Viver depois de ti – Jojo Moyes

SINOPSE
“Lou Clark sabe muitas coisas. Sabe quantos passos deve dar entre a paragem do autocarro e a sua casa. Sabe que trabalha na casa de chá The Buttered Bun e sabe que não está apaixonada pelo namorado, Patrick. O que ela não sabe é que vai perder o emprego e que todas as suas certezas vão ser postas em causa.

Will Traynor sabe que o acidente de motociclo lhe tirou o desejo de viver. Sabe que agora tudo lhe parece triste e inútil e sabe como pôr fim a este sofrimento. O que não sabe é que Lou vai irromper na sua vida com toda a energia e vontade de viver. E nenhum deles sabe que as suas vidas vão mudar para sempre.

Em Viver depois de ti, Jojo Moyes aborda um tema difícil e controverso com sensibilidade e realismo, obrigando-nos a refletir sobre o direito à liberdade de escolha e as suas consequências. “

Comecei este livro por acaso, num dia em que achei que precisava de um romance leve. Acabou por não ser tão leve assim.

Nesta obra, mascarado ternamente de romance temos um dos temas mais polémicos da actualidade: a eutanásia. Se estivéssemos no lugar de Will, seria o amor suficiente para nos convencer a viver? E Lou, deve aceitar ou lutar para o convencer a viver?

Um livro que não se prende ao habitual “apaixonar-brigar-fazer as pazes” como a maioria dos romances faz. Fala-nos do amor na sua forma mais honesta, mais incondicional e esforça-se por nos lembrar que no fim o importante é termos aproveitado cada dia das nossas vidas ao máximo, termos amado ao máximo enquanto podemos.

A única coisa que me desapontou, muito honestamente, foi o titulo. Eu li primeiro a versão brasileira em que o titulo é “como eu era antes de você” que está bem mais perto do titulo original em inglês “me before you” do que a versão portuguesa. O que acontece é que tanto a versão inglesa como a brasileira não remetem nada para o fim, tornando-o uma surpresa para os mais distraídos, enquanto que o titulo em português já nos avisa logo de inicio que há um “depois” onde alguém não estará presente.

Devo dizer que também já li o segundo volume, também na versão brasileira, com  titulo “Depois de você”. Estava reticente, pois não sabia bem o que mais se poderia dizer depois daquele final, mas acabou por ser tão bom ou melhor que o primeiro.

Rege-se pelo tema da perda, como lidar com uma dor assim. Interessante ver as diversas formas de agir de cada personagem. Como se costuma dizer, cada um lida com a dor à sua maneira. Mais interessante ainda são as personagens novas (aqui vou tentar não fazer spoiler) que mostram que por muito grande que seja a dor, há sempre uma esperança no novo dia.

Livro na Wook

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s