O caderno do avô Heinrich – Conceição Dinis Tomé

Livro Físico

O meu pai dizia que há homens que são loucos e que, quando têm o poder nas mãos, aproveitam para concretizar todos os seus delírios e dar voz a todos os fantasmas e ódios que têm dentro de si. A nossa família saíra da Alemanha porque um homem muito perigoso, dizia o meu pai, comandava o país. Afinal, esse homem, como um grande e obeso polvo, conseguia fazer chegar os seus tentáculos a todo o lado.”

Conceição Dinis Tomé

Conceição Dinis Tomé nasceu em Vila Nova de Famalicão em 1970. É professora bibliotecária, investigadora e autora de livros infantojuvenis. 

Em O Caderno do Avô Heinrich conhecemos a história do avô de Henrique. Nascido na Alemanha, Heinrich era um adolescente quando Hitler começou a espalhar o nazismo e apesar de a sua família não ser judia, eram demasiado “amigos” dos judeus para estarem em segurança na sua terra. Partiram então para Varsóvia, sem saber que algum tempo depois também os ideais de Hitler lá chegariam. E com eles, a guerra.

É em Varsóvia que Heinrich conhece e faz amizade com Jozéf, um adolescente judeu. E quando o seu amigo é isolado num gueto com a família, Heinrich está pronto para fazer qualquer coisa para o salvar. Mesmo que isso o possa pôr em risco a ele e à sua família.

O Caderno do Avô Heinrich é um livro juvenil, pequeno e de leitura fácil. Está muito bem escrito e, apesar da sua história ser dura e pesada como as histórias que conhecemos desta época, foi criado de maneira a que não se torne demasiado duro nem pesado para os leitores destas idades. No fim, percebemos que conhecemos a história de Heinrich pelo caderno que ele escreveu para o seu neto, Henrique. A somar isso com todo o tema da amizade e do amor que nos traz este livro, esta acaba também por ser uma história doce e comovente.

Uma obra maravilhosa, de leitura simples e onde não falta nada: a guerra e os ensinamentos que ela nos deixou, os livros e o poder que eles nos dão, a importância da família e dos amigos, do amor e das amizades e até mesmo algumas questões mais comuns à adolescência como os primeiros amores e a desobediência aos pais.

Lindissimo. Muito recomendado. 4*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s