5 Livros que eu adoro e [quase] ninguém conhece

Confissões de uma Freira Pagã – Kate Horsey

Resultado de imagem para confissoes de uma freira paga

Se há um livro que está no topo da lista de “livros que eu adoro e quase ninguém conhece”, então, é este. É realmente um livro muito bom e muito pouco conhecido.
Aqui vemos a história de  Gwynneve, uma mulher pagã, que toda a sua vida viveu entre druidas. Até que um dia, por circunstâncias da vida, acaba sozinha e a precisar de ajuda e…é acolhida por um convento, onde se torna freira, na altura da expansão do cristianismo.
Dividida entre dois mundos tão diferentes, Gwynneve é também uma mulher dividida entre o presente e o passado, sem saber ao certo no que acreditar. É uma personagem muito ingénua, inocente, o que dá também um toque muito interessante ao romance.
Livro muito recomendado!

“E que mensagem quereria eu das estrelas, naquela noite em que, pela primeira vez na vida, me encontrei a vaguear sem mãe?Que mensagem quereria eu que o céu me desse numa noite qualquer? Que sou amada? Que estou protegida? Que algo entende os meus esforços, apesar deles falharem? Que o céu é uma cortina atrás da qual nos espera tudo aquilo que desejamos, todos os sonhos que lamentamos e que estão no regaço dos mortos, que esperam e segredam como crianças a brincarem às escondidas?  Que, se tiver fé, serei invadida por um entendimento que é completo e extasiante? Talvez, se deixássemos de olhar para as estrelas e em vez disso olhássemos para este mundo, estariam lá as mensagens de que necessitamos e os deuses poderiam tomar conta de assuntos maiores do que a pequena mágoa de uma só pessoa.”

“E agora penso no abade. Consigo imaginá-lo, ele mesmo, a atirar uma mulher pequena para o fogo sem se importar com o seu sofrimento. Ele não gosta da força do meu olhar quando declara quem irá para o Paraíso e quem irá para o Inferno. O abade saberia que Giannon estava no inferno, enquanto que eu, que não estou inteiramente convertida nem verdadeiramente baptizada, sei que Giannon vive noutra encarnação, talvez como uma mãe, pois ele precisa de cultivar os seus afectos. Mas quando me torno ais sabedora e acredito no Inferno, rezo a Deus para que Ele me ponha lá com Giannon, pois se no céu estão homens como o abade, então isso para mim seria o Inferno.!

(in Confissões de uma Freira Pagã)

*******

 

 

Wook.pt - Contos do Desaforo

Contos do Desaforo – José António Barreiros

Li este livro há muitos anos, quando tive de ler um livro de um autor português para uma disciplina e peguei, basicamente, no primeiro que encontrei. Foi este.

Acabou por se tornar uma leitura fantástica.
José António Barreiros é conhecido sobretudo como autor de biografias mas tenho de dizer que bom bom era que ele se virasse para a literatura. A escrita deste livro é daquelas que tem poesia nas palavras, que tem doçura na voz e mesmo assim uma grande dose de realidade. As personagens são como nós, podiam ser qualquer um de nós. E é, também, um livro muito fácil de ler.

 

Houve dias na cidade em que regressei a casa com os pés esgotados de não andar e a cabeça exausta de não ter pensado coisa alguma. Foram dias imóveis em que fiz o que não quis e não fiz o que gostaria de ter feito. Houve dias na cidade em que, chegado a casa, tomei banho só para me livrar de mim, ralo abaixo. Depois vieram os dias em que já não havia na cidade a casa a que supunha voltar. ” 

(in Contos do Desaforo)

*******

Segredos de Familia – Kim Edwards

Wook.pt - Segredos de Família
Numa noite de Inverno de 1964, em plena tempestade de neve, o doutor David Henry vê-se obrigada a fazer o parto dos seus filhos, gémeos.
Primeiro, nasce um rapaz, perfeitamente saudável. Depois, uma menina, com síndrome de down. A esposa está inconsciente e é então que David toma uma decisão que vai mudar a vida da família para sempre.
Este é um livro sobre as relações humanas, sobre erro, perdão e amor. Não é um livro com uma história surpreendente, mas é uma leitura boa, comovente e que até pode desmistificar alguns preconceitos.

 

*******

 

Beastly – Alex Flinn

Wook.pt - Beastly

Como fã de literatura fantástica que sou, não podia faltar nesta lista um livro de literatura fantástica. Talvez o mais conhecido desta lista de livros pouco conhecidos, este já foi até adaptado ao cinema.
É, basicamente, uma versão mais recente e mais adulta de A Bela e o Monstro.
É a história de  Kyle Kingsbury, um rapaz que é o que qualquer rapaz gostava de ser: perfeito. Até deixar de ser. Poderá o amor ser mais forte que a monstruosidade.

 

 

 

*******

 

Wook.pt - O Rapaz do Rio

O Rapaz do Rio – Tim Bowler

Um livro de literatura juvenil sim, mas um livro de literatura juvenil que vale muito a pena. Aqui conhecemos a história de Jess, que tem dois grandes amores: a natação e o avô. Até que um dia Jess descobre que o avô se encontra em estado terminal.

Um livro sobre a morte, o amor e a coragem, com um toque de misticismo e do fantástico que os mais novos vão adorar.
Muito recomendado.

 

 

 

 

 

 

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s