Dez livros juvenis sobre a morte

Reconstruir os Dias
Margarida Fonseca Santos

Livro Físico

Filipe, Gustavo e Domingos — três gerações, a mesma perda. Num momento em que a vida parece deixar de fazer sentido, e a saudade se torna quase insuportável, filho, pai e avô começam a reconstruir o que pensavam já não ser possível após a morte de Rosarinho: os dias. Três ajudantes um pouco improváveis tomam parte ativa nessa reconstrução: Mercedes, uma cadela adorável; Aparício, que, além do nome pouco comum, tem uma história que lhe permite saber exatamente o que sentem aqueles três; e um besouro, que, por não saber que não era suposto voar, voa sem receio. Na amizade, na entreajuda e no respeito pela individualidade, reconstroem-se então os dias, um por um.

Sete Minutos Depois da Meia-Noite
Patrick Ness

Livro Físico

Passava pouco da meia-noite quando o monstro apareceu. Inspirado numa ideia original da escritora Siobhan Dowd, que morreu de cancro em 2007, Patrick Ness criou uma história de uma beleza tocante, que aborda verdades dolorosas com elegância e profundidade, sem nunca perder de vista a esperança no futuro. Fala-nos dos sentimentos de perda, medo e solidão e também da coragem e da compaixão necessárias para os ultrapassar. Fantasia e realidade misturam-se num livro de exceção, com ilustrações soberbas que complementam e expandem a beleza do texto.

Noa
Susana Cardoso Ferreira

Livro Físico

Aconteceu de repente… Como acontece tantas vezes. O mundo nem soluçou. Quase ninguém se deu conta. No dia em que o pai e a mãe morrem num naufrágio de pesca, a Noa perde o chão e deixa de falar. Vai então morar com o avô Lineu, numa casa com jardim de onde se vê o mar que ela não quer ver. Nesta nova vida a dois, feita de silêncio, a felicidade não parece ao alcance de avô e neta, mas tudo começa a mudar quando no seu caminho se cruzam: um corvo, que gosta de fazer companhia e de oferecer presentes, uma professora, reformada por culpa da surdez (e desalojada por culpa de uma tempestade) e uma miúda tagarela, determinada a fazer uma nova amiga.

O Rapaz do Rio
Tim Bowler

Livro Físico

Jess é uma nadadora exímia e dedicada, e está à procura de um desafio único para testar a sua resistência. Mas quando o seu adorado avô, um artista irascível, sofre um ataque cardíaco, ela concentra toda a sua energia em cuidar dele. Embora bastante debilitado, o avô quer que toda a família vá de férias para a sua terra natal. Lá, Jess encontra um rio que é perfeito para nadar, o mesmo que serve de inspiração à pintura mais recente do seu avô, intitulada O Rapaz do Rio. À medida que a imagem sombria de um rapaz toma forma na tela, Jess conhece um jovem misterioso que parece ser capaz de nadar tão bem quanto ela. Será que Jess descobrirá quem é o rapaz do rio? E como irá ela superar a perda daquele avô tão querido? Como irá descobrir-se a si própria, ela, a nadadora que o rio desafiava com a ambiguidade fugidia dos sonhos? O Rapaz do Rio foi agraciado com o prémio Carnegie Medal em 1998.

O Segredo do Senhor Ninguém
David Almond

Livro Físico

Michael estava desejoso de mudar para a casa nova. Mas agora a sua irmãzinha está muito doente e os seus pais desesperados. Michael sente-se inútil e vai procurar refúgio na imunda garagem. Ao habituar os olhos à escuridão, ele distingue uma estranha forma humana no meio de toda aquela lixeira. Um segredo…aquilo seria o seu segredo. Michael só podia confiar em Mina e juntos eles levam aquela criatura para a luz. Michael só não sabia que aquele encontro, e o segredo que para sempre guardará consigo, irião mudar a sua vida. «O Segredo do Senhor Ninguém» parte de um universo estranho, sombrio e assustador, mas, passo a passo, transfigura-se a si mesmo pela luz e pela beleza que dele se desprende.

O Meu Pé de Laranja Lima
José Mauro de Vasconcelos

Livro Físico

Esta é a história comovente de Zezé, um menino de seis anos nascido no seio de uma família muito pobre. Zezé é inteligente, sensível e criativo, mas muito endiabrado. Carente do afeto que não encontra junto do pai e da mãe, mais preocupados em sobreviver a cada dia, o menino perde-se nas ruas, onde só lhe dá para inventar travessuras. Tendo aprendido demasiado cedo a dor e a tristeza, Zezé acaba por usar o mundo da sua imaginação para fugir da realidade da vida: toma por confidente um pé de laranja lima, a que chama Xururuca e ao qual revela os seus sonhos e desejos. Será nesta fantasia que Zezé vai encontrar a alegria de viver e a força para vencer as suas adversidades. O Meu Pé de Laranja Lima é a obra maior de José Mauro de Vasconcelos, um dos grandes nomes da literatura brasileira. Um livro que urge descobrir, ou reencontrar, e que é aclamado como um dos mais importantes livros juvenis em língua portuguesa.

A Estrela que Vejo da Minha Janela
Onjali Q. Raúf

Livro Físico

A Aniyah só tem 10 anos, mas sabe que a mãe não desapareceu para sempre. As pessoas com os corações mais especiais nunca nos deixam de verdade: elas tornam-se estrelas e brilham eternamente no céu. Quando é anunciado o nascimento de uma nova estrela, a Aniyah tem a certeza de que aquela é a sua mãe. E, ao descobrir que o Observatório de Londres criou um concurso para dar um nome àquele novo ponto brilhante, a Aniyah viaja secretamente para a capital inglesa, determinada a convencer toda a gente a dar à estrela o nome da sua mãe. Acompanhada pelo pequeno irmão e dois novos amigos, a Aniyah embarca na maior aventura da sua vida. Pelo meio, o grupo contará com a ajuda inesperada de uns esquilos gulosos e terá um encontro inesquecível com a maior estrela de Hollywood! Conseguirá a Aniyah gravar o nome da mãe na História e eternizá-lo no céu? Uma história que explora o impacto silencioso da violência doméstica, celebrando o enorme poder da esperança, da resiliência e da amizade.

Ponte para Terabithia
Katherine Paterson

Livro Físico

Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma. «A Leslie chamou «Terabithia» à sua terra secreta, e emprestou ao Jess todos os livros que tinha sobre Nárnia, para que ele aprendesse como as coisas se passavam nos reinos mágicos…» Esta é a história de uma amizade que muda as vidas da Leslie e do Jess, dois estudantes do quinto ano que acreditam que no coração do bosque existe num mundo de aventuras chamado «Terabithia». Um romance de aventuras e amizade que se transformou num clássico da literatura norte-americana.

O Meu Avô Foi Para o Céu
Maria Teresa Maia Gonzalez

Livro Físico

Da conceituada escritora Maria Teresa Maia Gonzalez, autora de “A Lua de Joana”, chega-nos uma comovente história sobre a relação avós-netos, que ajuda os pequenos leitores a perceber como se consegue, no meio da tristeza e da dor, preservar a memória de um ente querido para sempre.

Tobias e o Anjo
Susanna Tamaro

Livro Físico

Esta é a história de Marta, uma menina de oito anos que vive com os pais. Os pais de Marta passam o tempo a discutir e ela sente-se sozinha, tem problemas na escola e não se sente encaixada no mundo em que vive. Mas ela têm também um avô, que é a alegria dos seus dias, que a ama e que ela ama. O avô fala a linguagem das coisas, conhece portas escondidas e é o porto seguro da menina. Até que um dia o avô não aparece como de costume. Nem no dia a seguir, nem no outro. E o tempo continua a passar e ele continua sem aparecer…

[Sinopses de wook.pt]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s