Cherub
Robert Muchamore

Os agentes da Cherub têm todos 17 anos e parecem jovens perfeitamente comuns, com vidas comuns mas… são espiões, treinados no combate ao terrorismo e ao tráfico de droga! Diferente? Diferente, sem dúvida. E está é, talvez, a colecção com a história mais pesada que vai ver nesta lista, pelo que recomendamos a leitores que gostem mesmo destes temas ou que já tenham uma idade mais apropriada. São livro muito pedidos, que os jovens adoram e devoram em três tempos!
O Diário de um Banana
Jeff Kinney
Greg Heffley sabe bastante bem o quanto é dificil ser criança. Numa escola onde fracotes e grandalhões se misturam, este jovem e improvável herói promete divertir os mais novos enquanto põe a nu todas as dificuldades tipicas desta idade. A coleção mais vendida em Portugal e que nos EUA já vendeu mais de cinco milhões de cópias.
Uma Aventura
Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada

Quem nunca ouviu falar das gémeas, do Pedro e dos amigos? Os livros de Uma Aventura são quase clássicos juvenis portugueses, dificilmente alguém terá passado pela adolescência sem ler um ou outro deles. O grupo de jovens amigos desvenda crimes e salva o dia. Na volta, o jovem leitor ainda aprende umas quantas coisas…
O Estranhão
Álvaro Magalhães
Fred tem 11 anos, anda numa escola normal e tem uma inteligência bem acima do normal. Para sobreviver aos anos de escola e conseguir viver uma vida normal, chega a fingir que é estúpido. Aqui, Fred conta-nos através de textos e desenhos como é o seu dia-a-dia e a sua vida. Uma colecção muito divertida que promete agarrar os mais pequenos leitores.
Arrepios
R. L. Stine

Arrepios é uma colecção já com alguns anos, mas nem por isso assombrará menos os jovens leitores que a lerem. Cada livro é uma história individual, para fãs de terror mas claro, adaptados para as idades a que se destinam. Chegaram a ser adaptados para uma série televisiva, mas que actualmente está longe de lhe fazer jus. Ainda assim os livros valem muito a pena!
Os Cinco
Enid Blyton
Enid Blyton é uma das mais renomadas autoras no que toca à literatura infanto-juvenil e Os Cinco estão longe de ser a sua única criação de relevo. Ainda assim resolvemos trazer apenas esta colecção, mas não se esqueçam de ir espreitar o resto da obra… Nestes livros um grupo de cinco amigos vive as mais perigosas e divertidas aventuras e, claro está, salvam sempre o dia! Vale a pena!