Cinco coisas que aprendi com o blog

Livros infantis também são para adultos

A literatura infantil é encantadora e extremamente importante pois é formadora de leitores. Ainda assim continua a ser, ainda hoje, extremamente menosprezada. As pessoas não percebem a sua importância! E mais, não percebem que um livro infantil também pode ser uma excelente leitura para adultos! Um dia destes trazemos uma lista…

A liberdade vale ouro!

A liberdade de poder dizer o que se quer, quando se quer. Isso é uma grande vantagem de gerir um blog sozinha. Sim, sou eu sozinha que decido o que escrever e publicar, embora às vezes não pareça. Quando se gere uma rede social ou site que engloba mais de uma pessoa ou mesmo uma organização, é preciso muito mais cuidado com isso. Aqui, eu decido o que digo, a responsabilidade é minha e não tenho de dar justificações a ninguém. Sabe bem.

Preconceitos literários não valem a pena

Eu gosto mais de uns géneros de livros que outros, obviamente, apesar de tentar ler de tudo um pouco. Mas gostos são gostos e todos temos gostos diferentes. Para que serve julgar as leituras dos outros? Bom bom é poder falar de livros com alguém, quer se goste do mesmo género de livros ou de outros. Para além disso, eu costumo dizer que qualquer livro é bom desde que sirva para pôr alguém a ler. Nem que seja só uma pessoa. O livro até pode ter pouca qualidade, mas e depois? Se a pessoa gostar, a seguir vai ler outro e é isso que nós queremos: mais leitores no mundo!

A importância de um trabalho árduo

Não vale a pena criar um blog e esperar que ele se torne um blog de sucesso atualizando-o uma vez por mês. Para que um blog tenha sucesso é preciso que seja actualizado com frequência… com muita persistência e trabalho árduo! E isso serve para tudo na vida: nada se faz sem trabalho e muito pouco se faz sem persistência.

Ler por prazer

Antes de ter o blog eu pegava em qualqer livro e lia. Abandonava muitos livros, claro. Agora, que o meu tempo para ler é muito menos e eu preciso ter conteúdo para alimentar o blog, eu escolho as minhas leituras com muito mais cuidado. Porque hei-de perder tempo a ler alguma coisa que não gosto ou não tem qualidade? Se repararem, é por isso que a maioria das minhas opiniões aqui são positivas… eu escolho coisas que sei que à partida irei gostar, e pouco me engano. E isso leva-nos à questão seguinte: ler por prazer. A leitura não deve em momento algum ser uma obrigação ou vai acabar por afastar leitores. Leiam, mas leiam o que tiverem vontade de ler, independentemente da opinião dos outros. E se começaram um livro mas não estão a gostar, não tenham medo de o abandonar. A leitura é, e deve ser sempre, um prazer!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s