O Silêncio do Mar – Vercors

Resultado de imagem para o silencio do mar vercors

“Não, preferi sempre ficar em minha casa. Não seria o melhor para o sucesso da minha música mas, antes assim: o sucesso é menos importante do que uma consciência tranquila.”

“É possível, contudo, que no meu coração, outro sentimento se misturasse com essa vontade; não posso ofender um homem sem sofrer, mesmo que esse homem seja meu inimigo.”

” – Eles disseram-me: «Esse é o nosso direito e o nosso dever.» O nosso dever! Feliz daquele que com uma certeza tão simples, encontra o caminho do seu dever!
As mãos voltaram a cair ao longo do corpo:
– Quando se chega à encruzilhada, dizem-nos: «Siga por essa estrada.» – Abanou a cabeça – Ora, essa estrada, não a vemos subir até às luminosas alturas dos cumes, vemo-la descer para um vale sinistro, afogar-se nas trevas fétidas de uma lúgrube floresta!… Oh meu Deus! Mostrai-me onde está o MEU dever!”

 

Resultado de imagem para vercors escritorJean Marcel Adolphe Bruller foi um escritor e ilustrador francês que co-fundou Les Éditions de Minuit com Pierre de Lescure. Nasceu a 26 de Fevereiro de 1902 em Paris e faleceu a 10 de Junho de 1991.

Em O Silêncio do mar conhecemos uma família francesa, tio e sobrinha que, ao ser obrigada a acolher na sua casa um oficial nazi durante a guerra, opta pelo silêncio para lidar com a situação. O soldado, Werner von Ebrennac, por outro lado, aceita esse silêncio e respeita-o, mas tem outros objectivos…

O silêncio do Mar é um livro com umas muito curtas 63 páginas, que se lê em menos de nada e deixa um sabor de quero mais na boca. É quase inacreditável que seja só aquilo e que ainda assim seja tão bom. Nunca tinha lido tanta tristeza em tão poucas páginas. Tem um toque de saudosismo e de sonhos, é quase poético e um tanto ou quanto filosófico. Um amor que não chega a ser real, mas que é verdadeiramente incondicional.

Uma pequena e apaixonante história!

Livro recomendado!

Livro na Wook

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s