Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia [Links Úteis]

Celebra-se a 17 de Maio o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, data instituída em 2004 para chamar a atenção para a violência, discriminação e preconceito sofrido por pessoas LGBT. A escolha deste dia para esta celebração baseia-se na eliminação da homossexualidade da “Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde”, da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990.

Em primeiro lugar, vamos introduzir este post com alguns conceitos (de forma muito resumida), só para que todos possam entender facilmente do que estamos a falar.

Uma pessoa homossexual é alguém que sente atracção física e/ou emocional por pessoas do mesmo sexo. Homofobia é o preconceito contra os homossexuais.
Uma pessoa bissexual é alguém que sente atração física e/ou emocional por pessoas, independentemente de serem do mesmo sexo ou do sexo oposto. Bifobia é o preconceito contra os bissexuais.

Para entender a transexualidade, por sua vez, é preciso entender dois conceitos: sexo biológico e identidade de género.
Sexo biológico é o sexo que todos temos ao nascer, masculino ou feminino. É físico. Já a identidade de género é o género com o qual a pessoa se identifica. Não está totalmente comprovado o que define a nossa identidade de género. Há quem defenda que é o cérebro, há quem defenda que é algo que se “forma” quando a criança está no útero, outros dizem que é hormonal. A questão é que na maior parte das vezes isso não é uma questão, porque a grande maioria das pessoas tem uma identidade de género (masculina ou feminina) correspondente ao seu sexo biológico (masculino ou feminino). Um transgénero é, então, alguém que de alguma forma não corresponde aos padrões a que estamos habituados como “normais” dentro disto. Pode ser por exemplo um transexual (alguém com uma identidade de género diferente do seu sexo biológico), um travesti (alguém em quem a identidade de género corresponde ao sexo biológico mas que gosta de se expressar através de meios que habitualmente são tidos como sendo do outro sexo, por exemplo uma drag queen ou um drag king), ou um intersexual (alguém que apresenta caracteristicas físicas e/ou biológicas de ambos os sexos, do sexo oposto ou de nenhum dos sexos, por exemplo uma pessoa que tenha nascido com corpo de mulher mas com cromossomas sexuais XY, que definem o género masculino, ou viceversa) A transfobia é o preconceito contra pessoas transgéneros.

Hoje estamos aqui para deixar alguns links úteis sobre estes temas, a quem precisar. Para entrarem nos sites, carreguem no nome. Vamos a isto?

ILGA Portugal – a Associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo é a maior e mais antiga do género em Portugal. O objetivo é a integração da população LGBT e tem diversos projetos muito bons de apoio a esta comunidade.

rede ex aequo – a rede ex aequo é uma associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexo e apoiantes com idades entre os 16 e os 30 anos. Tem núcleos de jovens LGBTI e apoiantes ao longo do país, que organizam atividades de convívio, partilha de experiências e de conhecimento.

dezanove – O dezanove é um site de notícias e cultura LGBTI sempre atualizado!

AMPLOS – a AMPLOS é uma associação de mães e pais pela liberdade de orientação sexual e identidade de género.

API Ação Pela Identidade – é uma organização não governamental de jovens ativistas vocacionada para a defesa e estudo das questões da diversidade de género e das caracteristicas sexuais, como por exemplo das pessoas transgénero e intersexo.

CasaQui – a CasaQui é um projeto que pretende gerir/evitar violência social e psicológica contra as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans ou intersexo.

Rumos Novos – A rumos novos é uma associação de católicos LGBT.

Nos próximos posts falaremos de livros e filmes de temática LGBT. Parece-vos bem?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s