Como ler literatura – Terry Eagleton

Wook.pt - Como Ler Literatura

Livro Físico

“Pensemos na diferença entre um poema e um manual para montar um candeeiro de mesa. O manual só faz sentido numa situação prática específica. A não ser que estejamos mesmo carentes de inspiração, em geral, não recorremos a ele com o objetivo de refletir sobre o mistério do nascimento ou sobre a fragilidade da Humanidade. Um poema, pelo contrário, pode continuar a ser relevante fora do seu contexto original, e pode alterar o seu significado à medida que transita de um local ou de um tempo para outro. Tal como um bebé, ele distancia-se do seu autor mal vem ao mundo.”

“O problema é que, se as personagens normais têm todas as virtudes, as figuras extravagantes têm toda a vivacidade. Ninguém tomaria um sumo de laranja com Oliver Twist se pudesse beber uma cerveja com Fagin. A velhacaria é mais sedutora do que a respeitabilidade. Depois de a classe média vitoriana ter definido a normalidade como parcimónia, prudência, paciência, castidade, submissão, autodisciplina e laboriosidade, ficou claro que o diabo era muito mais divertido.”

Terry Eagleton - Hay Festival - Hay Player Audio & Video
Terry Eagleton

Terry Eagleton nasceu em Inglaterra a 22 de fevereiro de 1943. É filósofo e crítico literário, tendo terminado o doutoramento com apenas 24 anos.

Em Como Ler Literatura o autor discursa sobre as bases do estudo da literatura para quem nunca estudou/leu literatura com olhos criticos. Aqui, alguém que apenas “leu literariamente” vai poder perceber e aprender sobre as mais variadas nuances da literatura e ver de uma forma completamente diferente as obras literárias.

É um livro que não tenta expor o assunto de uma forma densa e intelectual, muito pelo contrário. É um livro que tenta chegar a todos, ensinar a todos e tornar a leitura melhor para todos.

Sem dúvida é um óptimo livro para quem quer estudar e começar a ver a literatura de uma outra forma. A leitura é fluída, fácil e rápida e ainda assim não se coíbe de usar os termos que precisa de usar. Chama a atenção aos leitores mais distraídos, ensina e inspira. As personagens são tratadas por tu, os autores são desmascarados e a literatura é construída e desconstruída de forma intensa e apaixonante.

Muito recomendado! 5*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s