Uma introdução sobre machismo, sexismo e outros ismos…

Resultado de imagem para feminismo

O engraçado é a minha vontade de entrar por estes temas ter vindo de uma revolta cinematográfica (podem ler sobre isso aqui). Mas vamos lá.

Machismo é um conceito filosófico e social que crê na inferioridade da mulher, que defende que o homem é o líder superior, o protector e a autoridade da família. Feminismo é um conjunto de movimentos políticos, sociais, ideologias e filosofias que têm como objectivo direitos iguais para homens e mulheres o empoderamento feminino e a libertação de padrões patriarcais. Sexismo, por sua vez, é o preconceito ou discriminação baseada no género ou sexo de uma pessoa. Pode afectar qualquer género, mas é particularmente documentado como afectando mulheres e meninas.

Há quem diga que o machismo e o sexismo são coisas ultrapassadas, que é mania de perseguição, que já não existe. Mas a verdade é que as mulheres e as estatisticas dizem o contrário.

Por exemplo, sabiam que no ensino básico, segundo as estatísticas, há uma hipótese oito vezes maior de os rapazes responderem espontâneamente, enquanto que as raparigas tendem a levantar a mão antes de falar e a esperar pela sua vez? Porque é assim que as ensinam. No cinema e na televisão as personagens masculinas tendem a ter discursos mais inovadores e tem duas vezes mais falas e mais tempo de ecrã. As mulheres também tendem a ganhar menos que os homens mesmo que realizam o mesmo trabalho e em circunstâncias iguais os empregadores tendem a contratar homens em vez de mulheres. Todo isto tende a piorar ainda mais se a mulher em questão pertencer a uma minoria étnica ou for homossexual.

Agora, onde quero chegar com este post, perguntam vocês. É simples. Este post é apenas uma introdução para um novo cantinho que resolvi abrir aqui no blog.

Quando criei o blog a ideia era falar de leituras e moda, daí o nome Livros & Saltos. Mas a moda acabou por ir ficando para trás e nunca cheguei a mudar o nome do blog (apesar de ter pensado nisso diversas vezes), por questões técnicas que não me apeteceu resolver.

Agora, resolvi adaptar o Saltos. Este novo recanto no blog vai ser sobre feminismo, sobre o que as mulheres passam no ambiente laboral e sobre como ter sucesso na carreira sendo mulher. A ideia é aconselhar e mostrar a todas que não estamos sozinhas.

Isto não muda, é claro, o foco central do blog, que continuará a ser a leitura.

Mas agora seremos verdadeiramente Livros & Saltos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s