As minhas metas literárias

Hoje viemos falar de metas literárias. Afinal, estamos quase no ano novo, não é verdade?!

Ora, no início de 2020 eu defini três metas literárias para este ano. Ler mais de 70 livros, ler seis clássicos e utilizar uma Book Jar, lendo um livro sorteado por mês. A primeira meta foi um sucesso, já que com tanto tempo em quarentena em 2020 eu ultrapassei em muito o meu próprio record de leituras. Clássicos li 7, o que também foi uma boa meta cumprida. Já a Book Jar foi um fracasso total, acho que dos livros que sorteei só li um e não foi nada fácil. Podem ver o post completo aqui.

Duas em três. Não está mal, pois não?

Agora, as metas para 2021.

7 marketing trends for 2021 – 2Mark-it |

Há pouco tempo vi na net um desafio relacionado sobre a literatura de e para mulheres. Então é assim

  • Olhem para as vossas estantes de livros. São muitos?
  • Desses, quantos livros foram escritos por mulheres?
  • Desses livros escritos por mulheres, quantos têm duas ou mais mulheres como personagens relevantes? Não precisam de ser a personagem principal, mas precisam de ter alguma importância para a história.
  • Desses livros escritos por mulheres e com duas ou mais mulheres como personagens relevantes, em quantos é que essas personagens femininas se encontram pelo menos uma vez na história e falam uma com a outra sobre algo além de homens, tarefas domésticas ou filhos?

Então, como foi o vosso resultado? Eu fiquei um bocado escandalizada com o meu. Cheguei à conclusão que nos últimos três anos li pouco mais de meia dúzia de livros que cumprissem todos estes critérios.

A maior parte dos livros na minha estante são de homens. E mesmo os que são de mulheres, muitas das vezes têm apenas uma mulher relevante. Quando têm mais, é rara a vez que esses personagens-mulher se juntam e falam sobre algo além de homens e filhos. Muito, muito raro.

Porque é que isto acontece? Não sei. Mas a minha primeira meta literária para 2021 é ler mais livros que cumpram estes requisitos e trazê-los aqui para o blog. Parece-me que merecem bem esse destaque. Se conseguir, ainda faço uma lista com alguns para quem quiser adoptar esta meta para 2021, como eu.

Para além desta meta, hei-de trazer uma segunda com livros que quero ler há muito tempo mas ainda não calhou e que quero que calhem em 2021. Ainda não fiz a lista, mas assim que fizer ponho no blog.

E vocês, quais são as vossas metas literárias para 2021?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s