Cinco narrativas de viagem para descobrir Portugal

Sim, sabemos que não é uma altura nada boa para viajar. Nada, nada mesmo. Mas porque não, para matar as saudades de uma boa viagem, começar já a ler uns livros sobre o tema e preparar aquela viagem magnifica que vai fazer quanto tudo isto passar?

Pois bem, hoje trazemos uma lista com cinco narrativas de viagem que o vão levar a conhecer melhor o nosso belo país à beira-mar plantado. Vamos a isto?! 😉

Portugal – Miguel Torga

Wook.pt - Portugal

É claro que se vim falar de narrativas de viagem tinha de falar deste livro incrivel de um dos meus autores favoritos. Já falei dele neste post. Foi já no final dos anos 40 que Miguel Torga entrou para o automóvel com Fernando Valle Teixeira, um amigo tão entusiasta quanto ele e juntos empreenderam a viagem que deu origem a este livro. Lindíssimo!

Por este Reino Acima – Gonçalo Cadilhe

Wook.pt - Por Este Reino Acima

Uma viagem ao alcance de todos, para fazer sozinho, em família ou com amigos. Na sua mais recente viagem, Gonçalo Cadilhe aventurou-se por percursos que todos pensamos conhecer, mas ainda com muito por explorar. Foram 8 dias de caminhada, 200 km de distância entre Lisboa e Coimbra, 25 km por dia, deixando se deslumbrar pelos encantos do nosso país. Ao percorrer trilhos de outros tempos, o autor evoca o período medieval, relembra como se caminhava há mais de oitocentos anos e reitera como ainda temos tanto a descobrir em Portugal. A caminhada de Gonçalo Cadilhe, inspirada na viagem que o jovem Santo António terá feito no início do século XIII, por bosques e planícies bem no coração de Portugal, atravessa várias dimensões da atividade física à componente espiritual, da reconstrução histórica à (re)descoberta das belezas no nosso país.

Leva-me Contigo – Afonso Reis Cabral

Wook.pt - Leva-me Contigo

A Estrada Nacional 2, com os seus quase 739 quilómetros, é a maior de Portugal e uma das maiores do mundo. Atravessa Portugal de Chaves a Faro, numa linha contínua que não é feita só de asfalto. Estrada mítica e com identidade própria, é o mais belo caminho para conhecer as pessoas, as paisagens – o País, em suma. O escritor Afonso Reis Cabral – autor dos romances O Meu Irmão (vencedor do Prémio LeYa) e Pão de Açúcar – decidiu percorrê-la a pé. Durante vinte e quatro dias, completamente sozinho, deixou que a estrada o guiasse: cruzou montanhas e planícies, mergulhou em rios, caminhou debaixo de tempestades e sob o sol ardente. Mas sobretudo parou para conversar com quem encontrava. No fim de cada dia, publicava na sua página de Facebook um diário escrito no telemóvel relatando os principais eventos da viagem. Com milhares de leitores, comentários e partilhas, os seus textos geraram grande entusiasmo.

Viagem a Portugal – José Saramago

Wook.pt - Viagem a Portugal

Entre outubro de 1979 e julho de 1980, José Saramago percorreu o país lés a lés a convite do Círculo de Leitores, que comemorava o décimo aniversário da sua implantação em Portugal. Disse o autor após essa deambulação, misto de crónica, narrativa e recordações, que «o fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite… É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos».

As Ilhas Desconhecidas – Raul Brandão

Wook.pt - As Ilhas desconhecidas

Um dos mais belos livros de viagem da literatura portuguesa. A mais completa homenagem aos arquipélagos atlânticos. Em 1924, Raul Brandão fez uma viagem aos arquipélagos dos Açores e da Madeira, juntamente com um grupo de intelectuais – entre eles Vitorino Nemésio -, promovida pelos autonomistas. Dessa visita, das suas impressões e anotações, surgiu o livro As Ilhas Desconhecidas – Notas e paisagens, em que ele não só descreve com particular fulgor a beleza natural das ilhas como observa a condição do seu habitante. Obra fundamental na formação da imagem (interna e externa) destes territórios, As Ilhas Desconhecidas tornou-se um dos mais importantes e belos livros de viagem da literatura portuguesa.

Sinopses de wook.pt

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s