No post sobre As minhas metas literárias para 2021 falei de um desafio que vi sobre literatura de e para mulheres. Era:
- Olhem para as vossas estantes de livros. São muitos?
- Desses, quantos livros foram escritos por mulheres?
- Desses livros escritos por mulheres, quantos têm duas ou mais mulheres como personagens relevantes? Não precisam de ser a personagem principal, mas precisam de ter alguma importância para a história.
- Desses livros escritos por mulheres e com duas ou mais mulheres como personagens relevantes, em quantos é que essas personagens femininas se encontram pelo menos uma vez na história e falam uma com a outra sobre algo além de homens, tarefas domésticas ou filhos?
Ora, ao aperceber-me da pouca quantidade de livros que tenho nas minhas estantes que realmente encaixam nestes parâmetros, resolvi que ler mais livros que encaixassem era uma das minhas metas literárias para 2021.
Hoje, trago-vos uma lista de alguns livros que eu acho que encaixam (sem certezas absolutas). Desafio-vos a adoptarem comigo esta meta para o próximo ano e se se lembrarem de mais títulos que encaixam por favor, avisem. Que vos parece?
A Amiga Genial – Elena Ferrante
Falei sobre o primeiro livro desta sequência em A Amiga Genial e sobre o segundo em História do Novo Nome. Pois bem, vamos ver se 2021 é o ano em que vamos ler o terceiro, História de Quem Vai e de Quem Fica. Aqui conhecemos a história de Elena e Lila, que são crianças no início da história e se tornam melhores amigas, mas que a vida vai separando aos pouco. Numa escrita complexa, Elena Ferrante apresenta-nos personagens que saem do óbvio e agarra o leitor do início ao fim, em cada livro.
O Retorno – Dulce Maria Cardoso
Não tenho a certeza se encaixa, mas pelo que me disseram sim. Em O Retorno Dulce Maria Cardoso conta-nos a história de uma familia que em 1975 se vê apanhada pelo processo da descolonização de Luanda. Muitas vezes sem terem do que viver, são estrangeiros no país que os recebeu e no país de onde partiram. Um livro sobre uma realidade que foi portuguesa, um livro que reflete as dores de muitos dos que ainda conhecemos.
Retrato a Sépia – Isabel Allende
Mais uma vez sem grandes certezas, mas um forte candidato. Esta obra e o A Filha da Fortuna são dois livros que gostava imenso de conseguir ler nos próximos tempos. Neste, especificamente, conhecemos a história de Aurora Del Valle, criada pela avó Paulina Del Valle, que um dia decide investigar o passado…
As Serviçais – Katryn Stockett
Skeeter tem vinte e dois anos e a mãe quer casá-la, Aibileen é uma criada negra e Minny uma mulher de lingua afiada. Nesta história as vidas destas três mulheres cruzam-se e isso promete mudar para sempre as vidas delas… e não só.
A Coisa à Volta do Teu Pescoço – Chimamanda Ngozi Adichie
Também sem grandes certezas, este parece-me um forte candidato aos padrões exigidos. Nesta obra Chimamanda traz-nos doze contos sobre mulheres, mulheres como nós, mulheres simples e humanas mas, ainda assim, heroínas. Provavelmente uma das minhas próximas leituras.
Agatha Christie
Ainda não sei bem qual, mas quase de certeza que nos livros de Agatha Christie existem histórias que obedecem a todos os parâmetros deste desafio. Vou aproveitar a deixa e tentar ler algo mais desta autora, que é a verdadeira rainha do crime e de quem eu li muito pouco até hoje. Que vos parece?