Quinze livros infanto-juvenis para jovens leitoras [Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência]

Celebrou-se ontem, a 11 de Fevereiro, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Este dia foi aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015 e pretende promover a igualdade entre homens e mulheres em todos os níveis de ensino nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Apesar de todos os progressos que têm acontecido, a verdade é que continuam a existir muito mais homens formados nestas áreas do que mulheres, mesmo por uma certa influência durante a escolariedade. São carreiras que ainda são muitas vezes vistas como masculinas pelas pessoas em geral, o que tende a afastar meninas.

Hoje trazemos uma lista com quinze livros infanto-juvenis para que as pequenas grandes leitoras possam perceber que podem ser tudo o que quiserem. Vamos a isto?

Marie Curie – Frau Isa e M.ª Isabel Sánchez Vegara

Wook.pt - Marie Curie

Livro Físico

Marie Curie foi a primeira mulher a doutorar-se em Ciências e a dar aulas na Universidade de Paris, além de ter sido a primeira pessoa a receber dois prémios Nobel. Ainda hoje é fonte de inspiração e exemplo de como usar a ciência para praticar o bem. Nesta coleção, meninos e meninas vão descobrir como pequenos sonhos se transformam em grandes histórias de vida que mudaram o mundo em que vivemos.

Amelia Earhart
Mariadiamantes e M.ª Isabel Sánchez Vegara

Wook.pt - Amelia Earhart

Livro Físico

A pequena Amelia Earhart tinha os pés bem assentes na terra, mas o seu sonho era andar com a cabeça nas nuvens. Um dia, o seu sonho de menina concretizou-se e Amelia tornou-se a primeira mulher a rasgar as nuvens sobre o Oceano Atlântico, de avião. Nesta coleção, meninos e meninas vão descobrir como pequenos sonhos se transformam em grandes histórias de vida que mudaram o mundo em que vivemos.

Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes
Francesca Cavallo e Elena Favilli

Wook.pt - Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes

Livro Físico 1
Livro Físico 2

Com estas Histórias de adormecer para raparigas rebeldes, as raparigas mais apaixonadas, independentes e decididas poderão adormecer embaladas pelas histórias de vida inspiradoras de 100 mulheres que mudaram o mundo. Com a sua inteligência e determinação, estas mulheres extraordinárias ficaram na história da Humanidade por terem tido a audácia de sonharem com um mundo onde o género não define fronteiras e onde ser mulher é ter uma voz e a força necessária para a erguer. Do talento de Frida Kahlo à liderança de Cleópatra, passando pelo activismo de Malala e pelo génio visionário de Ada Lovelace, estas são as vidas que entusiasmam raparigas no mundo inteiro e nos reforçam a esperança num mundo mais justo, igualitário e belo.

Portuguesas com M Grande
Lúcia Vicente

Wook.pt - Portuguesas com M Grande

Livro Físico

As raparigas rebeldes portuguesas – das mais famosas às ilustres desconhecidas – que abriram caminho a todas nós com a sua coragem e determinação. O que têm em comum a padeira Brites de Almeida, a sufragista Beatriz Ângelo, a atriz Beatriz Costa e a pintora Paula Rego? Além de serem todas mulheres, lutadoras, corajosas, independentes e livres… são Portuguesas com M Grande! A luta pelo direito à igualdade de oportunidades tem conhecido muitas protagonistas e batalhas difíceis de travar, mas, para estas mulheres, nada é mais forte que o desejo de liberdade!

Ella Fitzgerald
Bárbara Alca e M.ª Isabel Sánchez Vegara

Wook.pt - Ella Fitzgerald

Livro Físico

Ella saltou das ruas de Nova Iorque para o estrelato e acabou aclamada como a “Primeira-Dama da Canção”. A sua voz tão versátil transformou-a numa lenda do jazz que ainda hoje inspira cantores por esse mundo fora. Nesta coleção, meninos e meninas vão descobrir c omo pequenos sonhos se transformam em grandes histórias de vida que mudaram o mundo em que vivemos. Ella Fitzgerald é uma das vozes mais influentes do jazz. Deixou a sua marca única e genial no swing, no blues, no gospel e no soul. Desenvolveu o scat – um tipo de improvisação vocal – e atreveu-se a experimentar todos os géneros de música.

As Cientistas – Rachel Ignotofsky

Wook.pt - As Cientistas

Livro Físico

Recheado de ilustrações divertidas e informativas, As Cientistas destaca as contribuições de 52 mulheres notáveis nos campos da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática, desde a Antiguidade até aos dias de hoje. Entre as pioneiras perfiladas neste livro encontram-se figuras famosas, como a primatologista Jane Goodall, e também menos conhecidas, como é o caso de Katherine Johnson, a física e matemática norte-americana que, em 1969, calculou a trajetória da missão Apollo 11 à Lua, e a portuguesa Branca Edmée Marques, que estudou e trabalhou com Marie Curie. As Cientistas celebra os feitos de mulheres intrépidas que desbravaram caminho para a próxima geração de engenheiras, biólogas, matemáticas, médicas, astronautas, físicas e muito mais!

Portuguesas Extraordinárias – Maria do Rosário Pedreira

Wook.pt - Portuguesas Extraordinárias

Livro Físico

Conhece algumas das portuguesas mais corajosas da nossa História! As mulheres portuguesas são famosas por serem trabalhadoras, lutadoras, carinhosas e dedicadas. Cavaleiras, empresárias, políticas… Ao longo da História, várias foram as que se rebelaram contra convenções e obstáculos e alcançaram feitos incríveis que mudaram Portugal e o Mundo. Este livro, com ilustrações apelativas, biografias, curiosidades e factos históricos fascinantes, celebra algumas das mais importantes portuguesas que se destacaram em diferentes áreas, da política às letras e ao empreendedorismo. Fica a conhecer as pioneiras que abriram caminho para futuras gerações de mulheres extraordinárias! Josefa de Óbidos; Catarina de Bragança; Vieira da Silva; Catarina Eufémia; Maria de Lourdes Pintasilgo; Maria Lamas; entre outras.

A Minha Primeira Amália – Maria do Rosário Pedreira

Wook.pt - A Minha Primeira Amália

Livro Físico

Livro recomendado pelo plano nacional de leitura para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma. Amália Rodrigues nasceu em Lisboa em 1920, oriunda de uma família modesta, e morreu em 1999, também em Lisboa, depois de ter conquistado fama internacional. Esta cantora invulgarmente brilhante reunia em si tudo aquilo que é necessário para se ser um bom artista: talento, sensibilidade, inteligência e capacidade de trabalho. Muitos consideram que foi a sua voz que levou a cultura e a alma nacionais pelo mundo fora e que o fado não seria hoje Património da Humanidade sem a sua decisiva contribuição. Com este livro, Maria do Rosário Pedreira quis contar aos mais novos quem foi esta portuguesa notável e João Fazenda ilustrou com arte e originalidade todo o texto.

Histórias de Meninas Aventureiras

Wook.pt - Histórias de Meninas Aventureiras

Livro Físico

Seis belas histórias tradicionais de meninas aventureiras que enfrentam os maiores perigos e salvam o dia! Com a sua coragem, perspicácia e criatividade, estas meninas vão enfrentar, sem medo, bruxas malvadas, trolls mal-humorados e monstros das profundezas. Histórias para leres antes de dormir, em voz alta ou em silêncio, e sonhares com mundos distantes, criaturas fantásticas e meninas que, desafiando a imaginação, superam qualquer desafio.

Frida – Sébastien Perez

Wook.pt - Frida

Livro Físico

Este livro destaca-se pela elegância, pelo intenso colorido das suas ilustrações e pelo requinte da sua edição com páginas que se sobrepõem umas às outras e se complementam, recorrendo a cortantes. “Frida” é um percurso pessoal e intimista ao longo dos principais momentos da vida da aclamada artista mexicana, ancorados nos textos poéticos e metafóricos de Sébastien Pérez, onde afloram reflexões e emoções da própria pintora recolhidas no seu diário e correspondência. Com uma abordagem moderna e transgressora, Benjamin Lacombe recria alguns dos quadros mais célebres entre as mais de 200 telas pintadas por Frida, desde “Raízes” até “O veado ferido”, passando por “Autorretrato com macacos”. Nelas entrelaça elementos de outras obras e figuras iconográficas da cultura mexicana: borboletas, corações, caveiras… dando um grande protagonismo à natureza, à morte, à dor e à maternidade frustrada ou à devoção da pintora por Diego Rivera. De enorme valor simbólico, no belíssimo legado pictórico desta complexa e poliédrica criadora nada foi fruto da improvisação. Com “Frida”, o leitor fica cativado pelo poderoso olhar da protagonista, que dessa forma o conduz ao longo deste magnífico volume visual, “sensitivo e positivo”, como o descrevem os seus autores. Livro recomendado pelo plano nacional de leitura para jovens dos 15 aos 18 anos.

A Admirável Aventura de Malala – Maria Inês Almeida

Wook.pt - A Admirável Aventura de Malala

Livro Físico

Um testemunho de como a educação é a arma mais poderosa para melhorar o mundo. Malala acredita que todas as crianças – independentemente do sexo, da raça, da origem social ou do credo religioso – têm o direito indiscutível a aprender. Porque saber é poder, e aprender é um direito tão fundamental como ter acesso a água, a comida ou a segurança.

Clarice Lispector – Nadia Fink

Wook.pt - Clarice Lispector

Livro Físico

As antiprincesas não são do contra só porque sim: não se resignam, e lutam para fazer valer aquilo que pensam. Como não usam tiaras, podem virar tudo de pernas para o ar e arriscar o que bem lhes apetece, como por exemplo mudar o mundo. Mesmo não tendo superpoderes, as antiprincesas são superpoderosas e sabem que a história é feita pelas mulheres reais.

Mulheres Fantásticas que Mudaram o Mundo
Kate Pankhurst

Wook.pt - Mulheres Fantásticas que Mudaram o Mundo

Livro Físico

Este livro está repleto de mulheres incríveis que realizaram grandes feitos, seguindo o seu coração, o seu talento e os seus sonhos. Pinta maravilhosamente como Frida Kahlo, luta por uma causa justa como Emmeline Pankhurst fez pelo voto das mulheres, revoluciona o mundo da moda como Coco Chanel e escreve como Anne Frank. Com ilustrações encantadoras e factos fantásticos, este livro é a maneira perfeita de apresentar algumas das mulheres incríveis que ajudaram a dar forma ao mundo em que vivemos. Acompanha-as e prepara-te para a tua própria aventura.

Mulheres – Katherine Halligan

Wook.pt - Mulheres

Livro Físico

Esta é uma história sobre líderes corajosas, artistas talentosas, cientistas dedicadas, professoras empenhadas e grandes empreendedoras. É a história de mulheres e raparigas que enfrentaram com coragem diversos desafios, ultrapassaram dificuldades e perigos; muitas sacrificaram mesmo as suas vidas para seguir os seus sonhos e tornar o mundo um lugar melhor.

Juana Azurduy – Nadia Fink

Wook.pt - Juana Azurduy

Livro Físico

As antiprincesas não são do contra só porque sim: não se resignam, e lutam para fazer valer aquilo que pensam. Como não usam tiaras, podem virar tudo de pernas para o ar e arriscar o que bem lhes apetece, como por exemplo mudar o mundo. Mesmo não tendo superpoderes, as antiprincesas são superpoderosas e sabem que a história é feita pelas mulheres reais.

**Sinopses de wook.pt**

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s