

George Raymond Richard Martin nasceu a 20 de setembro de 1948 em Nova Jersey. É o autor da reconhecida saga de literatura fantástica A Guerra dos Tronos.
Em Sangue e Fogo George R. R. Martin revisita o universo que criou em Guerra dos Tronos. Vai ao passado da história e conta-nos o que aconteceu com a família real Targaryen, de quem descende Daenerys Targaryen, uma das “candidatas” ao trono em GOT. Conseguimos perceber porque terminou o reinado desta família, porque começaram os dragões a desaparecer e quais foram as repercussões disso na sociedade de GOT.
A escrita de George R. R. Martin é brilhante. Os livros deste autor são, na sua maioria, livros que se devoram. Esta obra em particular é repleta de “história”, eventos históricos que decorreram naquele mundo ficcional e ainda assim ele consegue que o leitor fique agarrado a cada página, a cada linha.
Depois, para quem leu GOT e achou que o autor gostava muito de matar personagens, tenho a dizer: preparem-se. Acho que nunca tinha lido um livro onde morressem tantas personagens principais. É uma história agressiva, com mortes, guerras, dragões, assassinatos, incesto…
Mas é isso que conquista o público de GOT. Eu tenho sempre algum receio quando começo a ler a prequela ou sequela de alguma história de que tenha gostado. Em muitas, nota-se uma perda de qualidade, pois essas histórias são muitas vezes criadas apenas para vender mais. Em sangue e fogo eu não notei isso, muito pelo contrário. A história não desilude, não diminui, só acrescenta.
Um livro excelente. Muito recomendado! 5*