Dez livros sobre bebés que vale a pena conhecer

Os Bebés Também Querem Dormir
Constança Cordeiro Ferreira

Livro Físico

Repleto de boas dicas e métodos para acalmar os bebés nos seus primeiros meses de vida, Os Bebés Também Querem Dormir é um livro fundamental em todas as casas onde exista um bebé. De fácil consulta, muito prático e verdadeiramente esclarecedor, trata-se de um livro centrado no bebé e na sua linguagem. Com a ajuda da autora, aprenderá a comunicar com o seu bebé e ambos descobrirão a linguagem secreta que une pais e filhos. Compreenda-os desde o nascimento e viva dias felizes e noites tranquilas. Sem choros, sem dramas.

O Bebé Sabe Comer
Marília Pereira

Livro Físico

Tal como existem diferentes estilos de parentalidade também existem várias abordagens para a introdução da alimentação complementar. Neste livro vamos aprofundar um pouco mais a abordagem designada por Baby-Led Weaning (BLW). Nesta forma de introdução da alimentação complementar, os bebés participam, desde o início (pelos 6 meses), das refeições em família. Sentam-se à mesa com os pais, avós ou outros cuidadores e partilham o mesmo espaço, o mesmo tempo e a mesma refeição. Desta forma, os alimentos oferecidos ao bebé farão parte de uma alimentação equilibrada onde haverá menos probabilidades de se cair na monotonia e de carências nutricionais. Mas o BLW é muito mais do que oferecer alimentos em pedaços. Esse será o meio para atingir o fim: um bebé que come sozinho. É uma filosofia de vida, uma maneira de estar. Mais do que não oferecer comida em puré, o BLW pressupõe que as refeições sejam realizadas em família. Sem o «agora vou despachar o bebé para depois comermos nós». A hora da refeição deve ser um momento de convívio, boa disposição, tranquilidade e comunicação entre todos os elementos da família.

Bebé Amado
O essencial sobre o bebé no primeiro ano de vida
Cátia Godinho

Livro Físico

O nascimento de um bebé pode ser uma das fases mais bonitas na vida de muitos pais, mas com o bebé surgem também muitas dúvidas e inseguranças. Neste guia prático, Cátia Godinho, enfermeira em contexto pediátrico há mais de uma década, explica-lhe tudo o que precisa de saber no primeiro ano de vida do seu bebé, descomplicando aquilo que pode parecer complicado. Ao longo da sua experiência profissional, a autora tem acompanhado e esclarecido muitas famílias em relação aos seus bebés. Essas dúvidas e perguntas, comuns à maioria dos pais, têm agora resposta com este livro. Com uma linguagem simples, são abordados todos os temas mais relevantes desta fase, como as cólicas, o choro, o sono, os cuidados básicos de saúde e higiene de um bebé, a alimentação, as primeiras viroses, a febre, entre outros. E ainda um capítulo inteiramente dedicado aos acidentes mais comuns nesta idade, com recomendações para que saiba como agir. Além da sua experiência como enfermeira, a autora também é mãe de 5 filhos, dando um caráter muito familiar e real às sugestões deste livro.

O Quarto Trimestre
Joana Martins

Livro Físico

A chegada de um bebé tem tanto de maravilhoso como de desafiante e exigente para os seus pais, mas, de um modo muito particular, para a mãe. Atender às necessidades de um bebé recém-nascido é um dos trabalhos mais difíceis que se possa imaginar, já que exige uma disponibilidade de 24 horas por dia, 7 dias por semana, e é difícil prever o que vai acontecer. Neste livro, a pediatra Joana Martins ajuda os pais a perceber os desafios que, tanto o recém-nascido como a mãe, irão atravessar neste difícil período. Numa escrita direta e sem rodeios, este é o manual essencial para planear os primeiros três meses de vida do seu filho mas também para planear a maior mudança da sua vida – a de ser mãe.

O Grande Livro do Bebé
Mário Cordeiro

Livro Físico

O nascimento de um filho é um momento único na vida dos pais. Chegados a casa, inicia-se uma fantástica aventura onde todas as horas, noites, dias, semanas, meses, contam. O primeiro ano de vida é longo, repleto de dúvidas, perguntas, inquietações e momentos críticos. Estes doze meses intensos são fundamentais para a personalidade e o desenvolvimento do vosso filho. Infelizmente, ou felizmente, o vosso bebé não vem com «manual de instruções». O autor foca todas as necessidades fundamentais do bebé – alimentação, sono, desenvolvimento, saúde e conforto – que são objecto de grande preocupação por parte dos pais.

O Livro do seu Bebé
Hugo Rodrigues

Livro Físico

É nos primeiros 1000 dias do bebé — que correspondem aos nove meses de duração média de uma gravidez mais os dois primeiros anos de vida — que ocorre a maior parte do crescimento e desenvolvimento corporal da criança e se estabelecem as bases para o seu estado de saúde, crescimento e desenvolvimento intelectual. Neste livro, o pediatra Hugo Rodrigues – presença frequente na TV e na imprensa, para além de autor do site de pediatria mais visitado do país – revela como lidar da melhor maneira com esse período crucial. Começando pelos cuidados a ter ainda durante a gravidez, passando por orientações adaptadas às diferentes idades do bebé acerca da alimentação, sono, higiene, segurança e desenvolvimento cognitivo, esta obra de referência é um guia completo e abrangente que procura responder às principais preocupações dos pais.

Socorro! O meu bebé não dorme
Clementina Almeida

Livro Físico

Neste livro, encontrará ferramentas para compreender melhor o seu bebé e a forma como ele dorme, respeitando-o enquanto ser humano. Não pretendo fornecer uma solução milagrosa que permita ao seu bebé dormir a noite toda. Aliás, poucas soluções servem a todos os bebés em todos os momentos do seu desenvolvimento. O que aqui apresento é evidência científica, sem juízos de valor acerca das suas opções, para que possa seguir o seu instinto sem sentimentos de culpa.

O Bebé Mais Feliz do Mundo
Harvey Karp

Livro Físico

O Dr. Harvey Karp, o pediatra mais reputado dos Estados Unidos e especialista em desenvolvimento infantil, pode ensinar qualquer mãe ou pai a tornar o recém-nascido mais exigente no bebé mais feliz do mundo! Com os seus conselhos sensatos, pais e avós, enfermeiros e babysitters vão conseguir acalmar o choro dos bebés e aumentar o seu tempo de sono. O método muitíssimo eficaz do Dr. Karp baseia-se em quatro conceitos revolucionários:
1. O Quarto Trimestre: Como recrear o ambiente uterino que o seu bebé ainda quer… mesmo estando fora do útero.
2. O Reflexo Calmante: O «botão de desligar» que nasce com todos os bebés e que permite rapidamente acalmar a agitação e o choro.
3. Os Cinco Passos: Cinco métodos fáceis para acionar o extraordinário reflexo calmante do seu bebé.
4. A Cura do Abraço: Como combinar os Cinco Passos de forma a acalmar até os bebés com cólicas.
Milhares de pais, desde profissionais de saúde a estrelas mundiais como Madonna, consultaram o Dr. Karp para aprender as suas excepcionais técnicas.

À Descoberta do Seu Bebé
Exercícios e atividades práticas para fazer com o seu filho no primeiro ano de vida
Margarida Lobo Antunes e Andreia Vidal

Livro Físico

Com a chegada de um bebé, os pais preocupam-se com a sua saúde, alimentação, numa espécie de corrida para alcançar o troféu de melhores pais! E muitas vezes, entre o cansaço do dia a dia, esquecem-se de que, sendo aquelas questões essenciais, há uma que fica para segundo plano e que é, sem dúvida, a mais importante de todas: tempo para estar com o seu bebé, para o gozar, para o descobrir, para brincar com ele.
A pediatra Margarida Lobo Antunes e a educadora de infância Andreia Vidal trazem-lhe um livro onde não se resolvem problemas, onde não se fala de percentis, mas sim de felicidade e de reforço positivo. Aliando a teoria à prática, explicam de forma simples as diferentes etapas do desenvolvimento do seu bebé, sugerindo atividades e brincadeiras indicadas para cada fase do crescimento. Não precisa de comprar brinquedos caros, cheios de luzes e sons estridentes, aqui encontra ideias simples que o vão ajudar a criar uma relação mais forte com o seu filho.
Na gravidez, converse com o seu bebé, conte-lhe uma história, acaricie a barriga. Nos primeiros meses, crie o hábito de, enquanto muda a fralda, contar uma lengalenga, passando os seus dedos pelo corpo do bebé. Dos 4 aos 6 meses, experimente colocar o bebé de bruços numa almofada, puxar para a frente e para trás e depois girar numa volta de 180º graus. Para além da diversão, esta brincadeira é ótima para estimular o equilíbrio e o controlo da cabeça. Aos 7 meses começa a fase de exploração, pode criar um círculo acústico com tachos, tampas, etc., para estimular a audição e o tato, sem esquecer a diversão! Chega a fase de maior interação e os jogos são variados. A partir dos 10 meses pode brincar com lanternas, plasticina comestível feita em casa, ou fazer esculturas com puré de batata.
A inteligência e o desenvolvimento cerebral da criança dependem muito da interação com as pessoas e o mundo que a rodeia. O primeiro ano de vida é um período muito especial, porque as aptidões e os conhecimentos adquiridos nesta fase são a base para toda a aprendizagem futura.

Bésame Mucho
Carlos González

Livro Físico

Costuma dizer-se que os bebés não vêm com livro de instruções; contudo, nos nossos dias, o problema parece ser o oposto. Os pais vivem rodeados de «livros de instruções», seja sob a forma de manuais, de revistas especializadas, de blogues e fóruns online, ou simplesmente de conselhos de pediatras. Proliferam as opiniões, e as filosofias das diversas escolas de puericultura e pedagogia são cada vez mais diversificadas. Neste sentido, é difícil para os pais confiarem no seu instinto ou no seu primeiro impulso.

[Sinopses de wook.pt]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s