Resumo de Leituras [Julho de 2019]

Não Sou um Monstro – Carme Chaparro

Wook.pt - Não Sou um Monstro

Se há alguma coisa pior do que um pesadelo é que esse pesadelo se repita. e entre os nossos piores sonhos, os de todos, poucos causam mais angústia do que uma criança que desaparece sem deixar rasto. É isso o que ocorre no início deste romance: num centro comercial, no meio do bulício de uma tarde de compras, um predador mantém-se à espreita, à coca, escolhendo a presa que está prestes a arrebatar.
Um livro bem escrito, com uma história interessante e de boas reviravoltas que consegue surpreender no final. Ainda assim um livro que não me agarrou, que não me conquistou e que não foi para mim uma boa leitura.

 

 

Mulherzinhas – Louisa May Alcott [Releitura] Wook.pt - Mulherzinhas

As irmãs Meg, Jo, Beth e Amy conhecem algumas dificuldades depois da partida do seu pai para a guerra e dos problemas económicos que a família enfrenta. Mas o espírito lutador e de união que reinam naquele lar ajudam-nas a seguir em frente.
Quer em casa quer nas relações com os amigos e vizinhos, elas conseguem surpreender e continuar e ser fiéis aos seus sonhos, vivendo cada dia com esperança e boa-disposição.
Uma história em que o amor e a coragem se revelam mais fortes do que todas as dificuldades que estas quatro raparigas, juntamente com a sua mãe, têm de enfrentar. Um dos grandes clássicos da literatura, muito criticado por algumas das situações que nos traz, mas que é no fundo apenas o resultado da época em que foi escrito. Um dos meus clássicos preferidos!

 

O Banqueiro Anarquista – Fernando Pessoa

Wook.pt - O Banqueiro AnarquistaMisto de «sátira dialéctica» e de «conto do raciocínio», segundo o próprio autor, O Banqueiro Anarquista (1922) desenvolve-se entre um personagem anónimo e um ex-operário, também anónimo, que se tornou banqueiro. No diálogo, este último narra o seu processo de formação, procurando demonstrar logicamente porque é realmente «anarquista», na teoria e na prática. Trata-se de uma obra bastante actual, que choca pelo seu carácter vincadamente universal, pois este é um diálogo que poderiam manter duas personagens em qualquer parte do mundo (sobretudo ocidental).
Um livro que se lê bem mais rápido do que esperava e que nos traz algumas questões interessantes.

 

 

Torto Arado – Itamar Vieira JúniorWook.pt - Torto Arado

Bibiana e Belonísia são filhas de trabalhadores de uma fazenda no Sertão da Bahia, descendentes de escravos para quem a abolição nunca passou de uma data marcada no calendário. Intrigadas com uma mala misteriosa sob a cama da avó, pagam o atrevimento de lhe pôr a mão com um acidente que mudará para sempre as suas vidas, tornando-as tão dependentes que uma será até a voz da outra.  Porém, com o avançar dos anos, a proximidade vai desfazer-se com a perspectiva que cada uma tem sobre o que as rodeia. Um livro fantástico, que nos agarra do início ao fim, com uma história soberba e apaixonante. Sem dúvida a minha leitura preferida deste mês!

 

7 Bases do sucesso – Alexandre Martins

Wook.pt - 7 Bases do Sucesso

As sete bases do sucesso que o autor promete trazer para este livro, até que estão lá sim. No entanto, foi um livro que não gostei. O autor fundamenta tudo e qualquer coisa com a sua própria experiência então ficamos com a sensação de estar a ler a sua própria autobiografia. Desnecessário. Não recomendo.

 

A Revoada – Gabriel García Márquez

Wook.pt - A RevoadaEsta é a história de um enterro impossível, o enterro de um homem, um misterioso e odiado médico, que a povoação quer deixar insepulto. E é também a história de um velho coronel na reforma que, para cumprir uma promessa, se empenha em enterrá-lo, apesar da oposição de todo o povoado e das suas autoridades. Como numa tragédia grega, o velho coronel, com a ajuda da filha e do neto, tentará cumprir a funesta tarefa.
O primeiro romance de Gabriel García Márquez que ficou um pouco aquém das minhas expectativas, mas que ainda assim é uma leitura que vale a pena. Está no entanto longe de ser a sua obra prima.

 

 

Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis – Augusto Cury

Wook.pt - Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis

Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis apresenta uma análise única e perspicaz sobre as mulheres: as suas emoções, os seus medos, os seus anseios e desejos. Augusto Cury identifica catorze tipos de mulheres (tais como as analíticas, as contemplativas, as impulsivas, as dependentes e as autoritárias), realçando os aspectos positivos e negativos de cada tipo.
Não é um livro excepcional ou um dos melhores do género, mas é uma leitura interessante. Vale a pena!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s