Matilda – Roald Dahl

Wook.pt - Matilda

Livro Físico

“Sendo tão pequena e tão nova, o único poder que a Matilda tinha sobre a família era o do cérebro. Superava-os com a sua inteligência. Mas a verdade é que, em qualquer família, uma menina de cinco anos é sempre obrigada a fazer o que lhe mandam, por muito estúpidas que sejam as ordens. Assim, ela era obrigada a comer o seu jantar de comida congelada num tabuleiro em frente à horrível televisão. Durante a semana, tinha de passar as tardes sempre sozinha e, quando a mandavam calar, tinha de se calar.”

“A Matilda estava paralisada de horror, O pai não parava. Não havia dúvida de que o homem sentia alguma espécie de inveja. Como se atrevia ela a ter prazer em ler livros, quando ele não o conseguia fazer? Como se atrevia ela?”

Roald Dahl - Portal da Literatura

Roald Dahl nasceu a 13 de setembro de 1916 em Llandaff no Reino Unido e faleceu a 23 de novembro de 1990. Filho de pais noruegueses, ficou conhecido na década de 40 e apesar de escrever tanto para crianças como para adultos foram as suas obras infanto-juvenis que o catapultaram para a fama. Entre as suas obras contam-se alguns dos maiores clássicos infanto juvenis como Matilda, Charlie e a Fábrica de Chocolate e O Fantástico Sr Raposo.

Em Matilda conhecemos uma menina de cinco anos extremamente inteligente. O pai é um vigarista vendedor de carros que acha que ela não passa de uma crosta, a mãe gosta mais de jogar bingo do que da filha e tem ainda um irmão mais velho que é igualzinho aos pais. Mas a Matilda não é. Os pais gostam de comer comida pré-cozinhada em frente à televisão a ver algum programa inútil, de pintar o cabelo e ganhar/gastar muito dinheiro. Matilda gosta de livros e de ler e de estudar. Sim, porque Matilda tem cinco anos mas já aprendeu a ler… sozinha!

Começa então a frequentar a biblioteca da zona e os pais acabam por inscrevê-la na escola, contrariados. É lá que ela conhece a Stôra Docemel, a pessoa que consegue realmente perceber o verdadeiro valor daquela menina. Conseguirá ela ajudar Matilda a ter uma vida melhor?

Matilda foi publicado pela primeira vez em 1988 e já deu até origem a um filme de que podem ver o trailer aqui. É um livro extraordinário sobre o poder do conhecimento, a importância dos livros e da leitura e sobre esta coragem e inocência infantil de que tantas vezes nos esquecemos. Matilda é uma criança extremamente inteligente e corajosa, que ultrapassa todas as dificuldades que encontra e ainda consegue dar algumas valentes lições aos adultos. Ainda assim, e apesar de ela não precisar lá muito de compaixão, há um cantinho na alma do leitor adulto que tem vontade de a proteger.

Mas o livro não é sobre isso. É muito mais. Além de todas as coisas importantes de que fala e da bonita lição dos livros VS televisão este é um livro realmente engraçaddo que promete agarrar os jovens leitores e pô-los a rir à gargalhada. Cuidado, não vão eles tirar alumas ideias para partidas daqui 😉

Lindissimo, hilariante e muito recomendado! 5*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s