Vinte livros portugueses que não pode perder

Hoje, venho puxar a brasa à nossa sardinha. Afinal, em Portugal há livros excelentes que muitas vezes nos passam ao lado. Por isso, hoje trazemos uma lista com 20 livros portugueses que não pode perder! Quer saber quais são? Ora veja lá…

 

Para Onde Vão os Guarda-Chuvas – Afonso Cruz

Wook.pt - Para Onde Vão os Guarda-Chuvas

Livro Físico
Post no Blog

O pano de fundo deste romance é um Oriente efabulado, baseado no que pensamos que foi o seu passado e acreditamos ser o seu presente, com tudo o que esse Oriente tem de mágico, de diferente e de perverso. Conta a história de um homem que ambiciona ser invisível, de uma criança que gostaria de voar como um avião, de uma mulher que quer casar com um homem de olhos azuis, de um poeta profundamente mudo, de um general russo que é uma espécie de galo de luta, de uma mulher cujos cabelos fogem de uma gaiola, de um indiano apaixonado e de um rapaz que tem o universo inteiro dentro da boca. Um magnífico romance que abre com uma história ilustrada para crianças que já não acreditam no Pai Natal e se desdobra numa sublime tapeçaria de vidas, tecida com os fios e as cores das coisas que encontramos, perdemos e esperamos reencontrar. Um dos meus livro preferidos, que claramente não podia faltar neste lista.

 

Contos – Miguel Torga

Wook.pt - Contos

Livro Físico

Poeta, romancista, dramaturgo e autor dum monumental Diário em dezasseis volumes, Miguel Torga é um dos grandes contistas da literatura portuguesa. Estreou-se neste género com Bichos (1940), uma das suas obras mais conhecidas e reeditadas. Em 1941 publicou Montanha, imediatamente apreendido pela polícia política. Editado no Brasil em 1955 com o título Contos da Montanha, o livro circulou clandestinamente em Portugal até 1968, ano em que foi de novo publicado em Coimbra, em edição de autor. Este livro reúne todos os contos deste que foi um dos grandes autores de língua portuguesa. Vale muito a pena!

 

Nos Mares do Fim do Mundo – Bernardo Santareno

Wook.pt - Nos Mares do Fim do Mundo

Livro Físico
Post no Blog

Nos Mares do Fim do Mundo é um livro construído dos desabafos de António Martinho do Rosário (que assumiu o pseudónimo literário de Bernardo Santareno)  enquando navegou no “David Melgueiro” como médico dos pescadores. Conta-nos os acontecimentos a bordo deste navio, sempre sob o olhar daquele médico pouco habituado a navegações. É um livro muito sincero e apaixonante, daqueles onde cada palavra tem poesia sem, no entanto, deixar de mostrar a dureza daqueles dias sem terra à vista.

 

Livro do Desassossego . Bernardo Soares

Wook.pt - Livro do Desassossego

Livro Físico

O Livro do Desassossego é uma das maiores obras de Fernando Pessoa. É assinado pelo semi-heterónimo Bernardo Soares. É um livro fragmentário, sempre em estudo por parte dos críticos pessoanos, tendo estes interpretações díspares sobre o modo de organizar o livro. Existe uma versão resumida do livro, com os trechos mais belos e representativos da obra, intitulada «palavras do Livro do Desassossego».

 

Ensaio Sobre a Cegueira – José Saramago

Wook.pt - Ensaio sobre a Cegueira

Livro Físico

Um homem fica cego, inexplicavelmente, quando se encontra no seu carro no meio do trânsito. A cegueira alastra como «um rastilho de pólvora». Uma cegueira colectiva. Romance contundente. Saramago a ver mais longe. Personagens sem nome. Um mundo com as contradições da espécie humana. Não se situa em nenhum tempo específico. É um tempo que pode ser ontem, hoje ou amanhã. As ideias a virem ao de cima, sempre na escrita de Saramago. A alegoria. O poder da palavra a abrir os olhos, face ao risco de uma situação terminal generalizada. A arte da escrita ao serviço da preocupação cívica.

 

A Sibila – Agustina Bessa-Luís

Wook.pt - A Sibila

Livro Físico

No norte de Portugal, em finais do século XIX, na propriedade da Vessada, há já muito tempo que são as mulheres que, perante a indolência e os sonhos de evasão que os homens alimentam, asseguram como podem a gestão da propriedade. Quina era uma adolescente franzina e inculta, que desde cedo participava nos trabalhos do campo ao lado dos trabalhadores. Com a morte do pai, com a propriedade quase em abandono, Quina passa a ter que ter uma ainda maior responsabilidade na administração da mesma. Graças ao seu esforço a todos os níveis, começa a acumular de novo a riqueza que seu pai desperdiçara, o que lhe vale a admiração da sociedade. Quina era uma pessoa lúcida, astuta e sempre em demandas, o que faz com que esta se torne conhecida por Sibila…

 

Contos do Desaforo – José António Barreiros

Wook.pt - Contos do Desaforo

Livro Físico

Nesta compilação de contos, José António Barreiros, conhecido sobretudo como autor de biografias, desafia-se a si mesmo a escapar ao real e a entrar no mundo ficcionado, aquele em que se sente escudado e ao mesmo tempo onde busca inspiração para criar narrativas poderosas unidas pelo fio condutor da capacidade de contar. Com base em parte das suas vivências, o autor cruza-se com as próprias histórias, muitas vezes fingindo não as ver, como se dele não fizessem parte, mas é a força arrebatadora do seu espírito que lhe permite o reencontro com a criação e que dá origem a novos e constantes impulsos. Para José António Barreiros, a palavra desaforo, escolhida para dar nome ao livro, prende-se com “o atrevimento que é escrever”.

 

A Relíquia – Eça de Queirós

Wook.pt - A Relíquia

Livro Físico

Com o canudo de bacharel fresco na mão, Teodorico apressa-se de Coimbra para Lisboa com uma só missão: viver uma «existência de sobrinho da sr.ª D. Patrocínio das Neves» e assegurar a sua herança avultada. Numa casa profundamente católica, Teodorico é exímio a encenar uma devoção e religiosidade extremas. Para que não restem dúvidas, aceita viajar até à Terra Santa, de onde promete trazer uma relíquia milagrosa que dará amparo e curará todos os males da titi. Mas, pelo caminho, conhece a inglesa Mary e ela oferece-lhe a sua camisa de dormir. História publicada inicialmente na Gazeta de Notícias, em folhetins, A Relíquia apareceria em volume em 1887, abalando o panorama da literatura portuguesa com mais uma acérrima crítica de costumes, denunciando a falsidade de certa burguesia religiosa e os seus moralismos inúteis.

 

Folhas Caídas e Flores Sem Fruto – Almeida Garret

Wook.pt - Folhas Caídas e Flores Sem Fruto

Livro Físico

Folhas Caídas, vindas a lume em Abril de 1853, e Flores sem Fruto, publicadas dezasseis anos antes, espelham a conturbada interioridade do poeta, um ser dominado por sentimentos contraditórios, dividido entre a imagem ideal do amor e a turbulência da paixão sensual. Os poemas destas duas colectâneas, imbuídos de uma vivência erótica até então nunca confessada, constituem um marco inovador na expressão do sentimento amoroso.

 

Os Pescadores – Raúl Brandão

Wook.pt - Os Pescadores

Livro Físico

Esta é uma das mais belas obras de Raul Brandão, é resultado do seu conhecimento da vida do mar. Nesta obra, o autor revela-se capaz de captar e transmitir todas as gradações da cor e da luz, oferecendo-nos belas telas dos vários elementos colhidos na Natureza. São crónicas onde se cruzam as memórias do escritor e onde comparece, de modo inigualável, o litoral.

 

Histórias da Terra e do Mar – Sophia de Mello Breyner Andresen

Wook.pt - Histórias da Terra e do Mar

Livro Físico 

Enquanto Lúcia se deslumbra com o brilho de um mundo a que quer pertencer, Hans desafia os mares para fazer cumprir o seu destino. Nestas histórias, em terra e no mar, as personagens procuram a sua verdadeira vida, que se revela nos espaços, na noite, no silêncio, no som do mar. Um livro maravilhoso e recomendado pelo plano nacional de leitura.

 

Ensina-me a Voar Sobre os Telhados – João Tordo

Wook.pt - Ensina-me a Voar sobre os Telhados

Livro Físico

Japão 1917. Por desonrar o nome da família, o jovem Katsuro é exilado pelo seu próprio pai, um poderoso governador, num ilhéu inóspito. Abandonado, o rapaz irá deparar-se, pela primeira vez, com o terrível segredo da família Tsukuda, enquanto luta para sobreviver à fome, à sede e à culpa. Lisboa, cem anos depois. No Liceu Camões, um dos mais antigos da cidade, um professor de Geografia suicida-se numa sala de aula. O nosso narrador, funcionário do liceu e alcoólico em recuperação, decide inaugurar uma reunião semanal para ajudar os colegas a superar o choque. Numa noite de Inverno, um misterioso desconhecido aparece no encontro. É japonês e chama-se Tsukuda. O seu estranho comportamento desperta no narrador um fascínio doentio. Ambos são perseguidos pelo passado, ambos desejam o impossível. Algures entre o sonho e a mais pura realidade, Ensina-me a voar sobre os telhados é um lugar onde um pai e um filho aprendem a amar-se,é um espaço onde se procura aceitar dores antigas e abraçar a fragilidade humana. Um romance que é uma elegia à beleza imperfeita da vida.

 

Cemitério de Pianos – José Luís Peixoto

Wook.pt - Cemitério de Pianos

Livro Físico

Cemitério de Pianos é o quarto romance de José Luís Peixoto. Os narradores, pai e filho, desvendam a história da família, que vive em Lisboa, e falam da morte: a morte como destino irremediável, ciclo ininterrupto, renovação e elo entre gerações.

 

Jerusalém – Gonçalo M. Tavares

Wook.pt - Jerusalém

Livro Físico

Um dia a mãe de Mylia, de 18 anos, leva-a ao médico, Theodor Busbeck, alegando que a filha vê almas. O médico apaixona-se por Mylia, talvez como objecto de estudo, contudo, passado algum tempo, e dada a impossibilidade de vida em comum, Mylia é internada no hospício Georg Rosenberg. Busbeck dedica-se a estudar o sofrimento, convencido de que se chegar a descobrir o padrão do horror através dos tempos resolverá os problemas da sociedade global. Mylia , no Hospício, apaixona-se por Ernst, esquizofrénico, de quem tem um filho. Uma mulher, um assassino, um médico, um menino, uma prostituta e um louco. E uma noite.

 

A Casa Grande de Romarigães – Aquilino Ribeiro

Wook.pt - A Casa Grande de Romarigães

Livro Físico

Este romance reproduz a mundivivência das terras nortenhas e aproxima o texto ficcional da realidade narrada, numa Beira rural e analfabeta ancorada numa sociedade patriarcal. Misturando erudição com a linguagem popular, Aquilino capta esse ambiente arreigado na religiosidade e na crendice e revela o instinto camponês com todas as superstições e todos os subterfúgios associados à obsessão de propriedade.

 

Hoje Estarás Comigo no Paraíso – Bruno Vieira Amaral

Wook.pt - Hoje Estarás Comigo no Paraíso

Livro Físico

Em Hoje Estarás Comigo no Paraíso, Bruno Vieira Amaral, desenha uma investigação do assassínio do primo João Jorge – morto no bairro em que ambos viviam no início dos anos 80 – e usa essa investigação como estratégia de recuperação e construção da sua própria memória: a infância, a família, o bairro e as suas personagens, Angola antes da Independência e nos anos que se lhe seguiram, e a figura (ausente) do pai. Na reconstituição da personalidade e do percurso da vítima, da noite em que tudo aconteceu, na apropriação que o narrador faz de uma ligação com João Jorge (mais ou menos forjada pelos mecanismo da memória) – e de que faz parte essa busca mais ampla das dobras do tempo e do esquecimento – são utilizados os mais diversos materiais: arquivos da imprensa da época, arquivos judiciais, testemunhos de amigos e familiares, e a literatura, propriamente dita – como uma possibilidade de verdade, sempre.

Pão de Açúcar – Afonso Reis Cabral

Wook.pt - Pão de Açúcar

Livro Físico

Em Fevereiro de 2006, os Bombeiros Sapadores do Porto resgataram do poço de um prédio abandonado um corpo com marcas de agressões e nu da cintura para baixo. A vítima, que estava doente e se refugiara naquela cave, fora espancada ao longo de vários dias por um grupo de adolescentes, alguns dos quais tinham apenas doze anos. Rafa encontra o local numa das suas habituais investidas às zonas sujas, e aquela espécie de barraca despertou-lhe imediatamente o interesse. Depois, dividido entre a atracção e a repulsa, perguntou-se se deveria guardar o segredo só para si ou partilhá-lo com os amigos. Mas que valor tem um tesouro que não pode ser mostrado? Livro baseado num caso real.

 

Meninas – Maria Teresa Horta

Wook.pt - Meninas

Livro Físico

Do fabuloso monólogo de Lilith num paradisíaco ventre materno, primeiro conto deste volume, até «Estrela», que fecha o livro, numa violenta, mas irresistível, história de abuso sexual paterno que leva a filha ao suicídio, Maria Teresa Horta traça, num português sumptuoso, ao longo de mais de trinta contos, uma vasta e belíssima galeria de «Meninas». Quase todas negligenciadas, quando não abandonadas e maltratadas, entregam-se à magia ou à leitura salvadoras. É assim com Beatriz, à beira do abismo no Faial, com Laura, abandonada pela mãe em «Eclipse», com Branca, perseguida pela madastra e o pai, com Maria do Resgate, que abre a porta aos anjos na falta da mãe, com Rute, ladra «sem culpa» de uma rosa apaixonante. Mas também com a infância de personagens históricas como a sanguinária condessa húngara Erzsébet, com a rebelde Carlota Joaquina, inconformada com um destino que não quis, a seduzir e enfeitiçar o pintor Maella autor do seu retrato oficial, ou literárias como Katie Lewis, apaixonada pela leitura e assim retratada por Edward Burne- Jones, a gerar o fascínio de Oscar Wilde. Meninas é um livro mágico e encantador, com que Maria Teresa Horta abre um novo rumo na história da literatura portuguesa.

 

Retalhos da Vida de um Médico – Fernando Namora

Wook.pt - Retalhos da Vida de um Médico

Livro Físico

Retalhos da Vida de Um Médico é um livro escrito por Fernando Namora, publicado pela primeira vez em 1949, que conta várias histórias passadas por este, enquanto exercia medicina principalmente no interior de Portugal (Beira Baixa e Alentejo).

 

Uma Família Inglesa – Júlio Dinis

Wook.pt - Uma Família Inglesa

Livro Físico

Num baile, Carlos Whitestone conhece uma misteriosa rapariga mascarada de dominó. O boémio inglês enamora-se. Quem seria? É Cecília Quintino, filha de um guarda-livros. Também ela se enamorou. Mas os problemas surgem. Será possível ultrapassar as diferenças sociais? E a vida estouvada de Carlos? Conseguirá ele regenerar-se e mostrar-se digno do amor de Cecília? Importa relembrar: a obra de Júlio Dinis é admirável – prosa inovadora, intimista e delicada; personagens marcantes. Camilo disse sobre ela: «Aquilo é rebate de entroixar eu a minha papelada e desempeçar a estrada à nova geração.» Mas interessa hoje esta história? Sim! Quem barra o amor de Cecília e Carlos? A mesquinhez, a má-língua, a intriga. É a coscuvilhice, oprimindo-os com o medo do julgamento. Esse medo e essa coscuvilhice continuam a existir: urge derrotá-los. Uma Família Inglesa é, pois, um manifesto pela liberdade. Eis a hora de o ler.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s