Há muitas formas de pôr as nossas crianças a ler. Mostrar-lhes que os livros não são só um conjunto de letras paradas mas sim uma diversão repleta de possibilidades, é uma das melhores! Por isso hoje trago-vos uma lista com cinco livros infantis que são mais do que um simples livro no sentido tradicional da palavra. São, isso sim, livros que prometem divertir e apaixonar os mais novos! Preparados?
A que jogavam os víkings? E os índios kiowa da América do Norte? Qual era o jogo preferido dos astecas? Neste livro temos uma selecção de 10 jogos de tabuleiro provenientes de diversas partes do planeta. Em cada página ficamos a conhecer um jogo, as suas regras e temos até o tabuleiro para jogar! Para quem gosta mesmo destas coisas, também há o livro Os 10 Melhores Jogos de Sempre.
Este livro é ele próprio uma ardósia e traz um conjunto de giz, para que os mais pequenos se divirtam enquanto aprendem a desenhar as letras. É ou não é muito giro? Também há, claro, a versão para desenhar os números!
Na Floresta das Máscaras – Laurent Horeau
Numa manhã de Primavera, um caçador chega floresta. Atenção! Cuidado! Quem irá ele caçar? Um livro que tem uma história, um jogo e várias máscaras para picotar e usar. Prometedor! E recomendado pelo plano nacional de leitura.
A Grande Corrida – Didier Balicevic e Madeleine Deny
Um livro onde a leitura e as corridas de carros se juntam para uma grande aventura. 11 participantes fazem rugir os motores, mas todo o cuidado é pouco: armadilhas, perigos à espreita e não esquecer de respeitar o código da estrada! Etapas que vão da cidade até ao mar, passando por pântanos e montanhas cobertas de neve. Mais um livro-jogo, com 11 carros cartonados para destacar e utilizar nas páginas do livro e com a possibilidade de criar novas histórias nos circuitos, ideal para iniciação à leitura.
Não é um livro jogo, mas é um livro pop up sobre uma temática que os pequenos leitores muitas vezes adoram. E porque não aprender coisas importantes sobre o nosso universo ao mesmo tempo que se “brinca” com um livro assim? Nós por cá somos totalmente a favor!