
Livro Físico
“Mas tudo isto não é verdade.
Nem os homens foram feitos para mandar…
… nem as mulheres nasceram para obedecer.”
A par com as obras Como pode ser a democracia, É assim a ditadura e Há classes sociais, o livro As mulheres e os homens integra uma colecção publicada pela primeira vez entre 1977 e 1978 em Espanha, pela editora La Gaya Ciencia. A ditadura espanhola de Franco tinha caído recentemente, bem como o regime Salazarista português. A sociedade passava então por grandes mudanças e a publicação destes livros, embora possa ter chocado algumas mentes à época, era um grande avanço e grito de revolta.
Na obra As mulheres e os homens, agora com nova edição e (óptimas) e novas ilustrações, é explicado de forma simples aos mais novos porque é que os homens e as mulheres são tão diferentes. Ou melhor, é explicado que a única diferença entre homens e mulheres é o sexo mas que não há coisas de meninos e meninas, de homens e mulheres: todos podem ser tudo o que quiserem. Mostra-lhes ainda (e muito bem) que é a sociedade que molda os nossos comportamentos e nos faz ser quem somos, mas que não precisava de ser assim.
É um livro brilhante sobre questões de género e a importância da igualdade. Sem dúvida alguma uma obra de referência para a literatura infantil e que vale muito a pena ter em casa!
5*, recomendado!