Os que desapareceram em Auschwitz – Michael Rosen

Wook.pt - Os que Desapareceram em Auschwitz

Livro Físico

“A isto chama-se arranjar um bode expiatório: culpar uma pessoa ou grupo de pessoas por uma coisa má que aconteceu. E, nos dias de hoje, quando ouço ou vejo racistas em acção, quando escuto pessoas a dizer e a fazer coisas racistas, fingindo que estão a ser «realistas», recordo-me dos discursos de Hitler, nos quais ele «explicava realisticamente» que o problema dos alemães era os judeus.”

Professor Michael Rosen | Goldsmiths, University of London
Michael Rosen

Michael Rosen nasceu a 7 de maio de 1946 no Reino Unido e é um reconhecido autor de livros infantis. É também descendente de uma familia judia que perdeu vários membros durante o holocausto e é exactamente sobre isso que o autor vem falar nesta obra.

Peguei neste livro porque tinha pouco tempo para leitura nesse dia e este era um livro relativamente curto sobre um tema que me interessava. Admito que fiquei curpreendida quando comecei a ler e percebi que este é, claramente, um livro juvenil. Por fora não parece, mas conseguimos percebê-lo logo nas primeiras páginas.

É um livro que está muito bem conseguido. Escrito de uma forma simples, o texto chega facilmente aos leitores juvenis menos experientes sem os enfastiar. Rosen conta aqui a história da sua família, a forma como aos poucos foi descobrindo o que aconteceu aos seus familiares e, simultâneamente, conta também a história da guerra e do holocausto, fala de preconceito e morte e da importância de não permitirmos que isto se repita.

E é um livro realmente muito bom porque consegue fazer tudo isto de forma muito simples, chegando ao público a que se destina sem ser aborrecido ou demasiado chocante (o que pode ser díficil se tivermos em conta o tema de que trata). Ao mesmo tempo, é um livro que não está demasiado infantilizado, coisa que às vezes pode tender a afastar os leitores desta faixa etária.

Uma obra excelente!

Recomendado! 5*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s