Mega Book Haul [2021]

1984 – George Orwell e Fido Nesti
(Novela Gráfica)

Wook.pt - 1984

Livro Físico
Post no Blog

No ano 1984, Londres é uma cidade lúgubre, em que a Polícia do Pensamento vigia de forma asfixiante a vida dos cidadãos. O mais grave dos crimes é ter uma mente livre. Winston Smith é um peão nesta engrenagem perversa e a sua função é reescrever a História para a adaptar ao que o Partido considera a versão oficial dos feitos. É o que faz, até decidir questionar a verdade do sistema repressor. Na ânsia de liberdade e verdade, arrisca a vida ao apaixonar-se por uma colega, a bela Julia, e rebelar-se contra o poder vigente. Publicada originalmente em 1949, a obra mais poderosa de George Orwell é, pela primeira vez, adaptada a novela gráfica, no traço do artista brasileiro Fido Nesti, que capta magistralmente os rostos, corpos e cenários de um mundo que, cada dia, é menos difícil de imaginar.

A Cidade de Vapor 
Carlos Ruiz Záfon

Wook.pt - A Cidade de Vapor

Livro Físico
Post no Blog

Um rapaz decide tornar-se escritor ao descobrir que as suas invenções despertam um pouco mais de interesse por parte da menina rica que lhe roubou o coração. Um arquiteto foge de Constantinopla com os planos de uma biblioteca inexpugnável. Um estranho cavaleiro tenta Cervantes a escrever um livro como nunca existiu. E Gaudí, a caminho de um misterioso encontro em Nova Iorque, deleita-se com a luz e o vapor, a matéria de que deveriam ser feitas as cidades. A publicação de A Cidade de Vapor, obra póstuma que reúne, pela primeira vez, 11 contos inéditos de Carlos Ruiz Zafón, é uma homenagem a que, certamente, se juntarão os seus leitores.

O Caderno Vermelho da Rapariga Karateca 
Ana Pessoa

Wook.pt - O Caderno Vermelho da Rapariga Karateca

Livro Físico
Post no Blog

N não é uma menina, é Karateca. N tem 14 anos, quase 15, e o seu maior sonho é ser cinturão negro e beijar Raul. N gosta de escrever, mas prefere lutar com o Raul. (escrever é uma seca.) Isto não é um diário. Não tem chave, não tem segredos. (sim, tem segredos.) Também tem vontade própria, páginas movediças, palavras como «diarreia» e «romântico» e personagens como a bruxa má que quer aprender a ser boa e a mosca que não sabia quem era. Isto é o Caderno Vermelho da Rapariga Karateca. O objeto preferido de N, um animal de estimação, uma personagem, uma pessoa de verdade. (O que é a verdade?) O Caderno Vermelho da Rapariga Karateca é a primeira obra de Ana Pessoa e venceu a última edição do prémio Branquinho da Fonseca – Expresso / Gulbenkian, na modalidade Juvenil. Com este título, o Planeta Tangerina inaugura a coleção para leitores mais crescidos Dois Passos e Um Salto.

O Infinito num Junco
Irene Vallejo

Wook.pt - O Infinito num Junco

Livro Físico

A Invenção do livro na antiguidade e o nascer da sede dos livros. Este é um livro sobre a história dos livros. Uma narrativa desse artefacto fascinante que inventámos para que as palavras pudessem viajar no tempo e no espaço. É o relato do seu nascimento, da sua evolução e das suas muitas formas ao longo de mais de 30 séculos: livros de fumo, de pedra, de argila, de papiro, de seda, de pele, de árvore, de plástico e, agora, de plástico e luz. É também um livro de viagens, com escalas nos campos de batalha de Alexandre, o Grande, na Villa dos Papiros horas antes da erupção do Vesúvio, nos palácios de Cleópatra, na cena do homicídio de Hipátia, nas primeiras livrarias conhecidas, nas celas dos escribas, nas fogueiras onde arderam os livros proibidos, nos gulag, na biblioteca de Sarajevo e num labirinto subterrâneo em Oxford no ano 2000. Este livro é também uma história íntima entrelaçada com evocações literárias, experiências pessoais e histórias antigas que nunca perdem a relevância: Heródoto e os factos alternativos, Aristófanes e os processos judiciais contra humoristas, Tito Lívio e o fenómeno dos fãs, Sulpícia e a voz literária de mulheres. Mas acima de tudo, é uma entusiasmante aventura coletiva, protagonizada por milhares de personagens que, ao longo do tempo, tornaram o livro possível e o ajudaram a transformar-se e evoluir – contadores de histórias, escribas, ilustradores e iluminadores, tradutores, alfarrabistas, professores, sábios, espiões, freiras e monjes, rebeldes, escravos e aventureiros. É com fluência, curiosidade e um permanente sentido de assombro que Irene Vallejo relata as peripécias deste objeto inverosímil que mantém vivas as nossas ideias, descobertas e sonhos. E, ao fazê-lo, conta também a nossa história de leitores ávidos, de todo o mundo, que mantemos o livro vivo.

Ler o Mundo 
Michélle Petit

Wook.pt - Ler o Mundo

Livro Físico

Este livro é uma apologia. Para que a literatura, oral e escrita, e a arte sob todas as suas formas tenham um lugar na vida de todos os dias, em particular na das crianças e dos adolescentes. Nasceu de uma revolta contra o facto de se estar cada vez mais obrigado, se se defende as artes e as letras (ou as ciências, também), a fornecer provas da sua rentabilidade imediata, como se essa fosse a sua única razão de ser. Ao longo das múltiplas intervenções feitas perante bibliotecários, professores, promotores da leitura ou alunos que se preparam para tais funções, Michèle Petit foi levada a responder – sem nostalgia nem receio face às revoluções da comunicação – a estas questões simples e actuais: para que serve ler, porquê ler hoje, porque devemos incitar as crianças a fazê-lo? Quais são os fundamentos da importância da literatura, mas também, de forma mais genérica, da transmissão cultural? Como transmitir o gosto da leitura e o das práticas artísticas?

1984
George Orwell

Wook.pt - 1984

Livro Físico

Winston Smith é um membro do Partido. Trabalha no Ministério da Verdade, onde passa os dias mecanicamente a reescrever a história, de modo a ajustá-la às necessidades do governo. A cada dia que passa, a cada nova mentira, cresce nele uma revolta surda. Num mundo em guerra constante, sob a vigilância omnipresente das câmaras e dos Polícias do Pensamento, Winston é um homem profundamente só, preso a uma organização burocrática infernal. Até ao dia em que a quase desconhecida Julia lhe passa sorrateiramente um bilhete para a mão. E nesse dia a ideia de rebelião contra o sistema começa a ganhar forma. 1984 é talvez a mais arrepiante e realista visão que a ficção nos deu acerca dos regimes totalitários. Obra especulativa, projeta no futuro uma sociedade distópica e disfuncional, onde impera o Grande Irmão (ele próprio uma ficção dentro da ficção). A hipervigilância a que são submetidas as personagens, o sentimento prevalecente de paranoia e a autocensura servem aqui para profetizar a ditadura perfeita, onde nem a liberdade de pensamento sobrevive. Clássico absoluto, que o tempo tem vindo a refinar, ganha ano após ano uma nova atualidade – porque as formas de totalitarismo evoluem, mas o seu objetivo último não: a abolição da memória e do julgamento crítico.

Bianca
Robert Elegant

Era a época dos inquisidores e dos mecenas, dos mercadores e dos assassinos, dos governantes sem escrúpulos e dos mártires, dos mescenários e dos artistas. Bianca Capello foi uma mulher de beleza deslumbrante e coragem singular, que desempenhou um papel decisivo na história do Renascimento. Fugida da sua cidade natal, Veneza, caiu nas malhas de um aventureiro florentino; em Florença tornou-se amante – e depois esposa – de Francisco Médici, grão duque da Toscana. Este facto torna-la-ia alvo dos ódios do cardeal Fernando, que planeava usurpar o trono do seu irmão Francisco. A populaça, instigada por Fernando, acusava-a de ser uma bruxa e uma rameira… Bianca é um extraordinário fresco literário que espelha as grandezas e misérias do Renascimento. (**Sinopse da contracapa do livro**)

Uma História da Leitura
Alberto Manguel

Wook.pt - Uma História da Leitura

Livro Físico

Há sempre um momento, mesmo que difuso, em que cada um de nós olha para a página de um livro e começa a entender o que está lá escrito. Esse momento fundador, que equivale à abertura de um imenso universo de possibilidades, transforma-nos naquela entidade sem a qual os livros seriam apenas objectos sem significado – um leitor. De tábuas de barro ao papel, de códigos complexos a um simples scroll down, cada leitor entra, com a sua perspectiva própria, numa cadeia com mais de seis mil anos. A leitura é uma imensa experiência que Alberto Manguel, ensaísta conceituado e bibliófilo apaixonado, apresenta aqui desde tempos antigos, em que um grão-vizir da Pérsia carregava a sua biblioteca para todo o lado em quatro camelos, até aos dias de hoje, mostrando como a leitura pode ser sedução, rebelião, obsessão, alegria, liberdade e muito mais. 

Pessoas Altamente Sensíveis
Dra. Elaine N. Aron

Wook.pt - Pessoas Altamente Sensíveis

Livro Físico

Precisa de estar sozinho todos os dias, nem que seja alguns minutos? O barulho e a confusão afligem-no? As pessoas à sua volta acham-no demasiado tímido ou reservado? Se respondeu sim a tudo, há fortes probabilidades de ser uma Pessoa Altamente Sensível (PAS). Mas não se preocupe, faz parte de uma família numerosa: estima-se que entre 15 a 20 por cento das pessoas (e, curiosamente, dos animais) partilham este traço de personalidade, descoberto há 25 anos pela Dra. Elaine Aron. A autora, psicóloga clínica de renome internacional, e ela própria altamente sensível, dedicou grande parte da sua carreira a estudar as pessoas altamente sensíveis (PAS). O essencial das suas conclusões está neste livro, que começa justamente com um teste genérico para avaliar o grau de sensibilidade do leitor. Uma vez feito o diagnóstico, as PAS encontrarão aqui conselhos práticos para enfrentar a agitação e ansiedade:
– Testes específicos para perceber as suas sensibilidades particulares (pois somos todos diferentes).
– Ferramentas para reenquadrar as experiências do passado – ou seja, se hoje olhar para a sua infância sabendo que é uma PAS, vai recordá-la de forma muito mais positiva, reforçando a autoestima.
– Dicas para melhor usar a alta sensibilidade. 

Cidade da Magia
Marion Zimmer Bradley

Cidade da Magia | Amazon.com.br

Da autora de As Brumas de Avalon, vem uma história extraordinária de perigo, bravura e heroísmo numa busca para descobrir uma cidade antiga e lendária. Obcecada por imagens misteriosas de figuras encapuzadas e o chamado de pássaros estranhos, atraída pela memória de duas companheiras perdidas, Magdalen Lorne, a principal agente terráquea em Darkover, deve levar sua busca não apenas aos confins congelados do mundo físico, mas também aos perigosos limites do mundo superior espiritual. Para encontrar a cidade que nenhum homem jamais viu, ela serie testada como nunca fora antes – pelas acções malignas da Irmandade Negra! (Sinopse retirada do livro)

Os Herdeiros de Hammerffell
Marion Zimmer Bradley

Wook.pt - Os Herdeiros de Hammerffell

Marion trabalhou na criação de Darkover durante mais de três décadas. Neste livro visitamos Darkover numa era de guerra e discórdia, em que Darkover era abalado por conflitos de fronteiras, dividido em numerosos reinos, pequenos e antagónicos. Os Herdeiros de Hammerffell leva-nos a uma terrivel realidade de sangue entre dois desses reinos – Hammerffell e Storn – no momento em que Storn desfechou o que pode ter sido o golpe fatal, incendiando o castelo ancestral do inimigo, matando o seu lorde, e obrigando sua dama a fugir pela noite com os filhos gémeos, Alastair e Conn, ainda bebés. Conn é separado da mãe naquela noite fatídica, mas ela e Alastair encontram refúgio na cidade de Thendara, entre os ricos e dotados de Laran. Mas Conn também sobrevive, sendo criado em segredo entre aqueles que querem ver a destruição de Storn. Mas é só depois que o laran de Conn se manifesta que os destinos dos gémeos finalmente se unem, inextricavelmente, podendo proporcionar um novo começo ou acarretar a ruína total para Hammerffell e seus herdeiros… (Sinopse retirada do livro)

Embalando a Minha Biblioteca
Alberto Manguel

Wook.pt - Embalando a Minha Biblioteca

Livro Físico

O comovente obituário de uma biblioteca. Em 1931, Walter Benjamin escreveu um pequeno ensaio sobre a experiência de desencaixotar a sua biblioteca, aí reflectindo sobre a relação com os seus livros. Décadas mais tarde, Alberto Manguel, escritor, editor, tradutor e um dos maiores bibliófilos do mundo, decide glosar a operação inversa. No início do século, Manguel instalou a sua imensa biblioteca pessoal num antigo presbitério do Vale do Loire, e sentiu que encontrara uma casa para si e para os seus livros. Mas essa morada acabou por não ser permanente, e os milhares de livros de Manguel estão hoje guardados em caixotes, num depósito no Canadá. Embalando a Minha Biblioteca: Uma elegia e dez divagações conta esta história, e constitui quase um manifesto diante da ameaça de esquecimento que cai agora sobre as estantes vazias de Alberto Manguel. Aqui se evoca e se reivindica a biblioteca que continua a existir na mente do leitor, o poder da palavra e os jogos de associações e memórias que os livros, mesmo encaixotados, desencadeiam. Segundo Manguel, uma biblioteca é uma autobiografia com muitas camadas, e Embalando a Minha Biblioteca, ao mesmo tempo que evoca um imenso caudal de memórias pessoais, é acima de tudo uma exaltação do livro como só este escritor sabe fazer.

El Burlador de Sevilla
Tirso de Molina

Wook.pt - El Burlador De Sevilla

Livro Físico

Certamente já todos ouviram falar no Don Juan, o incorrigivel conquistador a que nenhuma mulher é capaz de resistir. Esta é uma daquelas personagens que tem percorrido grande parte da história da literatura, viajando ora para as obras de um autor ora para as de outro. Mas sabem qual foi o primeiro Don Juan da história da literatura? Foi este, o Burlador de Sevilha de Tirso de Molina.

O Filho de Mil Homens
Valter Hugo Mãe

Wook.pt - O filho de mil homens

Livro Físico
Post no Blog

Raramente a literatura universal produziu um texto tão sensível e humano quanto este. O filho de mil homens é uma obra da ourivesaria literária de Valter Hugo Mãe. Uma experiência de amor pela humanidade que explica como, afinal, o sonho muda a vida. Crisóstomo, um pescador solitário, ao chegar aos quarenta anos de idade, decide fazer o seu próprio destino. Inventa uma família, como se o amor fosse sobretudo a vontade de amar. Sempre com a magnífica capacidade poética de Valter Hugo Mãe, esta história é um elogio a todos quantos resistem para além do óbvio. (sinopse de wook.pt)

Drácula
Bram Stoker

Wook.pt - Drácula

Livro Físico

Uma verdadeira obra-prima, Drácula transcendeu gerações, linguagem e cultura para tornar-se um dos romances mais populares alguma vez escritos. É por excelência uma história de suspense e horror, que ostenta um dos personagens mais terríveis que já nasceram na literatura: o conde Drácula, um espectro trágico e noturno que se alimenta do sangue dos vivos, e cujas paixões diabólicas depredam os inocentes, os desamparados, e os belos. Mas Drácula também se destaca como uma saga alegórica de um ser eternamente amaldiçoado cujas atrocidades noturnas refletem o lado sombrio da era extremamente moralista em que foi originalmente escrito – e os desejos corruptos que continuam a atormentar a condição humana moderna. (sinopse de fnac.pt)

A Minha Mulher e Outros Contos
Guy de Maupassant

Nesta obra reune-se uma seleção de contos daquele que é um dos grandes mestres do conto francês: Guy de Maupassant. Neles incluí-se o célebre conto A Minha Mulher.

Zorro
Isabel Allende

Wook.pt - Zorro

La novela que desenmascara al Zorro, uno de los personajes más emblemáticos de todos los tiempos. «Ésta es la historia de Diego de la Vega y de cómo se convirtió en el legendario Zorro. Por fin puedo revelar su identidad, que por tantos años mantuvimos en secreto…» California, año 1790: empieza una aventura en una época fascinante y turbulenta, con personajes entrañables y de espíritu indómito, y un hombre de corazón romántico y sangre liviana. Llegó la hora de desenmascarar al Zorro. Isabel Allende rescata la figura del héroe, una «mezcla de Robin Hood, Peter Pan y Che Guevara, pero sin tragedias», según palabras de la autora, y, con ironía y humanidad, le da vida más allá de la leyenda. (sinopse de fnac.pt)

Antes do Baile Verde
Lygia Fagundes Telles

Wook.pt - Antes do Baile Verde

Livro Físico

Antes do Baile Verde é uma obra de contos brasileira escrita por Lygia Fagundes Telles e publicada originalmente pela Editora Bloch em 1970. É considerada uma das publicações mais relevantes da autora, a qual iniciou a consagração de sua carreira na década de 1970. (sinopse de wikipedia.org)

A Minha Irmã é uma Serial Killer
Oyinkan Braithwaite

Wook.pt - A Minha Irmã é uma Serial Killer

Livro Físico
Post no Blog

Neste breve, sinistro e cómico thriller, Korede — a irmã mais velha —, conta a história da sua irmã mais nova, Ayoola. Ou seja, a belíssima, super insinuante, super amada e desejada Ayoola. Ayoola é completamente fútil. Vive para dormir até tarde, para se vestir (e despir) e se maquilhar, para saltitar de festa em festa, arranjar namorados bonitos e ricos, traí-los — e matá-los. Nada que mereça, portanto, o amor e a devoção que todos lhe dedicam, em especial a irmã, que a ajuda sempre no encobrimento dos crimes. Embora assustada e contrariada, Korede acaba por apoiar e consolar Ayoola — e por limpar os locais do crime. Mas o seu horror aumenta quando Ayoola visita o hospital em que ela trabalha como enfermeira e conhece o simpático médico por quem Korede está apaixonada. O leitor está a ver o que pode acontecer, não está? [sinopse de wook.pt]

Novos Contos da Montanha
Miguel Torga

Wook.pt - Novos Contos da Montanha

Livro Físico

Esta obra retrata a dureza do mundo rural português recorrendo a uma linguagem simples mas cuidada. Histórias que giram em torno de personagens duras e terrosas que têm como cenário de fundo a paisagem transmontana que ilustram o confronto do homem contra as leis divinas e terrestres que o aprisionam. [sinopse de wook.pt]

Teoria da Literatura
Vitor Aguiar e Silva

Wook.pt - Teoria da Literatura

Livro Físico

Um livro sobre: 1. Os conceitos de literatura e literariedade 2. O sistema semiótico literário 3. A comunicação literária 4. Géneros literários 5. A periodização literária 6. Maneirismo e Barroco 7. Classicismo e Neoclassicismo 8. Rocócó, Pré-Romantismo e Romantismo 9. O texto literário 10. O romance: história e sistema de um género literário [sinopse de wook.pt]

Saga
Erico Verissimo

Saga de Erico Veríssimo - Manuseado - www.manuseado.pt

O livro é uma reflexão sobre a guerra. O personagem principal, Vasco Bruno, é um brasileiro que se alista nas Brigadas Internacionais. Narrado em primeira pessoa, como se fosse um “diário de experiências”, que fala dos acertos e desacertos do protagonista, como combatente na Guerra Civil Espanhola. Depois de seu retorno da guerra, o personagem trava lutas psicológicas de adaptação à sociedade já em paz, que não ficou da forma em que ele e seus camaradas a tinham imaginado, e sim bem diferente e de uma forma imaginável anteriormente, e acaba por descobrir que só o contato com a terra poderá lhe devolver a paz e a tão sonhada felicidade, nas coisas simples e no retorno à natureza e longe da política e das ideologias políticas e dos camaradas. [sinopse de wikipedia.org]

Como Ler Literatura?
Terry Eagleton

Como Ler Literatura - Livro - WOOK

Livro Físico

O que torna uma obra literária boa ou má? Qual a liberdade do leitor para interpretá-la? O que distingue o gosto da crítica? Neste livro acessível e divertido, Terry Eagleton aborda estas e outras questões intrigantes. Como Ler Literatura é o livro de eleição para estudantes acabados de chegar ao estudo da literatura e para todos os leitores interessados em aprofundar a sua compreensão dos textos e em enriquecer a sua experiência de leitura. Numa série de análises brilhantes, Eagleton mostra como se deve ler, prestando a devida atenção ao tom, ao ritmo, à textura, à sintaxe, à alusão, à ambiguidade e a outros aspetos formais das obras literárias.

As Flores Perdidas de Alice
Holly Ringland

Livro Físico

Um romance sobre as histórias que deixamos por contar e sobre as que contamos a nós próprios para sobrevivermos. Alice tem nove anos e vive num local isolado, idílico, entre o mar e os canaviais, onde as flores encantadas da mãe e as suas mensagens secretas a protegem dos monstros que vivem dentro do pai. Quando uma enorme tragédia muda a sua vida irrevogavelmente, Alice vai viver com a avó numa quinta de cultivo de flores que é também um refúgio para mulheres sozinhas ou destroçadas pela vida. Ali, Alice passa a usar a linguagem das flores para dizer o que é demasiado difícil transmitir por palavras. À medida que o tempo passa, os terríveis segredos da família, uma traição avassaladora e um homem que afinal não é quem parecia ser, fazem Alice perceber que algumas histórias são demasiado complexas para serem contadas através das flores. E para conquistar a liberdade que tanto deseja, Alice terá de encontrar coragem para ser a verdadeira e única dona da história mais poderosa de todas: a sua.

O Desassossego da Noite
Marieke Lucas Rijneveld

O Desassossego da Noite

Livro Físico

Quando Cas rogou aquela praga a Matthies por não a querer levar com ele a patinar, nunca pensou que funcionasse.E agora sente-se profundamente culpada: porque o gelo estava demasiado quebradiço e um acidente levou para sempre o seu irmão mais velho. Contudo, além da culpa insuportável que, como o seu casaco apertado até ao queixo, não mais a deixará, Cas verá a dor abater-se de forma implacável sobre os pais, um casal profundamente conservador e devoto que quer acreditar que Deus chamou Matthies para junto dele, mas que não consegue, mesmo assim, deixar de ficar paralisado pelo desgosto, sem se aperceber de que os outros filhos Cas, Hanna e Obbe se vão afastando lentamente da família para encontrar, no abandono a que foram votados, estratégias que lhes permitam lidar com a tragédia e sobreviver ao luto, mesmo que isso implique muitas vezes violência e desassossego.Tendo como pano de fundo a zona rural dos Países Baixos, de onde a autora é originária, este é um romance de estreia absolutamente invulgar pela sua maturidade.Inspirado num episódio autobiográfico, O Desassossego da Noite, descrito como a «evocação terna e visceral de uma infância presa entre a vergonha e a salvação» pelo presidente do júri do Man Booker International Prize, que lhe foi atribuído, revela «talento e habilidade eletrizantes» e «ganha força» a cada nova leitura, sendo por isso «um vencedor profundamente merecedor.

Desobediência
Naomi Alderman

Wook.pt - Desobediência

Livro Físico

Para Ronit, uma jovem solteira a viver em Nova Iorque, o Judaísmo Ortodoxo no qual foi educada é uma religião sufocante de que fugiu há muito tempo. Quando descobre que o pai, um estimado rabi da comunidade judaica de Londres, faleceu, decide regressar a casa pela primeira vez em anos. O seu regresso confronta-a com memórias de infância. As amizades e os amores que formou na adolescência voltam para a assombrar e lembram-na, de forma dolorosa, que não só é uma estranha na sua própria casa, mas também uma ameaça à tradição. Dividida entre os seus desejos pessoais e a obediência a Deus, que escolha resta a Ronit? Uma vida de conformismo… ou desobedecer a tudo o que lhe foi ensinado desde a infância?

Além da Literatura
João Bigotte Chorão

Wook.pt - Além da Literatura

Livro Físico

A literatura que não seja apenas exercício linguístico ou texto sem contexto persegue um alto objectivo: é uma aventura espiritual que, sem descurar a importância da linguagem e a circunstância histórica, se preocupa sobretudo com o destino do homem e com o fim dos tempos. O debate de ideias pressupõe cultura e senso cívico, e nós somos um povo de apaixonados e repentistas. Não conversamos: discutimos. Temos fé e temos rasgo, e a fé dispensa da procura e o rasgo dispensa do estudo. João Bigotte Chorão pertence ao número de autores que privilegiam as «grandes famílias» de que falava Raïssa Maritain, em que se integram Almeida Garrett, Camilo, Malheiro Dias, João de Araújo Correia, Torga, Tomaz de Figueiredo, Eliade, Papini, Machado de Assis.

Instruções para Salvar o Mundo
Rosa Montero

Wook.pt - Instruções para Salvar o Mundo

Livro Físico

Num cenário de subúrbio, onde a noite reclama o seu território e os fantasmas reivindicam o seu espaço, um taxista viúvo que não consegue superar a perda da mulher, um médico desiludido, uma cientista anciã e uma belíssima prostituta africana sedenta de vida cruzam os seus caminhos, para nos obsequiarem com uma visita guiada ao mundo vertiginoso e convulso que cada um encerra dentro de si. Mas esta não é uma história de horrores, é antes uma fábula de sobreviventes, de quatro personagens que reúnem todos os elementos necessários para serem considerados uns desgraçados, que se movem nos mundos limítrofes à máfia, ao tráfico de mulheres brancas, e a universos virtuais como Second Life, mas que conseguem encontrar um apoio que lhes permite a remição e a saída das trevas que os mantinham prisioneiros. Uma intensa e hipnótica história de esperança que deambula entre o humor e a emoção e nos mergulha na sociedade caótica dos nossos dias. Uma história que pode ser a de qualquer um de nós.

Presságio de Fogo
Marion Zimmer Bradley

Wook.pt - Presságio de Fogo

Livro Físico

Em Presságio de Fogo, Marion Zimmer Bradley, autora de As Brumas de Avalon, reimaginou a história da Guerra de Tróia e reconta-a do ponto de vista de Cassandra, a bela e atormentada princesa real de Tróia. Na sua brilhante recriação da famosa lenda, a queda de Tróia desenrola-se de uma nova e ousada maneira a partir do julgamento de Páris, do rapto de Helena (esta não sendo aqui a perversa adúltera da lenda, mas sim uma mulher afectuosa e amante, dedicada a Páris e aos seus filhos) e do levantamento dos exércitos gregos por Agamemnon, cunhado enfurecido de Helena, até à tragédia final da destruição da cidade, predestinada pelos deuses e pelo obstinado orgulho dos seus líderes masculinos. A heroína deste conto épico é Cassandra e a poderosa tensão do romance deriva tanto da luta interna, por ela travada, com as suas próprias lealdades divididas (visto que a sua lealdade ao pai, o rei e aos irmãos é contraposta à sua submissão crescente à fé mais antiga no Matriarcado e na Terra-Mãe), como do amargo conflito entre Troianos e Gregos, no qual prevê fantasmagoricamente a destruição ou a maldição do tudo o que lhe é querido, visto ter o poder da profecia. Articulando o facto arqueológico com a lenda, os mitos dos deuses com os feitos dos heróis, o facto e a ficção, Marion Zimmer Bradley insufla uma vida nova, num conto antigo, reinventando para nós Aquiles, Eneias, Heitor, Pátroclo, Helena de Tróia, Ulisses, Agamemnon, Menelau como «pessoas» vivas, empenhadas numa luta desesperada que condena tanto os vencedores como os vencidos, sendo o seu destino visto através dos olhos de Cassandra, sacerdotisa, princesa e mulher apaixonada, com um espírito guerreiro!

História Abreviada da Literatura Portátil
Enrique Vila-Matas

Wook.pt - História Abreviada da Literatura Portátil

Livro Físico

Livro de culto na obra de Enrique Vila-Matas, surgem aqui algumas marcas que perpassam toda a sua obra, como a exploração de biografias, verdadeiras ou imaginárias, de personagens escritores. História Abreviada da Literatura Portátil é uma vibrante história das vanguardas do século XX, onde se narra o percurso de um grupo de intelectuais que, em 1924, decide fundar uma sociedade secreta. Encontravam-se entre estes Duchamp, F. Scott Fitzgerald, Walter Benjamin, Cesar Vallejo, Man Ray, Tristan Tzara, Valery Larbaud, Federico García Lorca e muitos outros. Conhecidos como portáteis, ou shandys, em homenagem ao Tristram Shandy de Laurence Sterne, este grupo, obscuro e extremamente seleto, cultiva ideais como o amor à escrita, a diversão, o espírito inovador e a autoria de obras, literárias ou plásticas, que possam caber facilmente numa pequena mala: portáteis. História Abreviada da Literatura Portátil aposta decididamente numa imaginação radical, excêntrica, operando com suficiente eficácia para que a ficção se comprometa com a inteligência do ensaio.

A Infância é um Território Desconhecido
Helena Vasconcelos

Wook.pt - A Infância é um Território Desconhecido

Livro Físico

Ler bons livros implica sempre o desvendar de mistérios. Estes textos dão a conhecer o universo de grandes autores que escolheram crianças como heróis e heroínas dos seus romances, revelando, através das suas personagens, as alegrias, traumas e anseios que associam à sua própria experiência e às características do tempo em que estão inseridos. Vitorianos como Charles Dickens, J.M. Barrie, Lewis Carroll e Louisa May Alcott encaram as crianças, preferencialmente, como «anjos» travessos, no rasto de Rousseau e Wordsworth, enquanto que, no século xx, Thomas Mann, Vladimir Nabokov e William Golding, associam os seus meninos e meninas a um «mal» inato e sempre prestes a ser revelado. Ian McEwan e K. J. Rowling, nossos contemporâneos, exploram um vasto leque de possibilidades através dos múltiplos e complexos seres que povoam as suas obras. Todos perscrutam o território fértil da imaginação, da inocência (perversa e gloriosa), enquanto nos dão conta da ligação estreita entre a fantasia e a realidade, entre o vivido e o imaginado, entre o desejo e a consumação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s