“Há um ditado que diz: “Cão que ladra não morde.” Um homem confiante não precisa provar que é confiante. Uma mulher rica não tem necessidade de convencer ninguém de que é rica. Ou você é ou não é. E se você passa o tempo todo sonhando em ser alguma coisa, está inconscientemente reforçando a mesma realidade: você não é aquilo.”
” – Não espere por uma vida sem problemas — continuou o Panda. — Isso não existe.
Em vez disso, torça por uma vida cheia de problemas pequenos.”
(da versão brasileira)
Eu já tinha visto este livro à venda e até já me tinham falado sobre ele.
Mas é um livro monocromático e com um palavrão no titulo, então pensei que não devia ser nada de jeito e passei directo. Até que vi a Karol Pinheiro falar sobre ele num video e fiquei curiosa. Resolvi dar uma oportunidade.
Neste livro Mark Manson vem tentar pôr em causa várias coisas que todos nós temos como certas, como a importância das emoções, o “cada um de nós é especial” e o poder do pensamento positivo, entre outras.
Se há coisa que podemos dizer sobre este autor, é que ele não tem papas na língua. O que tem a dizer diz, o que tem a admitir admite, sem se preocupar com educação ou com o que possam pensar dele. Acho que nunca tinha lido um livro em que o autor dissesse tudo o que pensa desta forma. E adorei isso. Seria algo que gostava de ver mais vezes.
Quanto à “teoria” dele, posso dizer que concordei com a maior parte, senão com toda. A parte do pensamento positivo foi provavelmente a minha preferida, pois foi algo em que nunca tinha pensado daquela forma, mas que é completamente verdade. A parte de não sermos excepcionais, de sermos todos apenas vulgares, também é algo que vou reter. Acho que hoje em dia todos nós nos julgamos especiais a determinado ponto e isso é uma das principais razões de existirem tantos problemas neste nosso mundo. Fomos ensinados a pensar maior, a pensar positivo e a sentirmo-nos especiais quando na verdade, como refere o autor, apenas devíamos aprender a fazer as escolhas certas e a dizer foda-se para o resto.
Um livro simples, directo e sem falinhas mansas, capaz de derrubar muitos livros de auto-ajuda e muitas opiniões que há por este mundo fora.
Livro muito recomendado!