Os mais pesquisados de 2020 [Top 5]

Uma coisa é eu falar dos livros que mais gostei de ler em 2020. Outra completamente diferente é falar dos livros que os leitores do blog mais pesquisaram por aqui. Hoje, trago-vos um top 5 dos livros mais vistos. É certo que o ano ainda não acabou, mas estes livros têm tantas visualizações comparados com os restantes que é muito pouco provável que a lista se altere. Querem saber quais são os “mais famosos”? 😉 Ora vamos lá…

A Casa Assombrada – Virginia Woolf

Wook.pt - A Casa Assombrada e Outros Contos

Livro Físico
Post no Blog

Este é um livro de contos, contos curtos, em que cada um nos leva a um mundo pessoal completamente diferente, com personagens dispares mas que quase podiam tratar-se de uma mesma personagem. A melancolia é a linha que os une. É sem dúvida um bom livro para começar Virginia Woolf. Uma boa introdução. Virginia escreve como pensa, com uma cadência muito característica. Uma frase pode ser vibrante de optimismo, a seguinte pode conter toda a escuridão de uma alma. O discurso da história é constantemente entre-cortado pelos pensamentos e divagações de cada personagem e isso pode tornar-se confuso para os mais desatentos. Ainda assim, aliás, sobretudo assim, a escrita de Virginia é fantástica. As suas palavras têm sabor de divagações e de lembranças da infância, sabem ao que tivemos e perdemos, aos sonhos que nunca se concretizaram, a velhas esperanças e amargas desilusões. Sabem a amor e a solidão. 

Astrologia Kármica – Sussuca Ferreira

Wook.pt - Astrologia Kármica

Livro Físico
Post no Blog

Nesta obra Sussuca começa por fazer uma espécie de introdução sobre os signos, os karmas e mais um ou outro pormenor importante. Depois, apresenta-nos a tabela da qual vou colocar parte (em seguida). E depois, apresenta-nos todos os karmas dessa tabela, explicando-nos o que são, o que essas pessoas foram mais vezes em outras vidas, como são os extremos do karma, como são os homens e as mulheres que lhe pertencem e que caminho devem idealmente seguir. Por último fala também dos dharmas que cada um deve seguir para “curar” o seu karma. Livro MUITO recomendado!

A Bailarina de Auschwitz – Edith Eger

Wook.pt - A Bailarina de Auschwitz

Livro Físico
Ebook

Post no Blog

Edith Eger nasceu a 29 de Setembro de 1927 em Kosice, na Eslováquia. Aos 16 anos ela e a sua família foram enviados para Auschwitz. Os pais acabaram mortos nas câmaras de gás e Edith e a irmã foram encontradas, na libertação, quase mortas no meio de um monte de cadáveres. Este livro é sobre a passagem de Edith e Magda, a sua irmã, por Auschwitz, mas não só. É sobre a forma como quem passa por isso nunca fica totalmente curado, sobre o preconceito sofrido mesmo após a guerra, sobre ter de continuar a fugir. A recuperação física das irmãs durou meses, mas durante toda a sua vida Edith tem tentado superar e perdoar o que passou. É um livro que está bem escrito, que conta muito em poucas páginas, que pretende ser uma lição de vida e consegue. É um livro tão bem escrito que ainda consegue surpreender-nos no final e deixar-nos de coração ainda mais apertado. É um livro sobre perdão, apesar de todos os anos que Edith levou a perdoar realmente. E é um livro sobre sofrimento, não o sofrimento especifico de um prisioneiro de Auschwitz mas o sofrimento no geral. Segundo Edith, não existe uma escala de dor, nenhum sofrimento vale mais que outro. É um livro muito bonito, e claramente escrito por alguém que sabe do que fala e que sabe explicar o que quer explicar. Maravilhoso! Livro 5*, recomendado!

Visto do Céu – Alice Sebold

Livro Físico
Post no Blog

Susie Salmon tem 14 anos quando o vizinho do lado a apanha no milheiral, a viola e a mata. É isso que ficamos a saber logo desde o início deste livro. Susie está morta, a sua família está viva e mora ao lado do homem que a violou e assassinou. Susie era uma rapariga viva e irrequieta, que gostava de xadrez mas não das salas de aula. Vivia com os pais e os dois irmãos: Lindsey, um pouco mais nova que ela, e Buckley, de quatro anos. Quando Susie morre, logo no inicio da história, vai para o seu próprio céu. Um céu que, tal como os globos de neve, é um mundo fechado e perfeito. Ou quase perfeito porque, afinal, a sua família não está com ela. Continua cá em baixo, na terra, à procura de pistas que os levem primeiro ao paradeiro de Susie e depois ao seu assassino. Ao longo do livro vamos acompanhando essas duas situações em paralelo: a nova vida de Susie, no céu, e a nova vida da sua família na terra, sem ela. Este é um livro brilhante. Transforma uma situação de brutalidade como a violação e o assassínio de uma jovem de 14 anos em algo repleto de amor e ternura em cada página. A maldade está lá, sim, mas o resto é mais importante. Dá ao leitor uma visão clara de uma vida depois da morte sem se cingir a uma religião, a um Deus ou a qualquer tipo de preconceito religioso. Mostra a dor de uma família pela perda inesperada de um dos seus, a maneira como cada um reage a isso e como no fim se consegue seguir em frente, mesmo que a falta continue lá. A saudade não desaparece, as personagens só passam a senti-la de maneira diferente. É um livro lindo, uma leitura leve e doce apesar da brutalidade da história que lhe serve de base. Livro muito, muito recomendado!

A Minha Querida Rose Gold – Stephanie Wrobel

Livro Físico
Post no Blog

Nesta obra conhecemos a história de Rose Gold e da sua mãe, Patty. Rose Gold sempre foi uma criança doente, até ter percebido que era o veneno que a mãe lhe metia na comida que a deixava doente. Quando a artimanha de Patty é descoberta, ela é presa durante cinco anos e Rose tem de aprender a viver sozinha, como uma pessoa saudável e normal. Mas isso pode não ser fácil para quem sempre foi apenas uma criança doente, dependente dos outros… Cinco anos depois Patty é solta. Rose Gold é então uma mulher independente e com um filho recém nascido, que se disponibiliza a perdoar e ajudar a sua mãe. Patty vai então viver na casa da filha. Mas será que Rose Gold perdoou mesmo? E será que está realmente saudável? A Minha Querida Rose Gold é um livro impressionante, daqueles que nos ficam a martelar na cabeça até bem depois de termos terminado a leitura. Eu já terminei, mas admito que gostava de ler mais. A escrita é excelente, as personagens são consistentes e bem criadas, a história sai da mesmice e consegue surpreender. Damos connosco agarrados à leitura, é um daqueles livros que não conseguimos largar até terminar e que quando terminamos queriamos não ter terminado. Admito que já lhe estava a adivinhar o fim, ou melhor, a torcer para que ele terminasse como terminou. Um livro excelente, a não perder! Muito recomendado! 5*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s