Um Copo de Cólera – Raduan Nassar

Wook.pt - Um Copo de Cólera

“…corta essa de solene, desce aí dessas alturas, entenda, ô estratosférico, que essa escalada é muito fácil, o que conta mesmo na vida é a qualidade da descida; não me venha pois com destino, sina, karma, cicatriz, marca, ferrete, estigma, toda essa parafernália enfim que você bizarramente batiza de “história”; se o nosso metafísico pusesse os pés no chão, veria que a zorra do mundo só exige soluções racionais, pouco importa que sejam sempre soluções limitadas, importa é que sejam, a seu tempo, as melhores; só um idiota recusaria a precariedade sob controle, sem esquecer que no rolo da vida não interessam os motivos de cada um – essa questãozinha que vive te fundindo a cuca – o que conta mesmo é mandar a bola pra frente”

“foi a duras penas que aprendi a transformar em graça o ferrete que carrego, sinto as mãos agora poderosamente livres para agir, evidentemente c’um olho no policial da esquina, o outro nas orgias da clandestinidade; é esta a iluminação que pode se revelar aos excluídos”

“impossível ordenar o mundo dos valores, ninguém arruma a casa do capeta; me recuso pois a pensar naquilo que não mais acredito, seja o amor, a amizade, a família, a igreja, a humanidade; me lixo com tudo isso! me apavora ainda a existência, mas não tenho medo de ficar sozinho”


images.wook.pt/getresourcesservlet/GetResource?...Raduan Nassar nasceu a 27 de Novembro de 1935 em Pindorama, Brasil. É escritor e foi o vencedor do Prémio Camões em 2016. É autor do romance A Lavoura Arcaica, da novela Um Copo de Cólera e do livro de contos Menina a Caminho.

A novela Um Copo de Cólera começa com um casal a fazer amor loucamente e continua com esse mesmo casal a discutir ainda mais loucamente. Se tivesse de descrever este livro numa palavra seria sem dúvida “provocador”.

É uma obra que não tem realmente uma história, antes sexo, uma discussão e muitas divagações e argumentos, uns mais loucos que outros. No meio disto, acaba por se tornar interessante, quase filosófico no meio da sua loucura. É sem dúvida um livro diferente da maioria, que se distingue, que chama a atenção e pode provocar reacções muito diversas nos leitores. Cada um o entenderá de sua maneira, não que isso não aconteça com todos os livros, mas com este será um resultado ainda mais evidente.

A leitura pode tornar-se confusa em alguns momentos, mas se for lido com atenção não deverá criar problemas de maior. O texto é corrido, com pouca pontuação e sem parágrafos, o que não o torna numa obra fácil de ler. Compensará isso certamente pelo pequeno tamanho.

Eu gostei, é uma leitura interessante, mas admito que não é o meu género de livro. Não fiquei apaixonada.

Livro recomendado.

2*

Livro Físico
Ebook

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s