Patrick Süskind nasceu a 6 de Março de 1949 em Münsing, na Alemanha. Estudou História Moderna e Medieval na Universidade de Munique e em Aix-en-Provence, na França. Venceu o Prêmio World Fantasy de Melhor Romance e o German Script Award e o seu livro mais conhecido é O Perfume, de que falámos neste post.

Em A Pomba conhecemos a história de Jonathan, um homem que vive sozinho uma vida monótona entre o banco em que trabalha e a mansarda em que habita. Um dia a sua parada rotina é abalada ao encontrar, à sua porta, uma pomba ferida.
A Pomba é um livro extremamente curto e rápido de ler. Fez-me lembrar em grande parte o romance O País do Medo de Isaac Rosa de que falei neste post, pois embora a história seja totalmente diferente as personagens são bastante parecidas. Ainda assim não me irritou, ao contrário de O País do Medo, que me deu ganas de matar a personagem.
Valeu a pena? É uma leitura curta, pelo que não posso dizer que perdi muito tempo com ela. Mas está longe de ser o meu género de leitura preferido. Lê-se, sempre dá para distrair um pouco. Mas sem dúvida que não pretendo reler.
Recomendadinho. 2*