si próprio amar os outros? Antes de correr precisamos de saber andar!

 

Amor próprio e os seus sintomas

 

Dizer não!

Este é um dos principais sinais de que alguém tem realmente amor próprio. Saber dizer não é bem mais raro do que pensamos e bem mais difícil do que parece.

É claro que não vamos sair por aí a dizer não a tudo só porque queremos mostrar que temos amor próprio! Não é isso. É preciso saber dizer não e saber quando o dizer.

Então, quando devemos dizer não? Quando realmente o queremos fazer. Quando nos pedem algo que nós sabíamos que ficava bem fazermos por essa pessoa mas realmente não queremos fazer. Quando nos convidam para um lugar onde toda a gente vai mas nós realmente não queremos ir. Não é fácil, principalmente se a pessoa que nos pede algo é alguém de quem gostamos.

E depois, há o não mais sério. Saber dizer aos pais “não vou tirar esse curso porque não é aquilo que gosto”. Saber dizer ao parceiro “Não vou continuar nesta relação porque para mim já não faz sentido”. Saber dizer ao patrão “Não vou continuar neste emprego porque não me sinto realizado”.

Há nãos muito difíceis nesta vida. Mas se não os conseguirmos dizer, acabamos acomodados, conformados e infelizes. Como dizia o poeta “passamos pela vida sem viver”.

 

Conhecer as nossas qualidades…e defeitos!

Todos temos algo de bom e algo de mau.

Da parte boa, só temos que nos orgulhar. “Eu sou bom nisto, vou trabalhar isto e ficar ainda melhor”. Não deixe que criticas negativas o façam desistir dos seus sonhos e dos seus dons. Saiba que é bom.

Não confie em quem lhe disser que pessoas não tem defeitos, que você. Eu já ouvi isso e, a mim, parece-me sempre a maior de todas as aldrabices. Somos humanos e humanos não são perfeitos. nada é, ninguém é.

Não há amor próprio sem auto-conhecimento. Primeiro, vai ter que aceitar os seus defeitos. “Ok, eu podia melhorar neste aspecto. E vou fazê-lo” E faça-o! Melhorar, superar-se a si mesmo, vencer aquilo com que não se sente tão bem, só vai fazer com que se sinta melhor consigo próprio. E se não conseguir à primeira, continue a tentar, uma e outra vez. Algum dia vai conseguir.

 

Não fazer comparações!

Hoje em dia, com as redes sociais e todas aquelas coisas que já sabemos, as pessoas cada vez se comparam mais. E no fim do dia, a relva do vizinho parece sempre mais verde e a galinha parece sempre mais gorda.

O segredo é saber que cada um só mostra da sua vida aquilo que quer, que muito do que vemos nem sequer é verdade e que mesmo que seja isso não importa. Cada um tem as suas próprias lutas, o seu próprio caminho e apesar disso somos todos apenas vulgares. Vimos do mesmo sitio e vamos para o mesmo sitio. Então, para quê fazer comparações? Concentre-se em ser o melhor que pode ser, em aproveitar a sua vida o melhor que puder e em viver, simplesmente. A felicidade não está na meta, está no caminho. Não procure a perfeição, porque ela não existe. Procure a felicidade em cada momento.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s