10 Livros Para Leitores Iniciantes

Sabemos que há muitas pessoas que não têm o hábito de leitura, mas que até gostavam de ter. Por isso hoje, trazemos uma lista com alguns livros para adultos que querem começar a ganhar esse hábito. São livros curtos, de leitura fácil e que prometem agarrar até mesmo os leitores mais inexperientes.

 

As Dez Figuras Negras – Agatha Christie

Wook.pt - As Dez Figuras NegrasA grande mestre na arte dos policiais é sempre uma boa opção para iniciantes que querem enveredar pelo mundo dos livros. Optei por este porque já li e porque é um dos mais reconhecidos, mas muitos dos seus livros seriam boas opções. Nesta obra dez desconhecidos, que aparentemente não têm nada em comum, encontram-se numa mansão numa ilha deserta. Durante o jantar, ouve-se uma voz que acusa cada um deles de esconder um terrível segredo. E depois começam a morrer, um a um…

 

Histórias Extraordinárias – Edgar Allan Poe

Wook.pt - Histórias Extraordinárias
Este livro é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para a Formação de Adultos, como sugestão de leitura. Histórias Extraordinárias é uma colectânea de contos publicados entre os anos de 1833 e 1845, considerados clássicos da literatura de horror e policial. É um livro magnífico, tanto para quem gosta de contos de horror e mistério, quanto para quem deseja conhecer um dos mestres destes estilos literários.

 

O Meu Pé de Laranja Lima – José Mauro de Vasconcelos

Wook.pt - O Meu Pé de Laranja Lima
Embora recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 3º ciclo de escolaridade, este é um livro que vai também deliciar os leitores mais velhos. É a história do pequeno Zezé, uma criança de 5 anos que vive no seio de uma família extremamente pobre e, um dia, conhece finalmente o significado da ternura – só para depois a perder. Uma história verídica para quem gosta de histórias comoventes, que promete pôr qualquer um a chorar.

 

Bichos – Miguel Torga

Wook.pt - Bichos

Quem segue este blog já deve estar farto de me ver falar desta obra, mas vamos lá mais uma vez. Em Bichos, Miguel Torga apresenta-nos uma colectânea de contos sobre…bichos, claro. São contos lindos e comoventes, escritos de forma quase poética, que nos mostram um Portugal interior que conta muito da nossa história e da nossa gente. Lindo, de leitura fácil e mais uma vez uma obra que promete deixar o leitor de lágrima ao canto do olho.

 

A Quinta dos Animais – George Orwell

Wook.pt - A Quinta dos Animais

Se, por outro lado, é uma pessoa que gosta de se manter sempre actualizado e que gosta de uma boa sátira à nossa realidade, A Quinta dos Animais, é o livro indicado para se aventurar na leitura. Nesta pequena grande obra Orwell atribui aos animais os defeitos dos humanos e cria uma fábula para criticar a base da nossa sociedade. De rir!

 

O Estrangeiro – Albert Camus

Wook.pt - O estrangeiro

Meursault recebe um telegrama: a mãe morreu. De regresso a casa após o funeral, enceta amizade com um vizinho de práticas duvidosas, reencontra uma antiga colega de trabalho com quem se envolve, vai à praia – até que ocorre um homicídio. Uma história estranha e desconcertante, que promete cativar os leitores.

 

O Bestiário – Franz Kafka

Wook.pt - Bestiário de Kafka

Eu ia primeiramente sugerir A Metamorfose, do mesmo autor, mas acho que neste caso vale mais a pena investir nesta obra fantástica publicada pela Bertrand, que incluí não só A Metamorfose, mas vários outros contos (alguns inéditos em Portugal) do autor. Kafka parece assustador e difícil de ler? Neste caso, não é. Têm coragem?

 

A Culpa é das Estrelas – John Green

Wook.pt - A Culpa é das Estrelas

Foi uma grande moda há uns tempos atrás e é muitas vezes definido como um livro para jovens adultos, mas para quem não tem hábitos de leitura é sim, uma boa forma de começar. Apesar do milagre da medicina que fez diminuir o tumor que a atacara há alguns anos, Hazel nunca tinha conhecido outra situação que não a de doente terminal, sendo o capítulo final da sua vida parte integrante do seu diagnóstico. Mas com a chegada repentina ao Grupo de Apoio dos Miúdos com Cancro de uma atraente reviravolta de seu nome Augustus Waters, a história de Hazel vê-se agora prestes a ser completamente reescrita. Bonito, comovente, de leitura fácil, esta é uma história de amor, superação e…algo mais.

 

 

Contos do Desaforo – José António Barreiros

Wook.pt - Contos do Desaforo

Li esta obra há uns anos atrás, é pouco conhecida mas fácil de ler e vale muito a pena! Se preferirem experimentar obras de autores portugueses, então, esta pode ser uma óptima escolha. Nesta compilação de contos, José António Barreiros, conhecido sobretudo como autor de biografias, desafia-se a si mesmo a escapar ao real e a entrar no mundo ficcionado, aquele em que se sente escudado e ao mesmo tempo onde busca inspiração para criar narrativas poderosas unidas pelo fio condutor da capacidade de contar. Com base em parte das suas vivências, o autor cruza-se com as próprias histórias, muitas vezes fingindo não as ver, como se dele não fizessem parte, mas é a força arrebatadora do seu espírito que lhe permite o reencontro com a criação e que dá origem a novos e constantes impulsos. Para José António Barreiros, a palavra desaforo, escolhida para dar nome ao livro, prende-se com “o atrevimento que é escrever”. Um desafio ganho pelo especialista criminal.

 

Chocolate – Joanne Harris

Wook.pt - Chocolate

Provavelmente o livro mais doce desta lista. Vianne é uma mãe solteira que chega à pequena aldeia, com a sua filha, e ali abre uma chocolataria. Os capítulos alternados, ora com a voz de Vianne, ora com a do padre Reynaud (ao contrário do filme, no livro é este que quer fechar esta loja das tentações), criam uma grande tensão dramática. Um livro romântico e doce e também uma história de persistência.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s