Sete livros para quem quer ser vegetariano

Enquanto bibliotecária passam-me muitos livros pelas mãos todos os dias e, tenho de dizer, que no que toca ao tema do vegetarianismo e do veganismo ainda existem livros (mesmo recentes!) que dizem verdadeiras barbaridades. Por isso hoje resolvi trazer aqui uma lista para quem é, pensa ser ou só quer saber mais sobre o tema do vegetarianismo. Espero que possa ajudar!

O Vegetariano – Sandra Gomes Silva

Wook.pt - O Vegetariano

Escolher uma alimentação vegetariana ou de base vegetal é um passo que implica uma mudança empenhada e consciente, que irá trazer benefícios, mas que também acarreta riscos se não for efetuada da melhor forma. A nutricionista Sandra Gomes Silva, especialista neste tipo de dieta, que ela própria também segue, ensina-lhe como começar, com dicas práticas, listas dos alimentos base e outros, os nutrientes mais importantes e tudo o que precisa de saber para ser um vegetariano saudável, feliz e que desfruta desta alimentação de forma descomplicada. Mais ainda com algumas receitas!

Cozinha Vegetariana à Portuguesa – Gabriela Oliveira

Wook.pt - Cozinha Vegetariana à Portuguesa

Na verdade eu recomendo sempre todos os livros da Gabriela Oliveira, acho que são verdadeiras biblias! Mas aqui decidi deixar especificamente este porque, afinal, o que é português é bom e não precisamos de deixar de comer comida tradicional por não comer carne.
A antiga cozinha tradicional portuguesa não precisa de peixe nem de carne para ser saborosa e atrativa. É possível desfrutar do melhor da gastronomia portuguesa usando exclusivamente ingredientes de origem vegetal e tornando-a ainda mais saudável, ecológica e compassiva. Pataniscas? Sim, de legumes! Filetes? Sim, de cogumelos! Panadinhos? De beringela! Croquetes? De grão e alheira! Alheira? De cogumelos! Peixinhos da horta, “francesinha”, cozido vegan, rojões de seitan, tofu à Zé do Pipo, tempero de vinha d’alhos, migas de feijão, açorda de tomate, cataplana de legumes… mais de 70 receitas com todos os sabores da melhor comida à portuguesa numa versão 100% vegetariana. E não ficam de fora os doces: arroz-doce, natas do céu, travesseiros, pastéis, queijadinhas, bolas-de-berlim, boleima, bolos de arroz, bolo podre… Receitas tradicionais recriadas e preparadas cuidadosamente pela autora de cozinha vegetariana que mais vende em Portugal.

Vegan para Todos – André Nogueira e Rita Parente

?a_aid=5a9ed4a7eac2c

Wook.pt - Vegan para Todos

Da autoria dos criadores do blog Cocoon Cooks, com mais de 11.000 seguidores. Um livro para qualquer amante de alimentação saudável. Para os vegetarianos, os veganos e até mesmo para os que juram a pés juntos que comer só plantas não é algo que os atraia. Mais de 80 receitas deliciosas e para todas as ocasiões, das mais simples às mais complexas, todas acompanhadas por ilustrações originais e fotografias vibrantes e cheias de cor.

As Delícias de Ella: o Livros Cem Por Cento Vegetariano
Ella Mills

Wook.pt - As Delícias de Ella

O livro vegano com as vendas mais rápidas de sempre. Neste meu novo livro vai encontrar 100 receitas novas, todas vegetarianas, testadas em casa, nos restaurantes e em supper clubs. Servimos já milhares de pessoas, os pratos foram provados (e aprovados) por veganos, vegetarianos e até por apreciadores de carne! As receitas são fáceis fazer e depressa se tornam parte da ementa, tanto para alguém que esteja a dar os primeiros passos na cozinha vegetariana, como para alguém que quer simplesmente passar a comer mais vegetais. Neste livro partilho também a minha visão dos bastidores da criação da Deliciously Ella e os meus últimos anos de trabalho. Tem sido uma aventura extraordinária, onde enfrentei desafios e conheci um sucesso que nunca imaginei ser possível – nem nos meus sonhos mais delirantes. Espero que as nossas histórias e receitas lhe sirvam de inspiração. E boas receitas!

Porque gostamos de cães comemos porcos e vestimos vacas
Melanie Joy

Wook.pt - Porque Gostamos de Cães, Comemos Porcos e Vestimos Vacas

A psicologia e a sociologia das nossas escolhas alimentares. Melanie Joy cunhou o termo «carnismo» para se referir às razões culturais que condicionam o consumo ocidental de carne e o que nos leva a eleger, por exemplo, cães e gatos como animais de estimação e vacas e porcos como fonte de alimentação. Neste livro, a psicóloga social Melanie Joy explora a realidade da indústria pecuária, expondo a crueldade com que os animais são tratados, o impacto que essa crueldade tem nos próprios trabalhadores e as repercussões dessa indústria no meio ambiente. Controverso e desafiante, este livro mudará para sempre o modo como pensa sobre a sua comida e incita-o a fazer escolhas alimentares mais autênticas e racionais. Baseado em 20 anos de investigação sobre a psicologia dos nossos hábitos alimentares.

Celebrar com Vegetais – Yotam Ottolenghi

Wook.pt - Celebrar com Vegetais

Os legumes deixaram de ter um papel secundário para passarem a integrar o prato principal, acompanhados de leguminosas coloridas e cheias de sabor. É uma revolução imparável, inspiradora e com cada vez mais adeptos. Yotam Ottolenghi mudou a forma como as pessoas cozinham e comem. O destaque dado em Celebrar com Vegetais aos pratos de vegetais, com ênfase no sabor, nas especiarias e na frescura dos ingredientes, causou uma revolução em todo o mundo. Com mais de 150 surpreendentes receitas à base de legumes, organizados por método de confeção, grelhados, no forno, em lume brando, escaldados, guisados ou crus, a gama de ideias para pratos é impressionante. Com receitas como Salada de manga-afonso com grão-de-bico e caril, Quiche de marmelada e Stilton, Pataniscas de quiabos com molho de tomate e pão, Lentilhas, almeirão-roxo e nozes com mel de manuka, Salada de algas, gengibre e cenoura, e sobremesas como Ruibarbo assado com labneh doce e Marmelo cozido em sumo de romã, este é o livro de culinária por que todos esperavam.

Vegetariano Todos os Dias – Luise Vindhal e David Frenkiel

Wook.pt - Vegetariano Todos os Dias

David Frenkiel e Luise Vindahl são os novos rostos da entusiasmante cozinha vegetariana. O seu blog GREEN KITCHEN STORIES tem uma legião de seguidores e inspira continuamente pessoas de todo o mundo a cozinharem refeições vegetarianas saborosas e saudáveis, usando apenas ingredientes naturais. No seu livro Vegetariano Todos os Dias, partilham mais de cem das suas deliciosas receitas preferidas. Combinando artigos da despensa comuns com produtos frescos e sazonais, David e Luise contam as histórias da cozinha da sua família, afirmando a facilidade com que se criam pratos nutritivos e equilibrados todos os dias. Comece o seu romance com a alimentação vegetariana, descubra alternativas vegan e ainda algumas sem glúten, com Vegetariano Todos os Dias. Repleto de fotografias lindíssimas, este maravilhoso livro de cozinha será uma inspiração para cozinhar e consumir alimentos saudáveis para o corpo e para a mente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s