Ciranda de Pedra – Lygia Fagundes Telles

Wook.pt - Ciranda de Pedra

Livro Físico

“Deixou-se levar em silêncio, baixando os olhos ao passar diante do espelho do armário. Tinha vontade de esmurrar aquela sua figura espichada, de cabelos pretos e escorridos, iguais aos da bruxa de pano que Margarida comprara na feira. Pensou nas irmãs. Podia suportar a lembrança de Bruna que era morena e grandalhona como o pai, mas Otávia com aqueles cachos quase louros caindo até aos ombros e com aquelas mãos brancas, tão brancas…”

“Virginia sentou-se à beira do rio. O mal maior foi não estar nunca presente, não ver de perto as coisas que assim de longe se fantasiavam como num sortilégio. Teria visto tudo com simplicidade, sem sofrimento. Mas mil vezes se desdobrara em duas para deixar que uma das menininhas corresse por ali, enquanto a outra roía as unhas, rondando na ponta dos pés o quarto da doente. E aquela que fugia, voltava depois contando coisas extraordinárias.”

Resultado de imagem para lygia fagundes telles
Lygia Fagundes Telles

Lygia Fagundes da Silva Telles nasceu a 19 de abril de 1923 em São Paulo, Brasil. É considerada a maior escritora brasileira viva. Dela temos também as obras As horas nuas, As meninas, Antes do baile verde, entre outras.

Em Ciranda de Pedra conhecemos a vida de Virginia. No início da história Virginia é ainda uma criança, filha de pais separados, algo que para a época era um verdadeiro escândalo. Vive com a mãe, que sofre de demência, e com o novo namorado dela, Daniel, de quem Virginia não gosta nada. Mas o que ela mais quer nessa altura é poder ir viver para casa do pai, onde vivem também as duas duas irmãs mais velhas Bruna e Otávia. É a Bruna e Otávia e aos seus três amigos, Leticia, Conrado e Afonso, que Virginia mais admira e é desse grupo que ela mais quer fazer parte.

Virginia acaba por conseguir concretizar o seu desejo e mudar-se para a casa do pai, mas é então que os segredos começam a ser descobertos e a sua vida sofre uma grande reviravolta.

Ciranda de Pedra é um livro que acompanha uma mesma personagem, Virginia, desde a infância até à idade adulta. Nunca se desvia desse trajecto e isso dá a esta leitura uma cadência deliciosa. Vamos descobrindo os vários segredos aos poucos, ao mesmo tempo que Virginia. Vamos sentindo os seus sentimentos na devida altura. É também um livro que tem tudo para impressionar pessoas, principalmente se tivermos em consideração que foi publicado em 1957. Adultério, divórcio, sexo, homossexualidade, suícidio…esta obra está repleta de “temas proibidos”, alguns que ainda são um pouco tabus mesmo hoje em dia. É um livro extremamente corajoso.

Não é uma das leituras mais fáceis de sempre. É uma leitura fantásticas e é um livro que se lê em menos de nada, mas para leitores um pouco mais treinados. Há muito escondido nas entrelinhas, muitas pequenas nuances que apesar de não serem essenciais para perceber a história na totalidade, são interessantes e acrescentam muito.

Livro muito recomendado! 5*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s