Queimar livros – Richard Ovenden

Livro Físico

“Quando olhamos para o saber da Antiguidade, temos de coligir o que são meros testemunhos fragmentários. Tão importante era a obra d Safo, que durante séculos se referiam a ela apenas como «a Poeta», tal como Homero era «o Poeta». As duas epopeias homéricas chegaram-nos relativamente intactas, mas só conhecemos a lírica de Safo graças às obras por ela influenciadas, como as de Platão, Sócrates e Catulo. Se a Biblioteca de Alexandria tivesse sobrevivido (e sabemos que tinha uma coleção completa de lírica sáfica), quão diferente acharíamos a literatura da Antiguidade?”

Richard Ovenden

Richard Ovenden nasceu a 25 de março de 1964. É bibliotecário na Biblioteca Bodleiana de Oxford e autor,  membro honorário na Faculdade de St. Hugh, em Oxford e membro profissional da Faculdade de Balliol.

Em Queimar livros: uma história da destruição do saber, Richard Ovenden fala-nos sobre a história dos livros e da sua destruição a par com a história da humanidade. Aqui mergulhamos a fundo no tema da censura, da queima de livros e bibliotecas e em todos os tipos de destruição de livros que ficaram na história.

Em primeiro lugar, tenho de referir o quanto este livro é bom de ler. A escrita de Ovenden é interessante, agarra, conquista e, ainda assim, consegue ser uma leitura fácil e acessivel. É, no entanto, uma obra com uma quantidade abismal de informação, que talvez não consigam ler de seguida.

Ovenden apresenta-nos a história dos livros e da sua destruição a par com a história da humanidade de uma maneira bastante curiosa. A maneira como se entrelaçam e como o autor conseguiu expô-las de uma maneira tão acessível é realmente excepcional. Por vezes estes livros mais teóricos, técnicos, podem tornar-se um pouco aborrecidos. O de Ovenden não!

É sem dúvida um livro que vale a pena ler e ter na estante, para consultar sempre que for preciso. Um livro capaz de apaixonar qualquer amante de história e de livros.

Muito recomendado! Livro preferido. 5*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s