Cinco livros pouco conhecidos que vale muito a pena ler

Minha Sombria Vanessa – Kate Elizabeth Russel

Wook.pt - Minha Sombria Vanessa

Livro Físico

Em 2000, Vanessa Wye é uma adolescente de 15 anos ambiciosa e solitária. Sonhando ser escritora, não se importa de estar sempre sozinha, mas abre uma exceção quando Jacob Strane, o seu professor de inglês, lhe começa a dar mais atenção. Antes que Vanessa tenha consciência, iniciam uma relação, e ela acredita que ele realmente a ama. Em 2017, uma ex-aluna acusa Strane de abuso sexual. Vanessa fica perante uma escolha impossível: ficar calada, acreditando que se havia envolvido voluntariamente naquela relação… ou redefinir a sua grande história de amor como mera violação. Por um lado, não quer rejeitar esse primeiro amor, o homem que a transformou e tem sido uma presença constante na sua vida. Por outro, será possível que ele seja muito diferente do que ela pensava? Será ela apenas mais uma vítima? Alternando entre passado e presente, Minha Sombria Vanessa é um retrato excecional de uma adolescência conturbada e das suas consequências, levantando questões cruciais sobre liberdade, consentimento, abuso e vitimização, captando de forma brilhante uma cultura em mudança que transforma as nossas relações e a própria sociedade.

O Relatória Brodeck – Philippe Claudel

Wook.pt - O Relatório de Brodeck

Livro Físico

De regresso à sua aldeia, Brodeck retoma o seu antigo trabalho de escrivão. Um dia, um estrangeiro vai viver para a povoação, mas os seus modos e hábitos estranhos levantam suspeitas; o seu discurso é formal, faz longas e solitárias caminhadas e, apesar de ser extremamente cordial e educado, nada revela sobre si próprio. Quando o estrangeiro começa a retratar a aldeia e os seus habitantes em quadros pouco lisonjeiros mas perspicazes, os aldeãos matam-no. As autoridades, que assistiram impávidas ao linchamento, ordenam a Brodeck que escreva um relatório que branqueie o incidente. À medida que escreve o relatório oficial, Brodeck passa também para o papel a sua própria versão da verdade numa narrativa paralela. Numa prova ponderada e evocativa, ele entrelaça a história do estrangeiro na sua própria e dolorosa história e nos segredos sombrios que os habitantes da aldeia cuidadosamente escondem. Passado num tempo e lugar não definidos, O Relatório de Brodeck mistura o familiar com o desconhecido, mito e história, num romance poderoso e inesquecível.

Contos do Desaforo – José António Barreios

Wook.pt - Contos do Desaforo

Livro Físico

Nesta compilação de contos, José António Barreiros, conhecido sobretudo como autor de biografias, desafia-se a si mesmo a escapar ao real e a entrar no mundo ficcionado, aquele em que se sente escudado e ao mesmo tempo onde busca inspiração para criar narrativas poderosas unidas pelo fio condutor da capacidade de contar. Com base em parte das suas vivências, o autor cruza-se com as próprias histórias, muitas vezes fingindo não as ver, como se dele não fizessem parte, mas é a força arrebatadora do seu espírito que lhe permite o reencontro com a criação e que dá origem a novos e constantes impulsos. Para José António Barreiros, a palavra desaforo, escolhida para dar nome ao livro, prende-se com “o atrevimento que é escrever”. Um desafio ganho pelo especialista criminal.

A Queda Sombria de Elizabeth Frankenstein – Kiersten White

Wook.pt - A Queda Sombria de Elizabeth Frankenstein

Livro Físico

Dois séculos depois, Frankenstein está de volta, num livro com uma escrita corajosa e imperdível, tão sombria e arrepiante como na obra original. Elizabeth é uma jovem órfã, presa a uma vida de maus-tratos e ameaças diárias. Sozinha no mundo, esconde-se de tudo e de todos, sem esperança de que a sua sorte possa mudar. Até ao dia em que Elizabeth é levada para um encontro com Victor. Naquele rapaz estranho, solitário e assustador, Elizabeth vê a oportunidade de alcançar a vida com que sempre sonhara. A única coisa que tem de fazer, em troca de um lar, comida e roupas caras, é aceder ao pedido dos pais de Victor e tornar-se a sua melhor amiga. Victor e Elizabeth tornam-se inseparáveis e a rapariga faz de tudo para lhe agradar… mesmo em situações macabras e inimagináveis. Mas é só quando começa a ser empurrada para o abismo que Elizabeth percebe que, afinal, tudo tem um preço. Conseguirá Elizabeth sobreviver à escuridão total?

O Diabo, o Relojoeiro e a Máquina dos Sacrifícios
Michael Marshall Smith

Wook.pt - O Diabo, o Relojoeiro e a Máquina dos Sacrifícios

Livro Físico

Autor vencedor do British Fantasy Award e do Phillip K. Dick Award Imagine, caro leitor, a oficina de um relojoeiro. Imagine ainda que esta história se passa num mundo banal e que o relojoeiro é, também ele, um homem normal… com um talento extraordinário. Até ao dia em que alguém entra na oficina com o mais invulgar dos pedidos: uma máquina para converter a maldade do mundo em energia. Quem (pergunta-se o leitor) quererá esta bizarra extravagância? Ora, ninguém mais do que o próprio Diabo… Que, como se sabe, tem formas muito persuasivas de obter o que deseja. Passaram-se séculos, e o Diabo e a sua máquina estão a ter problemas. É então que, acidentalmente (embora se suspeite de uma certa influência maligna), a pequena e ingénua Hannah Green é arrastada para uma tenebrosa aventura maquinada pelo Diabo. Preste bem atenção, estimado leitor, pois aqui começará também a sua história, num mundo onde as aparências enganam e as coincidências não existem.

**Sinopses de wook.pt**

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s