Violeta – Isabel Allende

Wook.pt - Violeta

Livro Físico

“Perscrutavam-nos com curiosidade; sabe-se lá o que pensariam dos visitantes da capital, com as suas mãos brancas e os seus casacos finos, inúteis para fazer frente a uma boa chuvada, e a sua forma diferente de falar. O único que parecia humano era Torito, com as manápulas curtidas pelo trabalho”

Não perca os 3 melhores livros de Isabel Allende, 2022
Isabel Allende

Isabel Allende nasceu a 2 de agosto de 1942 em Lima, no Peru. É escritora e jornalista, tendo ficado conhecida com o romance A Casa dos Espíritos, que já foi adaptado ao cinema. Dela já falamos de A Casa dos Espíritos, A Ilha Debaixo do Mar, Longa Pétala de Mar e Mulheres da Minha Alma.

Nesta nova obra conhecemos Violeta Del Valle. Nascida numa família abastada é a mais nova de 6 irmãos e a única rapariga. Quando chega a Grande Depressão a família vê-se em sérias dificuldades e o pai de Violeta acaba por se suicidar. Violeta é então obrigada a partir com a familia que lhe resta e deixar a vida urbana pela vida do campo. É lá que vai viver a sua adolescência e o seu primeiro amor e tornar-se mulher, numa sociedade em que os direitos das mulheres são um tema central e em que se ouvem ao longe ps rumores da Segunda Guerra Mundial.

Violeta é um livro que segue a linha a que Isabel Allende tão bem ja nos habituou: realidade e fantasia, guerra e politica misturadas com a sabedoria popular e a magia muito pessoal de cada personagem. É um livro simultâneamente muito pés na terra e muito ligado a um lado mistico e fantástico que, embora nem todos concordem, não é possível separar da nossa sociedade. Violetta é uma personagem apaixonante, determinada e corajosa, mas o livro está longe de ser apenas sobre ela. Todas as personagens desta história têm a sua personalidade muito própria, os seus mistérios, as suas dores… e todas (ou quase todas) são igualmente apaixonantes. A mim marcou-me principalmente Torito, mas dificilmente se conseguiria optar apenas por uma.

É uma narrativa complexa, com pés e cabeça, que nos conta através de uma história ficticia muito sobre a realidade daquela época. Uma leitura saborosa, um livro magnífico.

Muito recomendado. 5*

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s