A minha wishlist para a Feira do Livro de Lisboa [2020]

A Feira do Livro de Lisboa 2020 começa já na próxima semana e eu, depois de muito pensar se ia ou não, lá me decidi a ir. A distância e o Covid são factores de peso, mas os livros e os amigos que tenho naquela zona e quero rever acabaram por pesar mais.

Dito isto, e relembrando a minha publicação do ano passado com Dicas para aproveitar a Feira do Livro de Lisboa sem destruir as suas finanças, este ano resolvi mostrar-vos a minha wishlist para a feira deste ano.

Se vão para procurar livros recentes, tudo bem. Mas eu pessoalmente vou para procurar livros que quero muito e que tenham já bons descontos, por isso sei à partida que não vou comprar livros publicados à menos de 18 meses, por causa da lei do preço fixo. Uma vez que também sou fã de alfarrabistas e na minha cidade eles escasseiam bastante, esta é um oportunidade muito boa para procurar aqueles livros que não consigo encontrar em mais lado nenhum.

Mas bem…agora vamos à wishlist. É claro que não espero encontrar todos os livros que se seguem, mas assim sei o que procurar. E se encontrar um ou dois já fico satisfeita!

 

Prato do Dia – Filipa Gomes

Wook.pt - Prato do Dia

Livro Físico

Sim, a minha primeira escolha é um livro de cozinha. Tenho poucos, mas ainda assim há alguns que gosto de ter e que realmente uso. E as receitas da Filipa Gomes são simplesmente maravilhosas! Neste livro temos 80 receitas de entradas, pratos principais e sobremesas. Simples, práticas e deliciosas.

 

O Estranho Mundo de Jack – Tim Burton

Wook.pt - O Estranho Mundo de Jack

Sim, também há livros infantis na minha lista. Poucos, mas há. O Estranho Mundo de Jack, escrito e ilustrado por Tim Burton, é já um clássico infantil e conta-nos a história de Jack Esquelético numa assustadora véspera de Natal. Uma noite, enquanto passeia entediado na floresta de Halloween, Jack encontra algo que nunca vira antes: uma porta esculpida numa árvore. Ao abri-la, Jack entra no mundo alegre e cintilante da Cidade do Natal! Maravilhado com tanta luz e animação, Jack decide raptar o Pai Natal e levá-lo para Halloween, planeando as mais medonhas traquinices para a véspera de Natal. Um livro que está esgotado, mas que eu ainda tenho esperança de encontrar por aí.

 

Mataram a Cotovia – Harper Lee

Wook.pt - Mataram a Cotovia

Livro Físico

Provavelmente o livro que está no primeiro lugar desta wishlist. Situado em Maycomb, uma pequena cidade imaginária do Alabama, durante a Grande Depressão, o romance de Harper Lee, vencedor do Prémio Pulitzer, em 1961, fala-nos do crescimento de uma rapariga numa sociedade racista. Scout, a protagonista rebelde e irónica, é criada com o irmão, Jem, pelo seu pai viúvo, Atticus Finch. Ele é um advogado que lhes fala como se fossem capazes de entender as suas ideias, encorajando- -os a refletirem, em vez de se deixarem arrastar pela ignorância e o preconceito. Atticus vive de acordo com as suas convicções. É então que uma acusação de violação de uma jovem branca é lançada contra Tom Robinson, um dos habitantes negros da cidade. Atticus concorda em defendê-lo, oferecendo uma interpretação plausível das provas e preparando-se para resistir à intimidação dos que desejam resolver o caso através do linchamento. Quando a histeria aumenta, Tom é condenado e Bob Ewell, o acusador, tenta punir o advogado de um modo brutal. Entretanto, os seus dois filhos e um amigo encenam em miniatura o seu próprio drama de medos, centrado em Boo Radley, uma lenda local que vive em reclusão numa casa vizinha.

 

Diários – Miguel Torga

Wook.pt - Diário - Volumes I a IV

Livro Físico I a IV

Não procuro especificamente esta edição, embora esta edição seja linda. Os diários de Miguel Torga são livros que tenho muita esperança de encontrar em alfarrabistas. Publicados originalmente em 16 volumes, constituem o retrato de um homem, de um escritor e de um tempo. Publicados ininterruptamente entre 1941 e 1993, dão-nos uma apaixonante visão do país e da sociedade portuguesa da época, com todas as transformações que ao longo desse tempo a marcaram. Um dos meus autores preferidos.

 

Cozinha Vegetariana à portuguesa – Gabriela Oliveira

Wook.pt - Cozinha Vegetariana à Portuguesa

Livro Físico

Já vos disse que sou fã de Gabriela Oliveira? Tenho vários livros dela, que adoro, e este vai ser certamente a próxima aquisição do conjunto. No que toca a cozinha vegetariana, ela é a melhor que conheço. Testem e verão!

 

Ké Iz Tuk? – Carson Ellis

Wook.pt - Ké Iz Tuk?

Livro Físico

Ké iz tuk? O que é isto? Mei nazê. Eu não sei. Um dia, para seu grande espanto, dois insectos encontram um pequeno caule a nascer da terra. A planta cresce e os animais decidem escalá-la e fazer dela o seu castelo. Mas há um perigo à espreita… Nhareto Nhacoso!!

 

Metade Metade – Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso

Wook.pt - Metade, Metade

Livro Físico
Post no Blog

Metade deste livro fala de amor e a outra metade também. A meia voz, a meia luz, sem meias palavras nem meios termos, um menino faz a sua primeira declaração de amor. Quem nunca esteve apaixonado? Quem nunca acordou meio estremunhado, a meio de uma frase, e teve vontade de correr meio mundo pela sua cara metade?

 

Pedro Páramo – Juan Rulfo

Wook.pt - Pedro Páramo

Livro Físico

Juan Preciado, após a morte da mãe, volta à cidade de Comala para procurar o pai, Pedro Páramo. Logo ao chegar, fica a saber que este já tinha morrido há anos. Em Comala entra em contacto com diversos moradores, todos ligados ao falecido pai, proprietário da fazenda Meia Lua, a maior da região.  Aos poucos, pequenas contradições e absurdos vão acontecendo: ouvem-se fantasmas, borram-se os limites entre real e sobrenatural, sono e vigília, passado e presente, até que se entende que todos, inclusive os diversos narradores, que se alternam, estão mortos. Apesar de não estarem conscientes do seu próprio estado, os habitantes do lugar percebem que os demais estão mortos. Estão condenados a vagar eternamente devido ao fato de terem cometido pecados (suicídio, incesto, assassinato, etc.) que não foram absolvidos pelo padre na hora da morte.

 

Vindima – Miguel Torga

Wook.pt - Vindima

Livro Físico

O primeiro romance de Miguel Torga é uma homenagem ao Douro, às suas gentes e às suas paisagens. Um dos poucos livros que me falta ler deste autor, que é um dos meus preferidos.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s