Livro Físico
Nana Ekvtimishvili nasceu a 9 de julho de 1978 na Geórgia e é escritora e directora.
Em Onde as pêras caem esta autora traz-nos a história de uma “escola de idiotas” ou seja uma escola onde eram abandonadas as crianças com dificuldades de aprendizagem e deficiências intelectuais.
As minhas expectativas estavam bastante elevadas para esta leitura, de tanto que já me tinham falado deste livro. Talvez por isso sou forçada a reconhecer que ficou um pouco aquém do esperado.
No entanto Onde as pêras caem é efetivamente um bom livro. A história está bem pensada e construída e é impactante; o leitor cria facilmente empatia com as personagens e conseguimos perceber o dia a dia e as relações que se criavam nesta instituição. Vamos percebendo certas coisas através das entrelinhas, quase sub-repticiamente, de uma forma muito interessante. Ainda assim, senti que estava pouco aprofundado. É um livro demasiado rápido, que podia ter sido mais prolongado e ter mostrado a realidade destas personagens e desta situação mais a fundo. O final pode causar discórdia entre os leitores mas eu pessoalmente adorei.
Livro recomendado. 4*