Trinta sugestões de livros para este verão

Águas Passadas – João Tordo

Wook.pt - Águas Passadas

Livro Físico

Durante treze dias de Janeiro de 2019, a chuva cai sem misericórdia sobre Lisboa. É quando aparece a primeira vítima, na praia de Assentiz: uma jovem de quinze anos trazida pela maré. O seu corpo apresenta marcas de sofisticada malvadez. A primeira agente no local é Pilar Benamor, uma subcomissária da PSP cuja coragem e empenho em descobrir a verdade ocultam segredos dolorosos. A jovem vítima é Charlie, filha de um empresário inglês, mas logo a vítima de um segundo crime brutal um rapaz de dezassete anos aparece na floresta de Monsanto, em condições inenarráveis. Estas duas mortes prematuras e violentas abrem caminho a uma investigação que irá descarnar a alta sociedade portuguesa e o submundo do crime. Ao longo desse inclemente mês de Inverno, Pilar desbrava caminho na investigação, contra tudo e todos e com a ajuda de Cícero, um misterioso eremita. Desobedecendo a ordens superiores e colocando a própria vida em risco, vai penetrar no mundo escuro e tenebroso de um psicopata, enquanto luta com os fantasmas que há muito carrega: um pai polícia que morreu em serviço, um vício que a consome e a vulnerabilidade num mundo dominado por homens. Depois da estreia no género com A Noite em Que o Verão Acabou, João Tordo regressa com um policial de ritmo imparável e delicada sensibilidade, que vai ao âmago dos nossos piores medos.

Almoço de Domingo – José Luís Peixoto

Wook.pt - Almoço de Domingo

Livro Físico

Um romance, uma biografia, uma leitura de Portugal e das várias gerações portuguesas entre 1931 e 2021. Tudo olhado a partir de uma geografia e de uma família. Com este novo romance de José Luís Peixoto acompanhamos, entre 1931 e 2021, a biografia de um homem famoso que o leitor há de identificar — em paralelo com história do país durante esses anos. No Alentejo da raia, o contrabando é a resistência perante a pobreza, tal como é a metáfora das múltiplas e imprecisas fronteiras que rodeiam a existência e a literatura. Através dessa entrada, chega-se muito longe, sem nunca esquecer as origens. Num percurso de várias gerações, tocado pela Guerra Civil de Espanha, pelo 25 de abril, por figuras como Marcelo Caetano ou Mário Soares e Felipe González, este é também um romance sobre a idade, sobre a vida contra a morte, sobre o amor profundo e ancestral de uma família reunida, em torno do patriarca, no seu almoço de domingo.

A Morte de Jesus – Coetzee

Wook.pt - A Morte de Jesus

Livro Físico

Em Estrella, David cresceu, tornando-se um rapaz de dez anos com um talento inato para o futebol e que adora jogar à bola com os amigos. O seu pai, Simón, e Bolívar, o cão, assistem habitualmente aos jogos, enquanto a mãe, Inés, trabalha numa boutique. David continua a fazer muitas perguntas, desafiando os pais e qualquer figura de autoridade que surja na sua vida. Nas aulas de dança da Academia de Música, David dança a seu bel-prazer. Recusa-se a fazer somas e não lê livro algum a não ser o Dom Quixote. Um dia, Julio Fabricante, o diretor de um orfanato, convida David e os amigos para formarem uma equipa de futebol a sério. David decide deixar Simón e Inés para ir viver com Julio no orfanato, mas passado pouco tempo sucumbe a uma misteriosa doença. Depois de A Infância de Jesus e Jesus na Escola, J. M. Coetzee completa a sua inquietante trilogia com uma nova obra-prima, A Morte de Jesus, onde continua a explorar o significado de um mundo destituído de memória mas transbordante de perguntas.

A Biblioteca da Meia-Noite – Matt Haig

Wook.pt - A Biblioteca da Meia-Noite

Livro Físico

Se pudesse escolher a melhor vida para viver, o que farias? No limiar entre a vida e a morte, depois de uma vida cheia de desgostos e carregada de remorsos, Nora Seed dá por si numa biblioteca onde o relógio marca sempre a meia-noite e as estantes estão repletas de livros que se estendem até perder de vista. Cada um desses livros oferece-lhe a hipótese de experimentar uma outra vida, de fazer novas escolhas, de corrigir erros, de perceber o que teria acontecido se tivesse escolhido um caminho diferente. As possibilidades são infinitas e vários horizontes se abrem à sua frente. Mas será que algum desses caminhos lhe proporciona uma vida mais perfeita do que aquela que conheceu? Na altura da escolha final, Nora terá de olhar para dentro de si mesma e decidir o que de facto lhe preenche a vida e o que faz com que valha a pena vivê-la. A Biblioteca da Meia-Noite transformou-se num bestseller a nível internacional, com um milhão de livros vendidos em todo o mundo.

Ser Animal, Ser Humano – Melanie Challenger

Wook.pt - Ser Animal, Ser Humano

Livro Físico

Os humanos são os animais mais curiosos, emotivos, imaginativos, agressivos e misteriosos do planeta. São também animais que não se veem a si próprios como animais. Mas será que os humanos se conhecem assim tão bem? Ser Animal, Ser Humano conta a história do que significa ser humano e defende que, no cerne da nossa existência, há uma luta profunda com o facto de sermos também animais. A nossa psique esforça-se por separar a humanidade do resto da natureza, e inventou ideologias sofisticadas para reforçar esta tese. Além de decifrar o mistério de como evoluiu este modo de pensar, este livro examina as formas diversificadas como ele afeta a nossa vida, da política ao modo como nos distanciámos das outras espécies. Viajamos desde a origem do Homo sapiens, passando pelas revoluções agrária e industrial, até à era da internet e mais além, ao futuro da Inteligência Artificial e das interfaces humano-máquina. Melanie Challenger analisa o modo como a tecnologia influencia a visão que temos da nossa natureza animal e o nosso relacionamento com as outras espécies com quem partilhamos o nosso frágil planeta.

Lá, onde o vento chora – Delia Owens

Wook.pt - Lá, onde o vento chora

Livro Físico

Kya tem apenas seis anos de idade quando vê a mãe sair de casa, com uma maleta azul e sapatos de pele de crocodilo, e percorrer o caminho de areia para nunca mais voltar. À medida que todas as outras pessoas importantes na sua vida a vão igualmente abandonando, Kya aprende a ser autossuficiente: sensível e inteligente, sobrevive completamente sozinha no pantanal a que chama a sua casa, faz amizade com as gaivotas e observa a Natureza que a rodeia com a atenção que lhe permite aprender muitas lições de vida. O isolamento em que vive durante tantos anos influencia o seu comportamento: solitária e fugidia, Kya é alvo dos mais cruéis comentários por parte dos moradores da pacata cidade de Barkley Cove. E quando o popular e charmoso Chase Andrews aparece morto, todos os dedos apontam na direção de Kya, a miúda do pantanal. É então que o impensável acontece. Neste romance de estreia, Delia Owens relembra-nos que somos formatados para sempre pelas crianças que um dia fomos e que para sempre estaremos sujeitos aos maravilhosos, mas também violentos, segredos que a natureza encerra.

Balada para Sophie – Filipe Melo e Juan Cavia

Wook.pt - Balada para Sophie

Livro Físico

A vida de Julien Dubois, pianista de sucesso, confunde-se com a história da Europa do século XX. Desencantado e misantropo, vive a reforma numa velha mansão, com um gato e uma governanta por companhia. Um dia, é visitado por uma jovem jornalista que o incita a contar a sua verdadeira história. Nas paredes da casa, saturadas de fumo de cigarro e de velhas memórias, ressoa a confissão de uma vida feita de rivalidade, desamor e arrependimento. Balada para Sophie é uma deslumbrante novela gráfica de uma das duplas mais consagradas da Banda Desenhada em Portugal.

Amor Cruel – Colleen Hoover

Wook.pt - Amor Cruel

Livro Físico

Tate é enfermeira e muda-se para São Francisco, para casa do irmão Corbin, para estudar e trabalhar. Miles é piloto-aviador e mora no mesmo prédio de Corbin. Depois de se conhecerem de forma atribulada, Tate e Miles acabam por se aproximar e dar início a uma relação exclusivamente física. Para que esta relação exista, Miles impõe a Tate duas regras: «Não faças perguntas sobre o meu passado. Não esperes um futuro.» Tate aceita o desafio de manter uma relação distante, sem nenhum compromisso, nem sequer o da amizade. A relação alimenta-se assim da atração mútua entre os dois. Miles nunca fala de si nem do seu passado, e comporta-se perante Tate de acordo com as regras que ele definiu. Será Miles capaz de desvendar o que se esconde por detrás desta necessidade tão grande de se distanciar emocionalmente dos outros? E poderá algo tão cruel transformar-se numa relação bonita e duradoura?

O pássaro noturno – Johanna Mo

Wook.pt - O pássaro noturno

Livro Físico

A detetive Hanna Duncker está de regresso à terra natal. Dezasseis anos depois de trocar Öland por Estocolmo, a morte do pai obriga-a a revisitar a ilha onde passou a infância. Apesar de tudo o que aconteceu lá, apesar dos mexericos e de sentir todos os olhares postos em si, é naquele lugar remoto junto ao mar que se sente em casa. Quando Joel, um adolescente de 15 anos, é encontrado morto e com sinais de violência no parque de merendas de Möckelmossen, Hanna é arrastada para uma investigação que envolve a sua antiga melhor amiga – aquela que abandonara sem qualquer explicação. Ao mesmo tempo que procura descobrir o assassino de Joel, Hanna continua a viver as consequências de um crime horrendo cometido pelo pai, muitos anos antes. Conseguirá, algum dia, quebrar a ligação ao passado?

Os Sete Maridos de Evelyn Hugo – Taylor Jenkins Reid

Wook.pt - Os Sete Maridos de Evelyn Hugo

Livro Físico

Evelyn Hugo, uma das maiores estrelas de Hollywood, agora a aproximar-se dos 80 anos, decide finalmente contar tudo sobre a sua vida recheada de glamour e de uma boa dose de escândalos. Quando escolhe a desconhecida Monique Grant para escrever a sua história, todos ficam surpreendidos, incluindo a própria jornalista. Porquê ela? Porquê agora? Determinada a aproveitar a oportunidade para impulsionar a sua carreira, Monique regista o relato de Evelyn com fascínio e admiração. Da chegada a Hollywood no início da década de 1950 à decisão de abandonar o mundo do espetáculo 30 anos depois, incluindo, claro está, os seus sete casamentos, a vida de Evelyn é repleta de ambição desmedida, amizades improváveis e um grande amor proibido. À medida que a história de Evelyn se aproxima do final, torna-se claro que a sua vida está ligada à de Monique de uma forma trágica e irreversível.

O Homem do Casaco Vermelho – Julian Barnes

Wook.pt - O Homem do Casaco Vermelho

Livro Físico

No verão de 1885, três cavalheiros franceses chegaram a Londres para alguns dias de «compras decorativas e intelectuais». Um era príncipe, outro era conde e o terceiro era um plebeu com apelido italiano que, alguns anos antes, fora retratado numa das extraordinárias telas de John Singer Sargent. Era ele Samuel Pozzi, médico da melhor sociedade, ginecologista pioneiro e livre-pensador – um homem racional, de espírito científico e com uma vida privada conturbada. Em fundo, a Belle Époque parisiense, um período de muito glamour e prazer, mas com um lado negro também – de histeria, narcisismo, decadência e violência. O Homem do Casaco Vermelho é, assim, em simultâneo, um original e vívido retrato da Belle Époque – e dos seus heróis, vilões, escritores, artistas e pensadores – e de um homem à frente do seu tempo. Um livro cheio de espírito e profundamente documentado, que mostra e defende a frutuosa e duradoura troca de ideias através do Canal da Mancha que fez a grandeza da Europa.

A Dança da Morte II – Stephen King

Wook.pt - The Stand - A Dança da Morte – Livro II

Livro Físico

Cada campo está bem delimitado: de um lado, uma comunidade pacífica em Boulder, Colorado, onde todos os dias grupos de sobreviventes se vêm juntar à Mãe Abagail; do outro, a comunidade de Randal Flagg, um grupo à deriva liderado por um homem maléfico. À medida que o homem sombrio e a mulher bondosa ganham poder, o confronto entre ambos, entre o Bem e o Mal, torna-se inevitável e os sobreviventes veem-se arrastados para uma luta que decorre num mundo destruído pela loucura dos homens mas em que ainda há lugar para a esperança. Uma história aterradora de devastação, The Stand: A Dança da Morte é também um épico sobre o ressurgimento e a reconstrução que qualquer apocalipse presume, sobre a necessidade de viver em grupo, mas também sobre a importância de reaver a individualidade.

A Minha Irmã é uma Serial Killer – Oyinkan Braithwaite

Wook.pt - A Minha Irmã é uma Serial Killer

Livro Físico

Neste breve, sinistro e cómico thriller, Korede — a irmã mais velha —, conta a história da sua irmã mais nova, Ayoola. Ou seja, a belíssima, super insinuante, super amada e desejada Ayoola. Ayoola é completamente fútil. Vive para dormir até tarde, para se vestir (e despir) e se maquilhar, para saltitar de festa em festa, arranjar namorados bonitos e ricos, traí-los — e matá-los. Nada que mereça, portanto, o amor e a devoção que todos lhe dedicam, em especial a irmã, que a ajuda sempre no encobrimento dos crimes. Embora assustada e contrariada, Korede acaba por apoiar e consolar Ayoola — e por limpar os locais do crime. Mas o seu horror aumenta quando Ayoola visita o hospital em que ela trabalha como enfermeira e conhece o simpático médico por quem Korede está apaixonada. O leitor está a ver o que pode acontecer, não está?

A Biblioteca de Paris – Janet Skeslien Charles

Wook.pt - A Biblioteca de Paris

Livro Físico

Paris, 1939. A jovem Odile Souchet tem tudo: um bonito namorado polícia e um emprego de sonho na Biblioteca Americana em Paris. No entanto, quando a guerra estoura e os nazis marcham sobre a cidade, Odile corre o risco de perder tudo o que é importante para ela, incluindo a sua amada biblioteca. Porque os livros contêm palavras proibidas e ideias que devem ser destruídas, sabe que, nos momentos difíceis, os templos da cultura estão em perigo. Odile não pode permitir que isso aconteça: ela deve salvar essas páginas, para que possam alimentar a mente de quem chegar depois. Com os seus companheiros, junta-se à Resistência com as melhores armas que possui: os livros. Coloca o centro à disposição dos judeus: expulsos das suas casas, sentem-se seguros entre os livros, e Odile defendê-los-á, custe o que custar. Contudo, quando a guerra, finalmente, termina, em vez da liberdade, Odile sente o gosto amargo de uma indescritível traição. Montana, 1983: Lily é uma adolescente solitária em busca de aventura. A sua velha vizinha solitária desperta-lhe o interesse. Conforme Lily vai sabendo mais sobre o passado misterioso da vizinha, descobre que partilham o amor pela linguagem, os mesmos anseios e o mesmo ciúme intenso, sem suspeitar que um obscuro segredo do passado as liga. Baseada na verdadeira saga dos heroicos bibliotecários da Biblioteca Americana em Paris durante a Segunda Guerra Mundial, esta é uma inesquecível história de amor, amizade, família e sobre o poder da literatura para nos unir. A Biblioteca de Paris mostra que o heroísmo extraordinário pode, por vezes, ser encontrado nos lugares mais silenciosos.

A Outra Metade – Brit Bennett

Wook.pt - A Outra Metade

Livro Físico

As gémeas Stella e Desiree Vignes, tão idênticas de feições quanto diferentes de feitio, nasceram para contrariar a profecia. Geração após geração, a comunidade negra desta pequena localidade, no Estado sulista de Luisiana, esforça-se por aclarar o tom da sua pele, favorecendo os casamentos mistos. Desiree e Stella são disso um bom exemplo, com a sua pele «cor de areia húmida», olhos castanho-avelã e cabelo ondulado. Mas a aparência não basta para as livrar do estigma, e acabam por assistir à morte violenta do pai, à humilhação da mãe depois disso. Aos dezasseis anos, escolhem fugir juntas da terra sufocante. Pretendem escapar ao seu sangue e libertar o seu futuro. Mas a fuga para Nova Orleães acaba por ditar o afastamento das irmãs, até então inseparáveis. Catorze anos mais tarde, Desiree volta à casa materna, arrastando pelas ruas poeirentas da terra uma filha de pele «negra como o alcatrão», que atrai todos os olhares do lugarejo retrógrado. Stella, por seu lado, tem a vida construída numa mentira: vive na Califórnia, faz-se passar por branca, e o marido nada sabe do seu passado. Apesar de tantos quilómetros e tantas mentiras a separá-las, os destinos das gémeas estão inevitavelmente entrelaçados. E voltarão a cruzar-se, porque é impossível renegar a metade que nos pertence. Na saga desta família que atravessa quatro décadas e vários Estados, Brit Bennett cria uma história de apelo universal e intemporal. Não se detendo no inevitável tema central da raça e da identidade, A Outra Metade reflecte sobre o peso do passado no presente, pondera as consequências e os limites da reinvenção pessoal e oferece uma meditação poderosa sobre a família e a liberdade individual. Um romance sensual, envolvente e inquietante, de uma das grandes revelações da literatura americana dos últimos tempos.

Um Fogo Lento – Paula Hawkins

Wook.pt - Um Fogo Lento

Livro Físico

Um homem é encontrado brutalmente assassinado em Londres, dentro de um barco, o que levanta uma série de questões sobre três mulheres que o conheciam. Laura é a jovem problemática que foi vista pela última vez com a vítima. Carla é a tia inconsolável, ainda de luto por outro familiar falecido pouco tempo antes. E Miriam é a vizinha bisbilhoteira que encontrou o corpo coberto de sangue, mas que claramente esconde segredos da polícia. Três mulheres com ligações distintas a este homem. Três mulheres consumidas pelo ressentimento que estão ansiosas por se vingarem do mal que lhes foi infligido. E, quando toca a vingança, mesmo as melhores pessoas são capazes dos atos mais terríveis. Até onde irão estas mulheres para encontrar a paz de espírito? E durante quanto tempo podem os segredos arder em fogo lento antes de irromperem em chamas descontroladas?

Arsène Lupin: A Agulha Oca – Maurice Leblanc

Wook.pt - Arsène Lupin, A Agulha Oca

Livro Físico

Acudam, acudam, Lupin está morto! Abatido, com um tiro de caçadeira, no silêncio da noite! Sim, mataram o nosso cavalheiro ladrão enquanto o seu bando assaltava o castelo de Ambrumésy. O que faria ele ali? No encalço de algum tesouro, porventura… a riqueza mais valiosa de toda a fortuna dos reis de França. Um segredo com muitos séculos, guardado desde a época de Júlio César até ao reinado de Luís XVI. Mas os indícios que se apresentam não são suficientes para Isidore Beautrelet, um jovem de liceu tornado detetive nos tempos livres. Beautrelet conhece bem o jogo de Lupin, fareja-o à distância, sabe perfeitamente que o famoso herói não pode estar morto. Publicado em 1909, Arsène Lupin, A Agulha Oca não é apenas o livro mais famoso de Maurice Leblanc, mas uma aventura deliciosa, de inesgotável leitura.

Terra de Espíritos – Jodi Picoult

Wook.pt - Terra de Espíritos

Livro Físico

Numa pequena cidade do Vermont, uma parcela de terra é posta à venda, levantando uma onda de protestos. Segundo os índios Abenaki, naquele terreno situa-se um ancestral cemitério índio. Para os acalmar, o investidor que ali pretende fazer um centro comercial contrata Ross Wakeman, um investigador do paranormal. Ross tentou o suicídio por diversas vezes, na esperança de se ir juntar a Aimee, a noiva que morrera oito anos antes. Mas após diversas noites a investigar, tudo o que Ross encontra é Lia Beaumont, uma mulher misteriosa que, tal como Ross, pretende desafiar as fronteiras que separam a vida da morte. Assim tem início uma extraordinária história de amor e de destino, marcada por um crime passional. Jodi Picoult centra-se numa parte obscura e pouco conhecida da história norte-americana, o projeto eugénico dos anos 1930, para neste contexto explorar a maneira como as coisas voltam para nos assombrar – tanto literal como figurativamente.

As Raparigas Perdidas – Angela Marsons

Wook.pt - As Raparigas Perdidas

Livro Físico

Charlie e Amy têm nove anos e são as melhores amigas. Num dia aparentemente igual a tantos outros, desaparecem sem deixar rasto. Para as suas famílias, começa então o pior dos pesadelos. Saberão por SMS que os seus piores receios se confirmam: as meninas foram raptadas. Numa segunda mensagem, o raptor inicia um leilão. O casal que oferecer mais dinheiro, voltará a ver a sua filha. O casal que ficar para atrás, não. Ainda que em segredo, a guerra entre as duas famílias começa. A detective Kim Stone sabe que a contagem decrescente também: cada segundo conta, cada hesitação pode ditar a morte das crianças. O mistério por detrás do rapto pode estar na negra teia de segredos que o passado destas famílias esconde. Mas o relógio não pára. E alguém vai pagar o derradeiro preço.

Rapariga A – Abigail Dean

Wook.pt - Rapariga A

Livro Físico

«- a Rapariga a – disse ela. – a rapariga que conseguiu fugir. Se havia alguém capaz de singrar, esse alguém eras tu.» Lex Gracie não quer pensar na família. Não quer pensar no que foi crescer na Casa dos Horrores dos seus pais. E não quer pensar na sua identidade como Rapariga A: a rapariga que conseguiu fugir. Mas quando a mãe morre na prisão, deixando-lhe a ela e aos irmãos a casa de família, Lex não tem como continuar a fugir do passado. Juntamente com a sua irmã Evie, está decidida a transformar a Casa dos Horrores numa força do bem. Mas primeiro tem de se reconciliar com os seis irmãos – e com a infância que partilharam. O que começa por ser uma impressionante história de fuga transforma-se num thriller psicológico e familiar que nos envolve completamente: pelas traições e alianças entre os irmãos, o periclitante equilíbrio de forças que regula os laços entre eles e os segredos que guardam uns dos outros e escondem de si próprios. Quem são estes irmãos agora? De que forma as suas memórias desafiam e alimentam as memórias de Lex, a Rapariga A? À medida que avançamos para o final, a força, os tentáculos e o mistério da mitologia familiar revelam a sua verdadeira natureza e descobrimos, com Lex, quem pode realmente… libertar-se.

Prisioneira do Tempo: Recife – Patrícia Madeira

Wook.pt - Prisioneira do Tempo: Recife

Livro Físico

Um momento de dor extrema conduz Manuela, sem que o compreenda, a uma viagem no tempo. Chega ao Brasil de 1813, um território sob domínio português, onde na sombra cresce a Revolução Pernambucana, o primeiro movimento a ultrapassar a fase conspiratória, um passo inspirador para a independência do Brasil da coroa portuguesa, que anos antes fugira de Lisboa para o Rio de Janeiro. Enquanto tenta adaptar-se a um mar de adversidades e preconceitos que resultam da diferença entre séculos, o inesperado acontece-lhe… apaixona-se por um militar e acaba rendida às emoções de uma vibrante história de amor. Manuela revive episódios históricos e cruza-se com personagens verídicas. Convive com a realeza e choca-se com o mais hediondo negócio de todos os tempos… a escravatura. Uma mulher entre dois territórios, uma alma que se procura a ela própria. Pelos olhos desta viajante assistiremos às origens, tão apaixonadas quanto violentas, de uma nação. Tal como um centelha provoca um incêndio, há um primórdio para toda uma existência. Será possível alterar o passado? Valerá a pena lutar contra o destino ou será o próprio sofrimento o passaporte para o futuro?

No País das Últimas Coisas – Paul Auster

Wook.pt - No País das Últimas Coisas

Livro Físico

É assim que as coisas funcionam na cidade. Sempre que julgamos conhecer a resposta a uma pergunta, descobrimos que a pergunta não faz sentido. Esta é a história de Anna Blume e da sua jornada em busca do irmão desaparecido numa cidade sem nome. Mas tal como a cidade, a sua tarefa está condenada. Pois o que Anna encontra é um campo de batalha onde imperam a miséria e a violência. Todos procuram algo ou alguém que desapareceu. Todos lutam para suprir a fome: no sentido literal, uma vez que os alimentos são escassos; e também no sentido figurado, pois os últimos resquícios de humanidade impelem a população a procurar o amor e a partilha de linguagem e significado. Através da solidão de Anna, Paul Auster conduz-nos a uma devastação na qual o eu se esbate entre os horrores a que o definhar da moral humana conduz. Não se trata apenas de um cenário futurista – mas de um mundo que reflete o nosso e, ao fazê-lo, lida com algumas das nossas mais sombrias heranças. Nesta visão apocalíptica de uma cidade despojada da sua humanidade, pulsa um inesquecível romance sobre a condição humana.

Eu não Sou Tua – Mary Higgins Clark e Alafair Burke

Wook.pt - Eu não Sou Tua

Livro Físico

Da última vez eu encontrámos Laurie Moran, ela tinha ficado recentemente noiva do ex-apresentador do seu programa, Alex Buckley. Desde então, os dois planeiam o casamento e a lua de mel, ao mesmo tempo que aguardam a nomeação de Alex para o tribunal federal e procuram um lar perfeito em Nova Iorque para a sua nova vida juntos. Porém, Laurie é abordada por Robert e Cynthia Bell, pais de Martin Bell, um médico talentosos e carismático que foi morto a tiro à porta da sua garagem em Greenwich Village cinco anos antes. Os Bell têm a certeza de que a mulher de Martin, Kendra, encomendou o crime. Determinados a provar a culpa de Kendra e a conseguir a custódia dos netos, imploram a Laurie que apresente o caso do filho no Sob Suspeita, garantindo que Kendra está disposta a colaborar. Kendra vive sob um manto de suspeição desde a morte de Martin, com os meios de comunicação sensacionalistas a retratá-la como uma interesseira mentalmente instável. O programa de Laurie é uma oportunidade para ela limpar o seu nome. Mas sem o conhecimento dos Bell, Kendra já recusou uma vez participar numa nova investigação do homicídio do marido e as suas declarações em contrário apenas aumentam a aparência de culpa. Mas assim que Laurie mergulha no caso, descobre que Martin não era o marido, pai e médico perfeito que parecia e tinha os seus próprios segredos. E o que tem a teia de mentiras que enreda a família Bell que ver com um desconhecido perigoso, que olha para Laurie de longe e pensa: Ela é mesmo uma mulher adorável, tenho a certeza de que sentiremos a sua falta…?

Cartas a um Jovem Romancista – Mario Vargas Llosa

Wook.pt - Cartas a um Jovem Romancista

Livro Físico

Através destas cartas, Mario Vargas Llosa fala-nos com grande lucidez da arte de narrar, da vocação literária e do exercício dessa vocação. Nesse sentido, discorre sobre o poder de persuasão das histórias, o estilo, os vários tipos de narrador, o espaço e o tempo, os níveis de realidade, a estrutura do romance, a autenticidade e a eficácia da escrita e, claro, a coerência interna da narrativa, que emana da própria linguagem. Uma demonstração de sabedoria e experiência, ilustrada por inúmeros exemplos de escritores e romances, descritos com pinceladas breves e certeiras, e que acaba com um conselho definitivo: «Querido amigo: estou a tentar dizer-lhe que esqueça tudo o que leu nas minhas cartas sobre a forma romanesca e que se ponha a escrever romances de uma vez por todas.»

Aquilo que nos Une – Nicky Pellegrino

Wook.pt - Aquilo que nos Une

Livro Físico

O meu coração é menos de um por cento do meu corpo, quase não pesa nada; é apenas um pequeno pedaço de mim, e no entanto é aquilo que todos acham mais interessante. Vivi Palmer sabe o que é viver cada dia como se fosse o último. Literalmente. Nasceu com um defeito no coração e teve a sorte de receber um transplante. Foi-lhe dada uma segunda oportunidade, mas ela não se atreve a explorar a vida ao máximo. Tudo muda quando Dan, seu chefe e namorado, decide contar a história dela nas páginas do jornal onde ambos trabalham. Vivi contacta Grace, a mãe do seu doador, que aceita participar no artigo. Mas Grace tem uma condição: Vivi terá de a ajudar a encontrar todos os que receberam os órgãos do filho. Vivi aceita, contrariada, mas rapidamente encontra uma segunda família nessas pessoas com quem partilha a realidade de uma vida frágil e precária. Entre eles nasce um laço único, ameaçado apenas pela sombra da morte, que todos estão determinados a espantar. Conseguirá Vivi ter a coragem de começar – finalmente – a viver? Aquilo Que nos Une é uma experiência única. Uma janela para um mundo em que a fragilidade da vida está sempre presente, quer para as pessoas que recebem transplantes, quer para as famílias daqueles que morrem, deixando como legado o derradeiro gesto de amor pela humanidade.

Casa de Dia, Casa de Noite – Olga Tokarczuk

Wook.pt - Casa de Dia, Casa de Noite

Livro Físico

Casa de Dia, Casa de Noite, primeiro romance-constelação de Olga Tokarczuk, foi vencedor do Prémio Günter Grass e do Prémio Nike ainda antes de a autora receber o Prémio Nobel. A vida na pequena cidade de Nowa Ruda, situada no coração da Europa, num território de passagem e de fronteiras instáveis, onde povos, guerras e regimes se sucedem, não é tão simples como aparenta ser. Os seus mais recentes habitantes polacos ocuparam as casas deixadas vazias pelos alemães em fuga no final da guerra, e nos bosques em redor há muitos segredos que se escondem debaixo da terra. Com a ajuda de Marta, a sua velha e sábia vizinha, a narradora deste romance, recém-chegada à cidade, vai reunindo as histórias surpreendentes deste lugar, compondo um novelo de mitos, sonhos, episódios anedóticos, que muitas vezes transcendem o visível e o racional, misturando passado e presente.

Os Versículos Satânicos – Salman Rushdie

Wook.pt - Os Versículos Satânicos

Livro Físico

Na madrugada de uma manhã de inverno, um avião explode a grande altitude sobre o canal da Mancha. No meio dos restos de corpos, dos destroços dos carros de bebidas, de cobertores e máscaras de oxigénio, duas pessoas precipitam-se sem paraquedas em direção ao mar. Agarrados um ao outro durante a sua longa queda, entoam canções rivais até abrandarem a velocidade de descida, flutuando com leveza antes de atingirem a superfície das águas, por sobre a qual caminham depois para finalmente serem descobertos numa praia inglesa, vivos. Gibreel e Saladin foram escolhidos (por quem?) para protagonizar a eterna luta entre o Bem e o Mal. Na grande roda deste livro, em que o passado e o futuro se perseguem furiosamente, Salman Rushdie arrasta os leitores ao longo de uma jornada épica, feita de risos e de lágrimas, de histórias maravilhosas e espantosos rasgos de imaginação, de uma jornada para o mal e para o bem que habitam juntos no coração de cada mulher e de cada homem.

O Monte dos Vendavais – Emily Brontë

Wook.pt - O Monte dos Vendavais

Livro Físico

O Monte dos Vendavais é uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. Adoptado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança. Magistral na construção da trama narrativa, na singularidade e força das personagens, na grandeza poética da sua visão, nodoso e agreste como a raiz da urze que cobre as charnecas de Yorkshire, O Monte dos Vendavais reveste-se da intemporalidade inerente à grande literatura.

Ensaio sobre a Cegueira – José Saramago

Wook.pt - Ensaio sobre a Cegueira

Livro Físico

Um homem fica cego, inexplicavelmente, quando se encontra no seu carro no meio do trânsito. A cegueira alastra como «um rastilho de pólvora». Uma cegueira coletiva. Romance contundente. Saramago a ver mais longe. Personagens sem nome. Um mundo com as contradições da espécie humana. Não se situa em nenhum tempo específico. É um tempo que pode ser ontem, hoje ou amanhã. As ideias a virem ao de cima, sempre na escrita de Saramago. A alegoria. O poder da palavra a abrir os olhos, face ao risco de uma situação terminal generalizada. A arte da escrita ao serviço da preocupação cívica.

Mataram a Cotovia – Harper Lee

Wook.pt - Mataram a Cotovia

Livro Físico

Situado em Maycomb, uma pequena cidade imaginária do Alabama, durante a Grande Depressão, o romance de Harper Lee, vencedor do Prémio Pulitzer, em 1961, fala-nos do crescimento de uma rapariga numa sociedade racista. Scout, a protagonista rebelde e irónica, é criada com o irmão, Jem, pelo seu pai viúvo, Atticus Finch. Ele é um advogado que lhes fala como se fossem capazes de entender as suas ideias, encorajando- -os a refletirem, em vez de se deixarem arrastar pela ignorância e o preconceito. Atticus vive de acordo com as suas convicções. É então que uma acusação de violação de uma jovem branca é lançada contra Tom Robinson, um dos habitantes negros da cidade. Atticus concorda em defendê-lo, oferecendo uma interpretação plausível das provas e preparando-se para resistir à intimidação dos que desejam resolver o caso através do linchamento. Quando a histeria aumenta, Tom é condenado e Bob Ewell, o acusador, tenta punir o advogado de um modo brutal. Entretanto, os seus dois filhos e um amigo encenam em miniatura o seu próprio drama de medos, centrado em Boo Radley, uma lenda local que vive em reclusão numa casa vizinha.

[Sinopses de wook.pt]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s