Dez poemas épicos que vale a pena conhecer

Os Lusíadas
Luís de Camões

Livro Físico

Este livro devia ser a chave da identidade dos portugueses. Aqui, nesta viagem de Vasco da Gama, que abriu então uma guerra entre os deuses do Olimpo, começou a Globalização em que hoje vivemos. Nota: Este título é comercializado com duas imagens de capa distintas, não existindo garantia da edição que será enviada na encomenda.

Ilíada
Homero

Livro Físico

A Ilíada é o primeiro livro da literatura europeia e, sob certo ponto de vista, nenhum outro livro que se lhe tenha seguido conseguiu superá-la – nem mesmo a Odisseia. Lida hoje, no século xxi depois de Cristo, a Ilíada mantém inalterada a sua capacidade de comover e de perturbar. As civilizações passam, mas a cultura sobrevive? É nesse sentido que parece apontar a mensagem deste extraordinário poema épico, que decorre durante o décimo ano da guerra de Troia, tratando da ira, do heroísmo e das aventuras e desventuras de Aquiles (em luta contra Agamémnon), apresentando-nos personagens como Heitor, Eneias, Helena, Ájax e Menelau, bem como episódios que marcam toda a história da nossa civilização: nas palavras de Frederico Lourenço, é um «canto de sangue e lágrimas, em que os próprios deuses são feridos e os cavalos do maior herói choram».

Kalevala
Elias Lönnrot

Livro Físico

O texto épico da nacionalidade finlandesa surgiu pela primeira vez em 1835, fruto da recolha de cantigas da tradição oral feita por Elias Lönnrot na região da Carélia. O desejo do médico e folclorista era construir e dar a conhecer uma epopeia nacional tão grandiosa quanto eram a Odisseia, o ciclo germânico dos Nibelungos ou Os Lusíadas – no seu esforço, pretendia servir a ideia de uma nação finlandesa, gerida alternadamente por governos suecos e russos. A versão de 1849, considerada definitiva, ainda hoje por todo o mundo serve de base ao estudo da literatura e da cultura finlandesas. Nos 50 Cantos que constituem o poema épico, desenrolam-se histórias de heróis valorosos, cantores exímios, poetas que emocionam até as pedras e guerreiros cujo fervor pelo combate os faz perigar nas guerras do amor.

Épico de Gilgameš

Livro Físico

Geralmente considerado o mais antigo poema longo a chegar até aos nossos dias, este épico da Mesopotâmia tem uma história de cerca de 4.000 anos. Fala dos fascinantes e comoventes feitos heróicos de Gilgamesh e da sua busca solitária da imortalidade. A presente edição apresenta aos leitores portugueses uma tradução erudita, assinada por Francisco Luís Parreira, com introdução, aparato crítico e glossário.

Eneida
Vergílio

Livro Físico

A Eneida, poema épico que descreve os destinos de Eneias e dos troianos que com ele escaparam à queda de Troia, é considerada a obra-prima de Vergílio e um exemplo maior da literatura latina. Esta epopeia narra a longa viagem marítima que a frota de Eneias empreende em busca de uma nova pátria prometida pelos deuses e tantas vezes profetizada. É a história da demanda por um lugar no mundo e da luta pelo direito a habitar a terra das suas vicissitudes e glórias. Dela nasce Roma e um Império que moldará o mundo. Esta nova edição atualiza a tradução do latim realizada por uma equipa de docentes da Faculdade de Letras de Lisboa e devolve ao texto a sua estrutura de poema, com versos numerados para mais fácil leitura e estudo.

El Cantar De Mio Cid
de Anonimo

Livro Físico
(livro em espanhol)

El Cantar del Mio Cid é o poema épico espanhol preservado mais antigo (epopeya). O medievalista espanhol Ramón Menéndez Pidal incluiu o “Cantar de Mío Cid” na tradição popular denominada mester de juglaria. (sinopse de wikipedia.org)

A Canção de Rolando

Livro Físico

A Canção de Rolando (em língua francesa, La chanson de Roland) é um poema épico composto no século XI em francês antigo, sendo a mais antiga das canções de gesta escritas em uma língua românica. Teve enorme influência na Idade Média, inspirando muitas outras obras sobre o tema (a chamada “Matéria de França”) por toda a Europa. Como outras canções do gênero, à época, era recitado por jograis nas cortes e nas cidades.

Parzival
Wolfram Eschenbach

Livro Físico
(Livro em inglês)

A.T. Hatto’s translation conveys the bold exuberance and complexities of ‘Parzival’, the great German poem on the Holy Grail, while Hatto’s foreword examines the genre of medieval Grail Romances. This edition also includes a glossary, an ‘Introduction to a Second Reading’ and further reading.

Beowulf

Livro Físico
(livro em inglês)

Beowulf é um poema épico, escrito em língua anglo-saxã, por autor desconhecido, possivelmente no século VIII, cujo único manuscrito existente está datado para ca. 1 000. Escrito em 3 182 linhas, é o poema mais longo do pequeno conjunto da literatura anglo-saxã, e um marco da literatura medieval. Aborda eventuais acontecimentos e personagens da Dinamarca, e em menor grau do sul da Suécia, no século VI, tendo como figura central o lendário Beowulf. (sinopse de wikipedia.org)

O Caramuru
Frei José de Santa Rita Durão

Livro Físico

Integrado no espírito do classicismo pré-romântico, Frei Santa Rita Durão descreveu lendas e cenas do Brasil colônia, sua fauna e flora, seus índios e costumes. Caramuru (1781), sua única obra, de feição camoniana, tem importância histórica, graças ao sentimento nacionalista que inspirou às gerações.

[sinopses de wook.pt excepto quando informações em contrário]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s