As pedras têm entranhas?

Published by

on

É para esta vida justamente
que o homem deveria ter vindo ao mundo
a palma grande como uma duna
os ombros altos como duas dunas
a língua vasta como uma praça
mil olhos em vez de dois
mil milhas atravessadas a cada passo
Mas somos como vedes assim
e só a morte nos livrará das correntes
ou só ela reacenderá as perguntas

Mourid Al-Barghouti

Hoje temos para quem nos segue mais uma opinião sobre mais um livro da colecção Poesia traduzida da editora contracapa. Já passaram pelas nossas estantes as antologias de poemas noruegueses, dinamarqueses e finlandeses. Ainda passarão os poemas árabes, argentinos e russos. Mas por agora, vamos falar de As pedras têm entranhas?, uma antologia de poemas palestinianos.

O curioso desta colecção é perceber o quanto a poesia varia de país para país. Tudo, desde temas a ritmo e métrica, muda de um para outro. A tradução destas obras para o português é algo que louvo sem qualquer tipo de dúvida: não deve ser fácil de fazer.

Sobre os poemas palestinianos: ao contrário do que acontece muitas vezes com a poesia, o tema principal não é o amor. Também não acontece como com os poemas noruegueses e dinamarqueses, um sofrer de desejar a morte. Aqui, somos tocados pela realidade que transparece da poesia: percebemos que quem nos escreve vive em condições dificeis, tem uma história dificil e quer contá-la. No entanto, aqui, o sofrimento é um dado adquirido. É o que é. A normalidade.

São poemas belissimo, com uma métrica muito diferente daquilo a que estamos habituados por cá mas que vale a pena conhecer.

Recomendado. 5*

Uma resposta a “As pedras têm entranhas?”

  1. Avatar de Literatura Aprendiz
    Literatura Aprendiz

    Olá, moça, legal, bem erudita você. Admiro. Este meu blog será desativado, daí tô me despedindo da galera que seguiu. Criei um outro, mas ele é a pior que coisa que já escrevi e com grande chance de ser a pior pra vida toda. Mas posso fazer nada, é onde tô agora. Vou divulgar com vergonha: jonatasfelix90.wordpress.com

    Continue seus estudos. Parabéns pelo trabalho. Nunca duvide de onde você chegará um dia com seu trabalho constante. Abraço. Boa tarde.

    Liked by 1 person

Deixe um comentário