Treze livros infantis para falar com as crianças sobre questões LGBTI e de género

Três com Tango – Justin Richardson e Peter Parnell

Wook.pt - Três com Tango

Livro Físico

Na casa dos pinguins havia dois pinguins que eram um bocadinho diferentes. Um chamava-se Roy e o outro chamava-se Silo. Roy e Silo eram dois rapazes, mas faziam tudo juntos. Faziam vénias um ao outro. Caminhavam juntos. Cantavam um para o outro. E nadavam juntos. Onde quer que Roy fosse, Silo também ia…
Três com Tango é a história verdadeira de um invulgar casal de pinguins-de-barbicha que, graças ao seu tratador do Zoo do Central Park em Nova Iorque, pôde ter um filhote. Rob Gramzay, depois de observar as suas tentativas infrutíferas para chocar uma pedra, colocou-lhes um ovo no ninho, contribuindo para que assim nascesse Tango, o primeiro pinguim-fêmea a ter dois pais. Este livro infantil inaugural de Justin Richardson e Peter Parnell foi um êxito e, desde a sua publicação em 2005, já arrecadou vários prémios; apesar de também ter sido censurado pelo setor conservador, opositor aos novos modelos de família. A história combina texto informativo e literário num perfeito equilíbrio. As ilustrações expressivas cumprem uma função descritiva, com imagens realistas e algumas composições em formato de vinheta para representar a passagem do tempo.

Teodorico e as Mães Cegonhas – Ana Zanatti

Wook.pt - Teodorico e as Mães Cegonhas

Livro Físico

A Cegonha Branca e a Cegonha Rosa eram muito, muito amigas. Certo dia, ao sobrevoarem a cidade, encontraram um bebé abandonado. Generosas e protectoras como são as cegonhas, nem pensaram duas vezes: levaram o menino para o seu ninho. Viviam felizes os três, num ninho muito confortável no ramo mais alto da Árvore dos Sorrisos e tinham amigos espalhados pelo mundo graças às viagens que faziam todos os anos na época das migrações. Mas um dia, ao regressarem à floresta onde habitavam, aconteceu uma desgraça terrível e o Teodorico assim fora baptizado o menino foi separado das suas mães adoptivas.
Esperavam-no dias muito difíceis, mas uma esperança pequenina veio espreitar-lhe à janela Vem também espreitar esta história emocionante que te vai fazer voar muito alto.

Uma Grande Família – Elisenda Roca e Rocio Bonilla

Wook.pt - Uma Grande Família

Livro Físico

Vai haver uma festa no bairro e há muito para fazer e preparar. As famílias juntam-se para se ajudarem e há um grande reboliço no ar. «Estás a ver? Somos diferentes, somos únicos, somos de muitas cores. Mas numa coisa somos iguais: todos ajudamos e gostamos uns dos outros. Somos uma grande família!»

Menino, Menina – Joana Estrela

Wook.pt - Menino, Menina

Livro Físico

A nossa identidade não se resume a duas palavras — muito menos à escolha entre as duas palavras que dão título a este livro. Quem somos e quem sentimos que somos são perguntas que não encontram resposta num mundo a preto e branco, mas antes na grande variedade de tons e possibilidades que existem (e felizmente que é assim!). Celebremos pois a diversidade, a liberdade e o respeito por todos, com este livro de Joana Estrela que, sem complicar, aborda o tema da identidade de género com humor e sensibilidade.

Não Faz Mal Ser Diferente – Tod Parr

Wook.pt - Não Faz Mal Ser Diferente

Livro Físico

O que nos individualiza e diferencia dos outros? Não faz mal ser adotado. Não faz mal andar sobre rodas. Não faz mal ter orelhas grandes. Usando palavras simples e ilustrações ousadas, este livro original e divertido vai ensinar aos mais pequenos que não faz mal ser diferente, muito pelo contrário!

Monstro Rosa – Olga de Dios

Wook.pt - Monstro Rosa

Livro Físico

Um conto para entender a diversidade como elemento enriquecedor da nossa sociedade. Monstro Rosa é um grito de liberdade.

O Livro da Familia – Tod Parr

Wook.pt - O Livro da Família

Livro Físico

Como são as famílias? O que as torna especiais? Há muitas maneiras de se ser uma família e todas são diferentes e especiais à sua maneira. Quer se tenha duas mães ou dois pais, uma família grande ou pequena, uma família sossegada ou barulhenta, Todd Parr vem mostrar que todas as famílias devem ser celebradas, sejam de que tipo for.

A Menina Furacão e o Menino Esponja
Ilan Brenman

Wook.pt - A Menina Furacão e o Menino Esponja

Livro Físico

Ela é extrovertida, impulsiva, faladora e otimista. Ele é tímido, cauteloso, observador e perfecionista. E o que acontece quando duas crianças tão diferentes se encontram por acaso? Entre muita brincadeira e infindáveis descobertas, a menina furacão e o menino esponja aprendem a grande lição das suas vidas: por mais diferentes que sejamos uns dos outros, é essa diferença que nos torna mais ricos. Um livro incrível, que ensina aos leitores mais pequenos valores tão importantes como a diferença e o respeito pelo próximo.

Oliver Button é uma Menina – Tomie DePaola

Wook.pt - Oliver Button é uma Menina

Livro Físico

Publicada em 1979, esta obra, que aborda os estereótipos e preconceitos de género, é tão atual e necessária como então. Oliver Button, vítima de bullying na sua escola por parte dos rapazes, pelo facto de não gostar de jogar à bola, nem de os acompanhar; mas apoiado pelas raparigas e incentivado pela sua professora de dança e pelos pais, apesar de uma certa relutância inicial, provará, ao não desistir dos seus sonhos, que é na verdade um cantor, um dançarino, um artista e muito mais… uma estrela, como todos reconhecerão no final.

O Jaime é uma Sereia – Jessica Love

Wook.pt - O Jaime é uma Sereia

Livro Físico

Todos os sábados de manhã, o Jaime vai com a avó à natação. Mas no dia em que vê três mulheres vestidas de sereias no metro, tudo muda. O Jaime fica maravilhado. Quando chega a casa, só consegue pensar numa coisa: tornar-se também ele uma sereia. Mas o que irá dizer a avó? Belo e terno, o livro de estreia de Jessica Love é uma maravilhosa celebração da individualidade e uma vitória do amor incondicional.

O Livro do Pedro – Manuela Bacelar

Wook.pt - O Livro do Pedro

Livro Físico

Maria, que traz um filho dentro da barriga, conta à sua filha a história da sua infância. Uma história simples, de uma criança feliz. O que torna esta história especial é o facto de Maria ter dois pais: O Pedro e o Paulo. Este livro não pretende ser um panfleto. Pretende, ao invés, contribuir para que do imaginário infantil faça parte a diversidade dos modos de amar. E, nesse sentido, este é um livro pioneiro em Portugal. Pela primeira vez, a edição nacional de literatura para a infância contempla a diversidade das formas de parentalidade. E fá-lo sem falsos moralismos. A sua autora, Manuela Bacelar, é já conhecida do público português, nomeadamente das crianças. Ilustradora de renome, é autora e co-autora de algumas das obras incontornáveis de literatura infantil (Os Ovos Misteriosos, Tobias, O Meu Avô, O Dinossauro, Sebastião, Bernardino…), tendo ganho vários prémios nacionais e internacionais.

O Dia em que os Lápis Desistiram – Oliver Jeffers

Wook.pt - O Dia em que os Lápis Desistiram

Livro Físico

Os lápis de cor também se zangam. O lápis preto está cansado de ser usado apenas para desenhar contornos, o azul já não aguenta pintar mais oceanos, e o amarelo e o laranja já nem sequer falam um com o outro, pois cada um reclama ser a verdadeira cor do sol. E agora? O que vai fazer o Duarte?

A Princesa que queria ser rei – Sara Monteiro

A Princesa Que Queria Ser Rei by Sara Monteiro

Desde criança que o seu maior desejo era herdar o trono e governar. Mas o rei e as leis diziam que apenas um homem o podia ocupar. Esta é a história da luta da princesa para provar que é tão boa como qualquer homem. E mesmo melhor. 

**Sinopses de wook.pt**

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s