Apontamentos – Irene Lisboa

Wook.pt - Apontamentos

Livro Físico

“Mas que impulso ou que orientação me conduz a mim por entre a selva dos livros? Nenhum. Quando leio é sempre servida pelo acaso. Leio o que os outros teem, o que me põem nas mãos, o que incidentalmente descubro… Não escolho, não procuro; apenas rejeito, de vez em quando. Sei que sou uma inculta nata, uma inderigida, um ser que debica.”

“Se a vida me chegar e a literatura der ainda hei-de escolher um dêstes temas para romance: a loja, o oficio, o campo… Mas a literatura está pela hora da morte! É um negócio. E eu não tenho capitalista… Não dou garantias; Não agrado a gregos nem a troianos…”

Resultado de imagem para irene lisboa
Irene Lisboa

Irene do Céu Vieira Lisboa nasceu a 25 de dezembro de 1892 em Arruda dos Vinhos e faleceu a 25 de novembro de 1958 em Lisboa. Foi escritora, professora e pedagoga. Entre as suas obras mais conhecidas contamos com Uma Mão Cheia de Nada Outra de Coisa Nenhuma, Esta Cidade!, Solidão, entre outras.

Apontamentos é uma espécie de diário escrito por Irene Lisboa. Relata-nos, à sua maneira, o seu dia-a-dia, as suas vivências, as suas opiniões. Foi publicado originalmente em edição de autor após a autora não ter conseguido publicá-lo através de nenhuma editora e traz também algumas reacções da autora às reacções do público à obra dela.

Não é o meu género de leitura habitual, mas é uma leitura interessante. Ficamos com a sensação de conhecer muito melhor Irene Lisboa, os seus pensamentos e as suas acções. Nem sempre é fácil seguir o texto, que se baseia no pensamento da autora e não tem um fio condutor tradicional, como uma história de ficção. Mas desde que o leitor esteja realmente atento à leitura, não terá problemas e maior. É um bom livro para conhecer um pouco melhor a sociedade portuguesa daquele tempo.

Recomendado. 3*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s