Dicas para aproveitar a Feira do Livro de Lisboa sem destruir as suas finanças

Resultado de imagem para feira do livro lisboa 2019

Começa já esta quarta-feira a tão esperada Feira do Livro de Lisboa. Aguardada por muitos, há quem a defenda com unhas e dentes e chegue a juntar dinheiro durante semanas para aproveitar melhor. Outros, dizem que é um engano, que os descontos não são assim tão grandes e se formos bem a ver fica mais barato ir comprando ao longo do ano.

Afinal, em que ficamos?

Eu digo que depende. Se formos à feira do livro sem pensar antes e nos pusermos a comprar por impulso tudo o que nos parecer bom de momento, sim, vai dar asneira. Vão acabar por gastar muito mais do que queriam, muitas vezes em coisas que não vão ler ou das quais não vão gostar. Por outro lado, se forem prevenidos e com objectivos definidos, a feira pode ser bastante útil sim.

Hoje, viemos trazer algumas dicas de como aproveitar esta famosa Feira Literária.

 

Defina um orçamento

O primeiro e o mais importante passo é mesmo esse: defina quanto pode gastar e não ultrapasse esse valor! Não se esqueça, também, que o dinheiro gasto na feira do livro muitas vezes não é só aquele que gasta realmente em livros. Também é preciso considerar o dinheiro gasto na deslocação e na comida, se comer alguma coisa por lá, por exemplo.

Resultado de imagem para feira do livro lisboa 2019

 

Tenha a sua Wishlist à mão

Muitos leitores, quase todos diria eu, têm uma lista de desejos de livros. São aquelas obras que quer mesmo, que sabe que muito provavelmente vai gostar e em que já estava de olho antes de ir à feira do livro. Comece por essas obras. Veja quais são as editoras, se alguma tem um desconto significativo, se alguma é livro do dia. Aconselho que explore bem os livros do dia, são muitos e muitas vezes repetem-se mas de vez em quando encontramos lá algo que queremos realmente.

Compare preços

Olhe para a sua wishlist e veja quais são os preços normais a que essa obra é vendida nas livrarias e na editora. Eu já me deparei com casos em que o preço do livro tinha sido aumentado para depois ser posto em promoção ao preço habitual do livro. A placa diz 40% de desconto? Tudo bem. Mas confirme!

Entretanto, pode sempre optar por levar a sua wishlist em papel ou no telemóvel e apontar nela também o preço habitual.

Resultado de imagem para feira do livro lisboa 2019

 

Não se deixe influenciar

Tenha foco! Se são aqueles 5 livros que procura e já viu que compensa, compre-os sem se desviar para outros, ou corre o risco de já não ter dinheiro quando os encontrar. A feira do livro é enorme e este é um sério risco.

Tenha cuidado para não se deixar influenciar. É muito fácil, na empolgação do momento, ver aqueles anúncios de “o livro mais lido”, “o preferido de ***” e aquelas opiniões fantásticas de grandes autores que adoram aquele livro. Tenha consciência de que isso é publicidade e de que essas opiniões são opiniões pagas. Se o livro não está na sua lista, pense duas vezes. Se tem dúvidas se será o seu estilo pense três.

Resultado de imagem para feira do livro lisboa alfarrabistas

 

Vá aos alfarrabistas

Sim, eu sei que há muitos leitores que não gostam de livros em segunda mão. Mas vamos ser sinceros aqui.

Os descontos das editoras muitas vezes não compensam. 10% de desconto, 20% de descontos, são valores que facilmente se conseguem comprando online a qualquer momento. Mesmo descontos mais altos nunca chegam a fazer grande diferença, porque nunca são muito mais altos e porque acabam por ser valores que se conseguem noutros locais em promoções regulares ou comprando com o cartão fnac por exemplo. Os livros do dia é o que ainda compensa mais, mas se o livro não fizer já previamente parte da sua wishlist vai acabar por estar só a comprar por impulso e isso ainda é pior.

Os alfarrabistas têm a vantagem de ter preços realmente mais baixos. Além disso, são bancas onde encontramos de tudo; em vez de termos uma pilha com 30 livros iguais, temos uma pilha com 30 livros todos diferentes uns dos outros. Encontramos edições que já não há nas editoras, livros raros e esgotados, livros como novos a preços muito mais baixos. Eu gosto especialmente de livros em segunda mão porque, para além disso, eles também tem já a sua própria “história de vida”, o seu próprio caminho. É melhor para o planeta, melhor para a carteira e ainda ajudamos os pequenos comerciantes.

 

Aproveite o momento!

Talvez eu seja um tanto ou quanto idealista, mas para mim a feira do livro não se resume só ao consumismo, a vir de saco cheio para casa. É muito mais que isso. É um evento, um dia diferente para aproveitar em família e amigos, uma oportunidade de conhecer outros leitores, de ouvir escritores. Um ponto de encontro.

Por isso vá, mas não vá só comprar. Aproveite o dia.

Imagem relacionada

2 comments

  1. Concordo em absoluto com as tuas dicas.

    Mas é difícil para sermos atingidos pelo impulso, até eu que visito a feira há 33 anos de forma ininterrupta, por vezes adquiro “aquele” livro por impulso.

    Porém eu também procuro os alfarrabistas, pois ali efectivamente encontramos obras muito baratas.

    E sim, acredito que a feira do livro vale pelo dia em si. Por ir em família, pelo meu filho “respirar” aquele ambiente, toda aquele amontoado de gente e livros, pois pelos preços, sinceramente não vale muito a pena.

    A única excepção que coloco é a Hora H e o livro do dia. Se tivermos sorte em ver algum livro que desejamos como livro do dia, aí sim, o desconto pode chegar aos 50%. Por exemplo, já estive a pesquisar e sei que um dos livros que desejo vai estar como livro dia no dia em que vamos lá, logo, um livro que custa 23€, irá estar a 12€.

    Liked by 1 person

    • Sim, acho que todos nós somos atingidos pelo impulso em algum momento. E eu pessoalmente adoro iraos alfarrabistas e encontrar “aquele” livro velho, de que posso até nunca ter ouvido falar mas que acaba por ser mesmo o meu género. Alguns dos meus livros preferidos foram encontrados assim 😉

      Um dos livros da minha lista também está como livro do dia em que lá vou. Sorte ou não, esse vem comigo de certeza 😀

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s