A Quinta dos Animais – George Orwell

Livro Físico

Nós já falamos sobre a obra A Quinta dos Animais neste post. Mas a edição que lemos na altura foi uma edição perfeitamente normal, da Antígona. Entretanto, George Orwell entrou em dominio público recentemente, o que quer dizer que agora qualquer editora pode publicar as suas obras sem ter para isso de comprar os diretos de autor. Tal mudança levou a um Buumm de edições das obras do autor. Agora, há edições e adaptações para todos os gostos e eu, enquanto bibliotecária, tenho visto muitas passarem-me pelas mãos.

No entanto, nenhuma como esta que aqui vos trago. Podem acreditar que se esta edição não fosse realmente única e especial eu não me daria ao trabalho de vir falar dela aqui no blog, até porque é uma obra de que já falei.

Em A Quinta dos Animais conhecemos a Quinta do Infantado, uma quinta normal, governada por homens, até ao dia em que os animais se revoltam e tomam para si o poder. De início, tudo parece encaminho numa relação de amizade e igualdade, mas esse início dura pouco e uns animais começam a ser mais animais que outros. Mascarada de fábula, esta obra que é já um dos grandes clássicos da literatura mundial, fala-nos sobre nós próprios enquanto humanos, a nossa relação com o poder e a nossa sociedade. Uma história que tem chocado e impressionado gerações e que recomendo a todos!

Agora, a edição em si. O que tem assim de tão especial?

Primeiro é uma edição de capa dura, com ilustrações incríveis do início ao fim, que representam magnificamente a história do livro. O ilustrador está claramente de parabéns. Depois, e (admito) apesar de eu às vezes não ser a maior fã das traduções da Cavalo de Ferro, esta tradução também está muito boa! Conseguiram tornar o texto mais coerente do que vi já em várias outras edições sem desvirtuar a história. As ilustrações e a história encaixam excepcionalmente e percebe-se que foi um trabalho de equipa. Por fim mas não menos importante, estas edições ilustradas e de capa dura que tem surgido das obras de alguns autores nos últimos tempos, por vezes pecam pela acessibilidade do livro. Ou as letras são muito pequenas e não dá para ler, ou estão misturadas com as cores das ilustrações e dificulta a leitura. Por vezes é o livro que é demasiado “apertado” e é preciso forçar para o manter aberto, outras é extremamente pesado ou grande… aqui não! Aqui temos um livro de dimensão normal, com um peso aceitável para o que é e que se abre e mantém facilmente aberto, sem o leitor se ver obrigado a forçar o livro e sem causar danos ou vincos.

Se a obra de Orwell só por si já é excelente esta edição melhora-a e exponência-a imenso, tornando a leitura num acto mais dinâmico, chamando a atenção do leitor a pormenores que de outra forma são pouco relevantes para muitos e, atrevo-me a dizer, conquistando ainda mais leitores.

Livro MUITO recomendado! 500*!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s